quarta-feira, 25 de maio de 2011

INFORMATIVO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA "QUEM QUER BRINCAR?"

INFORMATIVO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA "QUEM QUER BRINCAR?"

Ano VIII, nº 104 – 24 de maio de 2011.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

FALANDO EM BRINCAR

Na seção Falando em Brincar desse mês compartilhamos a alegria de comemorar por mais um ano o Dia Internacional do Brincar recebendo “amigos de brinquedo” engajados com a causa do brincar. Convidamos todos a refletirem sobre a importância de fomentar a brincadeira e de propagar a cultura lúdica em nossa sociedade.



“Conversas com quem gosta de brincar” comemorativas ao Dia Internacional do Brincar

Para comemorar o Dia Internacional do Brincar o Programa de Extensão Universitária “Quem Quer Brincar?” (Porto Alegre, RS/BR) promove o evento “Conversas com gosta de brincar” com o tema “Brincar na brinquedoteca”. Participarão do evento, relatando suas experiências, as educadoras da Brinquedoteca do Colégio Marista Champagnat (Porto Alegre, RS/BR) Daniela Ferreira e Vivian Nunes e as educadoras Nádia Diefenbach, Audrey Zwetsch e Mabilda Dotto da Brinquedoteca da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (Novo Hamburgo, RS/BR). Aguarde mais informações em nosso próximo Informativo!

Local: Sala 101 da FACED/UFRGS - Av. Paulo Gama, s/ nº Prédio 12201, - Porto Alegre, RS/BR

Data: 27.05.2011

Fones: (51) 3308.3432

Inscrições: Gratuitas, no local e dia do evento.

Informações: http://www.ufrgs.br/facer/extensao/brincar - quemquerbrincar@ufrgs.br



Dividimos também a grande felicidade de ter recebido na brinquedoteca do Programa de Extensão Universitária “Quem Quer Brincar?” a visita do prof. Dr. Bernard Charlot, da Universidade Paris VIII (Paris, FR).

Por ocasião de sua palestra no Ciclo de Debates da linha de pesquisa de Políticas e Gestão de Processos Educacionais do Programa de Pós-Graduação da FACED/UFRGS e do grupo de pesquisa CAPES-PROEJA/RS (Porto Alegre, RS/BR), o prof. Charlot, que afirmou já conhecer o Programa através do recebimento do Informativo, visitou a Brinquedoteca Universitária, conhecendo de perto o acervo e serviços disponibilizados.

Pedimos aos “amigos de brinquedo” que enviem até o dia 21.06 notícias sobre a comemoração do Dia Internacional do Brincar na sua região, para que sejam mencionadas em nosso próximo número.

Desejamos a todos, boas brincadeiras!

Soraia Santana



MURAL INFORMATIVO

Espaço destinado à divulgação de eventos na área do brincar, promovidos por outras instituições. Envie-nos sugestões que serão selecionadas e oportunamente divulgadas. Atenção: informações detalhadas devem ser obtidas exclusivamente com a instituição promotora. O envio deve ocorrer preferencialmente até o dia 20 de cada mês.



î Recebemos e divulgamos

* A participação do “amigo de brinquedo” Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida no 2º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Desenvolvimento Humano e 15º Congresso Paulista de Educação Física entre os dias 22 e 26.06.2011. Durante o evento Marco lançará, pela Fontoura Editora, os livros “Jogos cooperativos: aprendizagens, métodos e práticas” e “Jogos cooperativos nos diferentes contextos”. Além disso, em junho, Marco lançará o livro “O brincar e a brinquedoteca: análise da tradição lúdica em contextos brasileiros e cubanos”.

Fone: (51) 3308.4161

Informações: marcosteodorico5@hotmail.com



* A Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABBRI (BR) ampliando sua atuação com presença nas mídias sociais divulga seus endereços no Facebook e no Twitter. Visitem e conheçam!

Informações: https://www.facebook.com/profile.php?id=100002232058304 - http://twitter.com/#!/Brinquedista



* Divulgamos a homepage da rede “Equidade para a infância – América Latina”, uma iniciativa conjunta do Programa de Pós-Graduação e Relações Internacionais da GPIA – The New School University e da Fundação e Instituto ARCOR. .

