quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Curso Começando na Clínica: Como eu Faço‏






Instituto Wilfred Bion

51 3319-7665 3384-2765

Rua: Pedro Pieretti 80

Bairro: Jardim Botânico

PORTO ALEGRE - RS - BR

INFORMATIVO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA "QUEM QUER BRINCAR?"

Ano VIII, nº 107 – 30 de agosto de 2011.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Na seção Falando em Brincar desse mês chamamos nossos “amigos de brinquedo” a refletir sobre a segurança e os cuidados com nossas crianças e adolescentes.



A cidade de São Paulo (SP/BR) sediará, nos dias 13 e 14 de setembro, o “Colóquio Políticas de Segurança e Direitos Humanos: Enfocando a primeira infância, infância e adolescência”. O encontro será propício para refletir sobre o impacto das políticas de segurança e da violência nos direitos das crianças e adolescentes, em casos como a infância e adolescência em situação de rua no Brasil.

Fonte e informações: http://primeirainfancia.org.br/2011/08/coloquio-politicas-de-seguranca-e-direitos-humanos-enfocando-a-primeira-infancia-infancia-e-adolescencia



Vivemos tempos de descrédito no brincar. Tempos em que a agenda de nossas crianças e adolescentes é ocupada com tarefas e mais tarefas, na busca de preencher o ócio e prepará-los para o futuro. Mas, que futuro? O que vamos transmitir para as futuras gerações?



Acreditamos que é hora de mudar esse paradigma e proporcionar às crianças e aos adolescentes oportunidades de expressão, criatividade, autonomia, ócio... tempo para brincar.



Acreditamos que o brincar é meio para a transformação social; e que, através do diálogo com o lúdico e de propostas ludopedagógicas é possível promover uma verdadeira revolução! Como ensina Tânia Fortuna, uma revolução lúdica!





“Conversas com quem gosta de brincar” com Maria Borja Solé



"Educación intercultural a partir del juego en el tiempo libre y en el tiempo reglado - Un programa escolar de convivencia ciudadana"



O Programa de Pós-Graduação em Educação em ação conjunta com o Programa de Extensão Universitária “Quem Quer Brincar?”, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (RS/BR) promovem o evento “Conversas com gosta de brincar” com Maria Borja Solé, Professora Emérita do Departamento de Didática e Organização do Ensino da Faculdade de Formação de Professores da Universidade de Barcelona (Espanha), pesquisadora na área do jogo e educação, responsável pela criação e orientação de inúmeras brinquedotecas em vários países.

Local: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - (sala a definir) - Porto Alegre, RS/BR

Data: 10.10.2011 – atividade gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Fones: (51) 3308.3432

Informações: http://www.ufrgs.br/facer/extensao/brincar - quemquerbrincar@ufrgs.br



Saudações lúdicas!

Soraia Santana





MURAL INFORMATIVO

Espaço destinado à divulgação de eventos na área do brincar, promovidos por outras instituições. Envie-nos sugestões que serão selecionadas e oportunamente divulgadas. Atenção: informações detalhadas devem ser obtidas exclusivamente com a instituição promotora. O envio deve ocorrer preferencialmente até o dia 20 de cada mês.



î Recebemos e divulgamos

* O site “Contar Histórias: Mistérios, Revelações e Transformações” (BR) criado por Fabio Lisboa, autor, contador de histórias e incentivador de leitura. Graduado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e Letras pela Universidade de São Paulo (São Paulo, SP/BR), Ludoeducador pela IPA-Brasil (International Play Association - Associação Brasileira pelo Direito de Brincar).

Informações: http://www.contarhistorias.com.br - fabio.lisboa@imagineprojetos.com



* A veiculação do Festival Estadual de Contadores de Histórias (RS/BR) dentre os eventos divulgados pela Rede Internacional de Cuentacuentos (Espanha), e recebeu de seus coordenadores elogios pela sua importância, relevância e por promover a arte da narração oral. O perfil do festival pode ser visto no link .

Informações: bilbiotecaluciliaminssen@gmail.com



* A Tese da Dra. Lucia Maria Lombardi intitulada “Formação corporal de professoras de bebês: contribuições da Pedagogia do Teatro”, orientada pela Profa. Dra. Tizuko Morchida Kishimoto, encontra-se disponível na home page da Biblioteca Digital da Universidade de São Paulo - USP (São Paulo, SP/BR) .

Informações: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21072011-103922/pt-br.php



* Divulgamos o trabalho Tiempo de Juego, (Buenos Aires, AR) organização cooperativa, composta por equipe interdisciplinar, cujo objetivo é a aplicação do jogo grupal com finalidade socioeducativa. Visite!

Informações: http://www.tiempodejuego.com.ar



* O “amigo de brinquedo” Rodrigo Prates, do Zuando Som (RS/BR), compartilha suas apresentações na TV Zuando Som. Assista no link .

Informações: http://musicasparacantarbrincando.blogspot.com



* O blog “Repensando Museus” (BR), espaço dinâmico de comentários e de reflexão crítica sobre museus, particularmente acerca de suas práticas educativas e sua relação com as crianças. Destacamos a discussão sobre edutenimento; expressão usada para designar algo que compreenda, ao mesmo tempo, ações de educação e de entretenimento. Maria Isabel Leite, idealizadora do blog, informa que museus são, privilegiadamente, locais de edutenimento. Entretanto, o maior desafio é dosar as ações de um lado e de outro para que os espaços museais não se tornem instituições escolarizadas, tampouco parques de diversão ou shopping centers...

Informações: http://repensandomuseus.blogspot.com - repensandomuseus@gmail.com



* Divulgamos o trabalho da “amiga de brinquedo” Kelly David:

“É com grande alegria que envio esse e-mail para convidar você a contribuir com os nossos Projetos e atividades na Morada Portal. Um deles é o projeto Brincando com a Morada que acontece sempre no terceiro sábado do mês, das 10 as 12h e que tem como objetivo resgatar as brincadeiras de antigamente e de também possibilitar um espaço lúdico entre crianças e adultos. Datas do segundo semestre de 2011: 20/08, 17/09, 15/10, 19/11, 17/12.

Outra atividade é o Reforço Escolar que é realizado todos os domingos das 10h às 12h e nesse momento estamos precisando de professores e oficineiros voluntários para fortalecermos o potencial dessas crianças”.

Informações: http://www.comunidademoradadapaz.org.br - http://cm.paz.zip.net - moradadapaz@gmail.com



* Conheça o novo site da Brinquedoteca Bumerangue!

Informações: http://brinquedotecabumerangue.com.br



* A Grow, fabricante brasileira de brinquedos, está lançando no Brasil um dos jogos mais vendidos de todos os tempos na Alemanha: "Colonizadores de Catan". Nesse jogo, criado em 1994, por Klaus Teuber, colonos disputam o domínio de uma ilha, construindo aldeias, estradas e cidades. Saiba mais no site!

Informações: http://www.grow.com.br - http://www.catanbrasil.com - http://www.catan.com





î III Coloquio Latinoamericano de Biopolítica / I Coloquio Internacional de Biopolítica y Educación

Local: Buenos Aires e La Plata, AR.

Período: 01 a 03.09.2011

Informações: pensamiento.contemporaneo@unipe.edu.ar



î Educação na Itália: inclusão escolar e ação docente em perspectiva

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGEDU/UFRGS e o Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão – NEPIE, promovem palestra com a Profa. Dra. Lucia de Anna, Profa. Titular e Diretora da Facoltà di Scienze Motorie da Università degli Studi di Roma “Foro Italico”.

Local: FACED/UFRGS – Av. Paulo da Gama, s/n, Prédio 12.201, sala 601 – Porto Alegre, RS/BR

Data: 02.09.2011 – 15h00min

Informações: http://www.ufrgs.br/faced/pesquisa/nepie/educacao_na_italia.pdf -



î O Jogo de Areia como Recurso Pedagógico

A oficina tem por objetivo compartilhar as reflexões elaboradas a partir de referenciais teóricos e experiências na clínica; - instrumentalizar o psicopedagogo para utilizar a caixa de areia, como recurso psicopedagógico, no diagnóstico e na intervenção.