Informações: http://www.equidadeparaainfancia.org/index.php



* A “amiga de brinquedo” Liana Tubelo divulga o trabalho da brinquedoteca “Brincando se aprende” (Capão da Canoa, RS/BR) em novo Blog. Conheça!

Informações: http://www.brinquedotecabrincandoseaprende.blogspot.com



* No mês de Maio a Brinquedoteca Bumerangue (Campinas, SP/BR) completa três anos e convida a todos a participar da programação especial. Informe-se no site!

Informações: http://www.brinquedotecabumerangue.com.br



* Em 26.05 nossa “amiga de brinquedo” e ex-bolsista do Programa de Extensão Universitária “Quem Quer Brincar?” defende dissertação de mestrado na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (RS/BR) com o título “Função simbólica e aprendizagem escolar: A brincadeira na educação infantil”, orientada pelo Prof. Dr. Fernando Becker.

Informações: scheila.ludke@gmail.com



* Patrícia Smith, nossa “amiga de brinquedo” da Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABBri - (São Paulo, SP/BR) promove no perfil do Facebook o evento “Conversas com quem gosta de brincar”, confira!

Informações: http://www.facebook.com/event.php?eid=211842498838591



* Com o sucesso do blog “Repensando museus” Maria Isabel Leite (BR) ampliou o espaço de comentários e de reflexão crítica sobre museus no Facebook e no Twitter. Confira!

Informações: http://www.repensandomuseus.blogspot.com - http://www.twitter.com/repensandomuseu - www.facebook.com/pages/Repensando-Museus/203261846352987




î Encontros sobre Processos Inclusivos na Educação Infantil

A equipe da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (RS/BR) organiza uma série de encontros sobre a temática dos processos inclusivos na educação infantil.

Local: Auditório da Faculdade de Educação (prédio15) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, RS/BR.

Data: entre 24.05 e 22.06.2011

Fone: (51) 3289.1827

Informações: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smed/default.php?p_noticia=141574&PALESTRAS+DEBATEM+MODOS+DE+INCLUSAO+NA+EDUCACAO+INFANTIL



î Simpósio Desafios frente às violências – intervenções na interface educação/saúde

O Departamento Formação em Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae (São Paulo, SP/BR) promove simpósio buscando discutir a problemática da violência na família, na escola e na comunidade.

Local: Instituto Sedes Sapientiae – Rua Ministro Godoy, 1484 – Perdizes, SP/BR.

Data: 27 e 28.05.2011

Fone: (11) 3866.2730

Informações: http://www.sedes.org.br/Departamentos/Psicopedagogia/simposio_psicopedagogia_maio2011.jpg



î Semana Acadêmica da Pedagogia UFRGS 2011

O Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - (RS/BR) convida para a Semana Acadêmica da Pedagogia com a promoção da atividade “Ser professora: entre o mito da maternidade a profissão”.

Local: Salas 101 e 601 da FACED/UFRGS - Av. Paulo da Gama s/n, Prédio 12201, sala 908 - Porto Alegre, RS/BR.

Data: 23 a 27.05.2011

Informações: http://lutartambemeeducar.blogspot.com - dafe2009@gmail.com



î IV Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação

Local: UniFMU – campus Ibirapuera – Av. Santo Amaro, 1239 - São Paulo, SP/BR.

Data: 27 a 29.05.2011

Fone: (11) 4242.2595 – 9547.1579

Informações: http://www.memc.com.br - memc@memc.com.br



î Revista de Psicanálise Rabisco

Em seu lançamento a Revista de Psicanálise “Rabisco” traz matéria especial sobre D.W. Winnicott.

Local: Livraria Cultura – Av. Túlio Rose, 100 – Porto Alegre, RS/BR.

Data: 01.06.2011

Fone: (51) 3308.4161

Informações: http://www.rabiscorevpsica.com - contato@rabiscorevpsica.com



î Bate-papo sobre formação de professores

A Artmed Editora, integrante do Grupo A, promove café com bate-papo informal para saber como os professores estão se atualizando e complementando sua formação. Os encontros serão divididos entre as redes pública e particular, e para formadores de professores.

Local: Grupo A – Jerônimo de Ornelas, 670 - Porto Alegre, RS/BR.

Data: 07 a 08.06.2011 (verificar especificidade de cada encontro)

Fone: (51) 3027.7007 – 3027.7009

Informações: http://www.grupoaeditoras.com.br - http://www.artmed.com.br - lsiqueira@grupoa.com.br



î Credenciamento de Arte-educadores

A Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo (SP/BR) credencia arte-educadores para formação artístico-cultural nas áreas do teatro, dança, circo, música, artes plásticas e visuais, artesanato, artes audiovisuais, literatura, cultura urbana, cultura digital e gestão de cultura.

Local: Secretaria da Cultura – Rua Bauru, 21 - São Bernardo do Campo, SP/BR.

Data: até 10.06.2011

Fone: (51) 3308.4161

Informações: http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns2/pqt_container_novo2.asp?srcpg=EditalCultura1&area=Edital&tipo=Edital&unidade=Edital



î Produção de material didático para a diversidade

O curso de aperfeiçoamento é oferecido pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - (RS/BR) visando capacitar professores a avaliar e elaborar materiais didáticos que tratem do tema da diversidade e ocorrerá a distância.

Local: FACED/UFRGS (a distância) - Av. Paulo da Gama s/n, Prédio 12201, sala 908 - Porto Alegre, RS/BR.

Data: 04.06 a 30.11.2011

Fone: (51) 3308.4161

Informações: http://www.ufrgs.br/produzirdiversidade - prod_diversidade@ufrgs.br



î II Mostra de Bonecos de Porto Alegre

Em junho Porto Alegre (RS/BR) será a capital dos bonecos. A mostra reunirá bonequeiros da capital, região metropolitana e interior para divertir, alegrar e conscientizar sobre a importância de uma sociedade ecologicamente consciente e responsável. Além dos espetáculos serão oferecidas oficinas com material reaproveitável.

Local: Centro Cultural Usina do Gasômetro – Av. Presidente João Goulart, 551 - Porto Alegre, RS/BR.

Data: 04 e 05.06.2011 a partir das 10h00min

Fone: (51) 9237.4694

Informações: http://www.mostradebonecospoa.blogspot.com - usina@smc.prefpoa.com.br



î III Simpósio Brasileiro de Educação Infantil e 28º Simpósio de Educação Infantil do Vale dos Sinos e Caí

O evento abordará o “Currículo na Educação Infantil: um diálogo entre concepções pedagógicas e práticas cotidianas”

Local: Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) - Rua Frederico Mentz, 526 - Novo Hamburgo, RS/BR.

Data: 04 e 05.06.2011 a partir das 10h00min

Fone: (51) 3594.8040

Informações: http://www.ienh.com.br - simpósio@ienh.com.br



î V Jornada Goiana de Arteterapia

A Jornada abordará o tema “Arteterapia no cuidado e na reabilitação do drogadictos (álcool e outras drogas).

Local: Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN-UFG) – Rua 227 Qd 68, s/n – Setor Leste universitário- Goiânia- GO/BR.

Período: 13.06.2011

Informações: jornada.arteterapia@gmail.com - aclaudiaval@terra.com.br



î VI Congresso Iberoamericano de Tecnologias de Apoyo a la Discapacidad

Local: Palma de Mallorca, ES.

Período: 16 e 17.06.2011

Informações: http://dmi.uib.es/~ugiv/Iberdiscap2011/index.html - iberdiscap2011@uib.es



î Vernissage e Oficinas no Centro Integrado de Desenvolvimento - CID

O Centro Integrado de Desenvolvimento - CID (Porto Alegre, RS/BR) convida a comunidade para visitar o vernissage anual, com a exposição de obras de artes produzidas pelos alunos e pelos profissionais da escola. O tema deste ano está relacionado a viagens por locais famosos, por monumentos históricos, por sentimentos ou sonhos... Confira!

O Centro também está com inscrições abertas para oficinas – dança mix, robótica, ciências, origami, musicalização, desenho criativo, encontro de gerações, papel craft e respirando - voltadas a crianças, adolescentes e adultos.

Local: Rua Fernandes Vieira, 553 – Porto Alegre, RS/BR.

Fone: (51) 3311.2789 – 3026.0227

Período: 18.06.2011 – entre 10h30min e 18h00min.

Informações: http://www.centrointegradodedesenvolvimento.blogspot.com - cidpro3@matrix.com.br



î II CBE - Congresso Brasileiro de Educação

Local: Campus da UNESP - Bauru, SP/BR.

Período: 04 a 07.07.2011

Informações: http://www2.fc.unesp.br/cbe – iiicbe.unespbauru@gmail.com



î Formação de Brinquedista

Curso promovido pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (São Paulo, SP/BR) sobre implantação e operacionalização da brinquedoteca na Universidade de São Paulo (USP).

Local: Biblioteca do Instituto de Psicologia da USP – Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária – São Paulo, SP/BR.

Período: 04 a 08.07.2011

Fones: (11) 5533.1513

Informações: associacaobrasileira@brinquedoteca.org.br



î Brinquedoteca Hospitalar: bases teóricas e práticas

Curso promovido pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (São Paulo, SP/BR) coordenado por Daniela Ribeiro Linhares e Profa. Dra. Vera Barros de Oliveira, na Universidade de São Paulo (USP).

Local: Biblioteca do Instituto de Psicologia da USP – Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária – São Paulo, SP/BR.

Período: 11 a 15.07.2011

Fones: (11) 5533.1513

Informações: associacaobrasileira@brinquedoteca.org.br



î II Seminário Transdisciplinar sobre o bebê: competências do bebê e intervenção precoce

Local: Paris, FR.

Período: 06 a 09.07.2011

Informações: http://www.institutolangage.com.br/seminario - http://www.institutolangage.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=61&Itemid=77



î Simpósio Monteiro Lobato texto e contexto - XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada -ABRALIC

As coordenadoras Profa. Dra. Milena Ribeiro Martins da Universidade Federal do Paraná – UFPR (PR/BR), Profa. Dra. Eliane Santana Dias Debus da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (SC/BR) e Profa. Dra. Cilza Carla Bignotto da Faculdade de Campinas – FACAMP (Campinas, SP/BR) organizam o Simpósio 35 – Monteiro Lobado texto e contexto para o XII Congresso Internacional da ABRALIC (Curitiba, PR/BR), buscando congregar pesquisas desenvolvidas a respeito da obra de Monteiro Lobato

Local: Universidade Federal do Paraná – Rua XV de novembro, 1299 – Curitiba, PR/BR.

Data: 18 a 22.07.2011

Fone: (41) 3360.5000

Informações: http://www.abralic.org.br - perguntascongresso2011@abralic.org.br -



î XVIII Congresso Brasileiro de Educação Infantil da OMEP

O Congresso receberá Deanna Margini, Pedagogista de Reggio Children com ministrando a palestra “A contribuição da abordagem Reggio Children para a infância: diálogo entre tempo e espaço”.

Local: Universidade Anhembi Morumbi – Rua Casa do Ator, 257 – São Paulo, SP/BR.

Data: 28 a 30.07.2011

Informações: http://www.omepsp.org/?page_id=328 – congresso.omep@gmail.com



î I Bienal do brinquedo educativo – I Seminário de Integração: brinquedo, educação, saúde e qualidade de vida e V Feira de brinquedos educativos

Local: Centro de Eventos São Luis - São Paulo, SP/BR.

Data: 04 a 07.08.2011

Fone: (11) 5087.9499

Informações: http://www.abrine.org - abrine@abrine.org



î Curso Leitura do desenho infantil

A Psicopedagoga Institucional e Clínica Juliane Feldmann ministrará o curso sobre leitura do desenho infantil em Caxias do Sul, em local a ser definido.

Local: Caxias do Sul, RS/BR.

Data: 06 a 20.08.2011

Fone: (11) 6738.4920 – 9980.6417

Informações: www.julianefeldmann.com.br - psicojuliane@terra.com.br



î III Coloquio Latinoamericano de Biopolítica / I Coloquio Internacional de Biopolítica y Educación

Aguarde notícias nos próximos informativos.

Local: Buenos Aires e La Plata, AR.

Período: 01 a 03.09.2011

Informações: pensamiento.contemporaneo@unipe.edu.ar



î II Congresso Brasileiro de Ludodiagnóstico

O Congresso realizado pela Escola Paulista de Psicologia Avançada – EPPA (São Paulo, SP/BR) tem como tema o “Lúdico na avaliação psicológica - a violência doméstica contra crianças e adolescentes” e será realizado no campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo, SP/BR).

Local: Auditório Fernando Henrique Cardoso da Universidade Cruzeiro do Sul - Av. Regente Feijó, 1295 - São Paulo, SP/BR.

Período: 15 a 17.09.2011

Fone: (11) 9944.9770 – 9992.6827

Informações: http://www.eppa.com.br/congresso/ludodiagnostico_2011/home.htm - eppa@eppa.com.br



î XII International Toy Library Conference, XII Congresso Internacional de Brinquedotecas e XII Congresso Internacional de Ludotecas

O Congresso tem por objetivo uma ampla reflexão sobre a trajetória das brinquedotecas, analisando os caminhos que estas vêm tomando, suas conquistas, desafios e dificuldades, a fim de preservar sua genuína contribuição à divulgação da importância do brincar.

Local: Memorial da América Latina - São Paulo, SP/BR.

Data: 11 a 15.10.2011

Informações: http://www.itlaconference2011.com.br - faleconosco@itlaconference2011.com.br



î III Congresso Iberoamericano de Psicologia Social

Com o tema “A Pedagogia Social no diálogo educação popular – educação social”, a Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social (ES) em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (Canoas, RS/BR) organizam o evento aberto a educadores, assistentes sociais, cientistas sociais, acadêmicos, gestores, profissionais dos setores público e privado, membros do terceiro setor e demais interessados.

Local: Universidade Luterana do Brasil – ULBRA - Av. Farroupilha, 8001 – Canoas, RS/BR.

Data: 19 a 21.10.2011

Informações: http://sips-es.blogspot.com/2011/03/dialogo-en-pedagogia-social-educacion.html - http://es.scribd.com/doc/50594945/III-Congreso-Iberoamericano-de-Pedagogia-Social-2011 - congressopedagogiasocial2011@ulbra.br



î II Congresso Internacional de Psicanálise: A criança e o adolescente no século XXI

Com organização do Espaço Moebius (BA/BR), Association Lacaniense Internationale (Paris, FR), Centro de Estudos Freudianos do Recife (PE/BR) e Escola de Estudos Psicanalíticos (BR), o congresso tem como eixo central a questão: “Quais são as condições da subjetividade hoje?”.

Local: Salvador, BA/BR.

Data: 27 a 29.10.2011

Informações: http://www.cipsicanalise2011.com.br – organização@cipsicanalise2011.com.br



î VIII Congresso Internacional de Educação Superior

O Ministério de Educação Superior e as Universidades da Republica de Cuba (CU), tem o prazer de anunciar o 8º Congresso Internacional de Educação Superior sob o tema “A Universidade por um desenvolvimento sustentável”, reafirmando assim a responsabilidade da Educação Superior com a sociedade e seu tempo. O Congresso tem por objetivo uma ampla reflexão sobre a trajetória das brinquedotecas, analisando os caminhos que estas vêm tomando, suas conquistas, desafios e dificuldades, a fim de preservar sua genuína contribuição à divulgação da importância do brincar.

Local: Palácio das Convenções – Havana/CU.

Data: 13 a 17.02.2012

Informações: http://lionstours.com/universidad2012.html



î Notícias Cataventus

Ø Agendamento de escolas, instituições ou comunidades para rodas de histórias com contadores voluntários, todas as quartas-feiras na Usina do Gasômetro - Porto Alegre, RS/BR.

Informações: (51) 3334.5155 - 9902.1716

Informações: http://www.cataventus.org.br - cataventus@cataventus.org.br



î Notícias e Programação da Fundação Iberê Camargo:

Ø Capacitação de professores: Os encontros de capacitação de professores têm por objetivo dar recursos e informações aos educadores para que trabalhem os conceitos do campo da arte com seus alunos.

Ø Tour Virtual: Faça um passeio pela sede da Fundação Iberê Camargo:

http://www.iberecamargo.org.br/tourvirtual08/Portugues/pop.html

Local: Fundação Iberê Camargo - Av. Padre Cacique 2.000 - Porto Alegre, RS/Brasil.
Fone: (51) 3247.8000

Informações: www.iberecamargo.org.br - site@iberecamargo.org.br




î Programação da Brinquedoteca Pé de Pilão na Biblioteca Lucilia Minssen

No mês do brincar a Brinquedoteca Pé de Pilão (Porto Alegre/RS) oferece programação especial:

· Brincando com Mário Quintana – 26.05.2011

- 13h30min – Contação da história dos brinquedos com Carmem Henke;

- 14h30min – Recreação e brincadeiras através das poesias de Mario Quintana com Fernanda Blaya e Floreni D'Avila.

- 15h30min – Contação da história Pé de Pilão com Leonor Pereira.



· Comemoração do 1º. ano da Brinquedoteca Pé de Pilão.

A Brinquedoteca é um espaço público de recreação e lazer, criado com o objetivo de incentivar o gosto pelo livro e pela leitura, composto de um acervo especial e lúdico. Funciona com visitas para contação de histórias de terça a sexta-feira com agendamentos para escolas de educação infantil - ingressos a R$5,00 por aluno. Possui uma pracinha aberta aos sábados e domingos para visita de crianças de 01 a 07 anos acompanhadas dos responsáveis.

Local: Brinquedoteca Pé de Pilão na Biblioteca Lucília Minssen – Rua dos Andradas, 736, Centro - Porto Alegre, RS/BR.

Fone: (51) 3225.7089
Informações: bibliotecaluciliaminssen@gmail.com



ACONTECEU

Espaço destinado à comunicação de eventos que já ocorreram.



J O Grupo Eficiente (Porto Alegre, RS/BR) promoveu no dia 22.05 o curso “Psicomotricidade no Ensino Fundamental”.

Informações: www.grupoeficiente.com.br



J Teve início em 19.05, estendendo-se até 30.06 o curso de extensão “Contar e encantar: um espaço para encantamento e sensibilização” ministrado por Gilse Castro, Arte-educadora e graduanda de Letras da Ulbra Gravataí (RS/BR) e pela Profa. Érica Laschuk, especialista em educação para surdos pela Universidade Federal de Santa Maria (RS/BR).

Informações: lilianaiala@ig.com.br



J Entre os dias 14 e 15.05 o Museu dos Brinquedos (MG/BR) e Loja Maria Fumaça de Tiradentes (MG/BR) promoveram a 1ª Feira dos Brinquedos Pedagógicos.

Informações: http://www.museudosbrinquedos.org.br



J No dia 10.05 a OMEP núcleo Novo Hamburgo (Novo Hamburgo, RS/BR) promoveu o “Bate-papo com a infância” com Márcio Malavolta buscando pensar a prática, a criança e a diversidade no cotidiano dos espaços da educação infantil.

Informações: www.omepnh.blogspot.com



J Em 07.05 Márcia do Canto e Manoel Veiga lançaram, pela Editora Projeto (RS/BR), o livro “O mundo de Camila”. O evento foi realizado na Livraria Iconográfica (Porto Alegre, RS/BR).

Informações: marciadocanto@terra.com.br



J O comitê argentino (AR) da Organização Mundial para a Educação Pré-escolar (OMEP) organizou entre os dias 06 e 08.05 o 4º Encuentro Internacional de Educación Infantil objetivando a reflexão e análise de temas que configuram o campo da educação, em especial o tempo e espaço da educação infantil.

Informações: www.omep.org.ar



J O Polo Colégio Kennedy de ensino à distância da Universidade Luterana do Brasil (Porto Alegre, RS/BR) e a Livraria Paulus promoveram entre os dias 03 a 19.05 a II Semana Acadêmica, como espaço de reflexão e comprometimento com a melhoria do modo de ensinar e aprender.

Informações: http://www.ulbra.br/ead - http://www.colegiokennedy.com – http://www.paulus.com.br



î Acesse o Informativo em versão “pdf” no site do Programa “Quem Quer Brincar?” í

http://www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar





Fique ligado no próximo boletim informativo, a sair no mês de junho de 2011.

Elaboração: Soraia Santana

Envio e cadastramento de destinatários: Soraia Santana

Supervisão: Profa. Tânia Ramos Fortuna

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Educação

Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”

Coordenação geral: Profa. Tânia Ramos Fortuna

Av. Paulo Gama, s/n. sala 102 Porto Alegre - RS – BRASIL CEP.: 90046-900

Fone: +55 51 3308-3432 Fax: + 55 51 3308-3985

Endereço eletrônico: quemquerbrincar@ufrgs.br

Site: www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar

Se você não deseja receber nosso informativo, mande-nos um e-mail com o assunto REMOVER ao quemquerbrincar@ufrgs.br

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Projeto inédito do Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul une Música e Direito‏

Uma proposta inusitada pretende apresentar a música de diferentes países e analisar em que cenário histórico ela foi concebida. Por meio do Projeto Direito e Música - Terça Lírica no Palácio, o Memorial do Judiciário do RS vai oferecer à comunidade ciclos musicais e a relação do enredo das óperas com o Direito.

Segundo o Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, Coordenador do Memorial do RS, a história de processos opera como um canal para que temas diversos da experiência social possam ser trabalhados. Com este projeto, o Memorial do Judiciário oportuniza a apresentação da produção artística musical, resgatando as relações sociais e culturais imbricadas no Direito. A organização artística do projeto é da Soprano Candice Rybu Mascarello.

O Projeto Direito e Música - Terça Lírica no Palácio será desenvolvido ao longo de todo o ano, sempre em uma terça-feira do mês, totalizando oito eventos ao longo de 2011. Estão previstos recitais didáticos, exposições sobre o enredo ou tema do repertório e apresentação musical.

O primeiro encontro ocorrerá no dia 17 de maio, a partir das 18 horas, na Galeria dos Casamentos, no Palácio da Justiça do RS (localizada na Praça da Matriz, número 55). O evento é gratuito e direcionado para o público em geral. O Barítono Sérgio Santos e o Pianista acompanhador Rodolfo Wulfhorst são os primeiros convidados. As óperas escolhidas foram: Ópera Porgy and Bess, de George Gershwin, e Ópera Carmen, de Georges Bizet.

Ópera Porgy and Bess - Traz à cena uma tragédia de amor, ao relatar o melancólico drama amoroso do casal negro Porgy e Bess. Porgy é um mendigo aleijado e faz de tudo para conseguir ficar com sua amada Bess. Ela, apesar de também querer ficar ao seu lado, precisa se desvencilhar de seu amante opressor, Crown, e dos cortejos do traficante Sportin' Life. Ambientada no sul dos Estados Unidos, na fictícia Catfish Row, na Carolina do Sul, nos anos 1930, apresenta um retrato convincente da vida de uma comunidade negra paupérrima, em um período de intensa discriminação racial nos Estados Unidos. A ópera tem influência do jazz e da música religiosa.

Ópera Carmen - Uma das óperas mais populares do repertório lírico, Carmen conta a história de uma cigana cigarreira da Sevilha do século XIX, na Espanha. Carmen se apaixona por Don José, tenente da guarda local, e logo o deixa por Escamillo, o Toureiro. Arruinado, Don José tenta em vão com que Carmen volte para ele. Ela o repudia. Revoltado, Don José mata Carmen com uma apunhalada. O repertório contém as melodias mais populares que uma ópera já produziu.

Fonte: Imprensa TJ/RS


Comunicação ACERGS - Associação de Cegos do Rio Grande do Sul
Escritório: Rua Gen. Andrade Neves, 100, 5º andar – Centro – Porto Alegre/RS
Fone/fax: (51) 32253816 / (51) 32254911 www.acergs.org.br / www.twitter.com/acergs

quarta-feira, 11 de maio de 2011

PROJETO: DIÁLOGOS PELA INCLUSÃO

Promoção: COEPEDE / CONADE/ FADERS-SJDH / AL-RS / MPRS





OBJETIVO: Promover um espaço permanente de debate referente a pessoa com deficiência a partir de temas específicos, com participação de governo, sociedade civil e iniciativa privada.

DATA: 16/05/2011

LOCAL: Palácio do Ministério Público do Rio Grande do Sul

Praça Marechal Deodoro, 110 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS





PROGRAMA



14h
Abertura Oficial

14h30
Mesa Redonda: Os desafios da empregabilidade das Pessoas com Deficiência

Painelistas:

- Melissa Santos Bahia - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia

- Ana Costa – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul/Ministério do Trabalho e Emprego

- Waldin de Lima - FADERS

Mediação: Cláudio Silva

15h30
Espaço para Debates

16h30
Encaminhamentos e Encerramento




Comunicação ACERGS - Associação de Cegos do Rio Grande do Sul
Escritório: Rua Gen. Andrade Neves, 100, 5º andar – Centro – Porto Alegre/RS
Fone/fax: (51) 32253816 / (51) 32254911 www.acergs.org.br / www.twitter.com/acergs


terça-feira, 10 de maio de 2011

CURSO DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA

FADEM - Fundação de Atendimento de Deficiência Múltipla


Porto Alegre, 09 de maio de 2011





FADEM PROMOVE

CURSO DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA



Turma de 10 a 12 alunos. Vagas limitadas!

Encontros quinzenais com dois professores, aos sábados das 9h às 12h.

De 11 de junho a 10 de dezembro de 2011.



Inscrições: Até 27 de maio, através de envio de email com currículo para fadem@fadem.com.br. Maiores informações pelo telefone (51) 3328 67 80 com Eliana. Os selecionados serão contatados para realizar sua inscrição na Fadem entre 30 de maio e 3 de junho.

Programa: Abordagem psicanalítica interdisciplinar no trabalho com crianças e adolescentes com deficiência; constituição do sujeito e incidência subjetiva de diagnósticos e prognósticos; questões de fala e linguagem; psiquismo e corpo pulsional; desenvolvimento psicomotor; corpo lesado e plasticidade cerebral; brincar estruturante e aprendizagens; experiências educativas e de inclusão escolar; montagem institucional. Obs: O programa é sujeito a alterações segundo trajetória dos participantes.

Investimento: R$ 600,00 à vista ou 1 parcela de R$ 150,00 e 5 de R$ 100,00.

Carga horária: 40 horas.

Local: Fadem, rua Frei Henrique Golland Trindade, 445, bairro Boa Vista, Porto Alegre/RS.

Datas das aulas: 11 e 25/06, 09 e 23/07, 06 e 20/08, 10 e 24/09, 08 e 22/10, 12 e 26/11, 10/12 (segundo e quarto sábado do mês).

Professores: Profissionais da FADEM: Elisabete Vieira - fonoaudióloga e mestre em Linguística (Ufrgs); Maria Marta Heinz - psicanalista EEP e mestre em Educação (Ufrgs); Marisa Dal Pizzol – fisioterapeuta; Amanda Melo da Costa – psicopedagoga; Luciana Loureiro – psicanalista APPOA; Paulo Gleich – psicanalista; Carolina Camponogara - psicanalista. Professores convidados: Dani Laura Peruzzolo - terapeuta ocupacional, mestre em Educação (Unisinos) e docente da UFSM; Volmir dos Santos - psicanalista e mestre em Psicologia (Ufrgs) e outros a confirmar.

Público-alvo: psicólogos, pedagogos, terapeutas-ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, educadores, e demais profissionais e estudantes interessados no tema.

Coordenação: Maria Marta Heinz.






Caso não esteja conseguindo visualizar nossa newsletter, clique aqui.

Caso não queira continuar recebendo nossa newsletter, clique aqui.





FADEM - Fundação de Atendimento de Deficiência Múltipla
www.fadem.com.br - fadem@fadem.com.br





Rua Frei Henrique Golland Trindade, 445 - CEP: 90480-140 - Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3328-6780

domingo, 1 de maio de 2011

Minicurso sobre Altas Habilidades‏

A Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/ Superdotação - AGAAHSD (www.agaahsd.com.br) realizará minicursos sobre Altas Habilidades/Superdotação, nas 1ªs terças-feiras, de cada mês, abordando os temas:

03/05 – concepções de inteligência e de criatividade
07/06 - concepções de Altas Habilidades e características gerais
05/07 –Teoria dos Três Anéis e Tipologia do Renzulli
06/09 – Identificação
04/10 – Legislação e abordagens educacionais
08/11 – Atendimento intracurricular
06/12 - Atendimento extracurricular

Horários: das 19h às 21:00
Valor: R$ 20,00 (vinte reais) por palestra. Os sócios serão isentos da taxa. Cada palestra terá duração de 2h.
Local: EMEM Emílio Meyer/ Teatro Sol Nascente (Av Niterói, 472 - Medianeira)