Local: on line - (BR)

Período: inscrição com desconto até 07.09.2011

Fone: (11) 4485.3310 – 7620.9216 – 9319.1536

Informações: http://www.psicopedagogavaleria.com.br/cursos.htm



î XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte - CONICE 2011

Com a temática “Ciência & Compromisso Social – Implicações na/da Educação Física e Ciências do Esporte” o evento é realizado pela Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (RS/BR).

Local: ESEF – Rua Felizardo, 750 – Porto Alegre, RS/BR.

Período: 11 a 16.09.2011

Fone: (51) 3308.5838

Informações: http://www.conbrace.org.br – conbrace2011@cbce.org.br



î VI Encontro de Pesquisa em Educação e I Encontro da Associação Nacional de Política e Administração em Educação – ANPAE/AL

O evento tem por objetivo aprofundar discussões sobre o aspecto situacional da educação no Brasil, no Nordeste e em Alagoas e tem como tema “O Papel da Universidade Hoje: Formação, Pesquisa e Compromisso Social”.

Local: Centro de Educação – BR 104, KM 97 – Campus A. C. Simões – Tabuleiro, Maceió, AL/BR.

Período: 12 a 15.09.2011

Fone: (82) 8882.9584

Informações: http://www.epealufal.com.br – epeal2011@gmail.com



î Autoridade e Mal-estar do Educador

Os autores Cleon Cerezer, José Outeiral e Zagodoni Editora (SP/BR) apresentam o livro “Autoridade e Mal-estar do Educador” e convidam para o pré-lançamento. Na ocasião acontecerá Mesa Redonda com autores e convidados, dentre os quais, a Profa. Tânia Fortuna, Coordenadora do Programa de Extensão Universitária “Quem Quer Brincar?”.

Local: Livraria Cultura – Av. Túlio de Rose, 80 – Porto Alegre, RS/BR.

Data: 14.09.2011

Fone: (51) 3028.4033

Informações: http://www.zagodonieditora.com.br



î VII Seminário sobre Linguagens, Políticas de Subjetivação e Educação “Cultura e formação: imagens e encontros”

O evento tem como objetivo socializar trabalhos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa “Linguagens Experiência e Formação” (GEPLinguagens) do Departamento de Educação do Instituto de Biociências - campus Rio Claro - da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (SP/BR)

Local: Av. 24-A, 1515 - Instituto de Biociência, Bela Vista - Rio Claro, SP/BR.

Período: 14 a 16.09.2011

Fone: (19) 3526.4279 – 3526.9627

Informações: http://www.rc.unesp.br/ib/educacao/geplinguagens – geplinguagens@gmail.com



î II Congresso Brasileiro de Ludodiagnóstico

O Congresso realizado pela Escola Paulista de Psicologia Avançada – EPPA (SP/BR) tem como tema o “Lúdico na avaliação psicológica - a violência doméstica contra crianças e adolescentes” e será realizado no campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul (SP/BR).

Local: Auditório Fernando Henrique Cardoso da Universidade Cruzeiro do Sul - Av. Regente Feijó, 1295 - São Paulo, SP/BR.

Período: 15 a 17.09.2011

Fone: (11) 9944.9770 – 9992.6827

Informações: http://www.eppa.com.br/congresso/ludodiagnostico_2011/home.htm - eppa@eppa.com.br



î Curso intensivo de Psicoterapia Corporal com Crianças e Adolescentes

A Clínica Brasilda Rocha (São José do Rio Preto, SP/BR) oferece programação dos cursos de Psicoterapia corporal com crianças e adolescente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Local: A definir – consultar site – SP e RJ/BR

Período: 16 a 18.09.2011 (SP) – 11 a 13.11.2011 (RJ)

Fone: (11) 3232.1203

Informações: http://www.brasildarocha.net - bsrocha@terra.com.br



î I Simpósio de Desenvolvimento Infantil e Adolescente

O Simpósio tem por objetivo discutir e problematizar os aspectos relacionados ao desenvolvimento infantil e adolescente sob o olhar de diversos profissionais. Com organização da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP – FUNDUNESP (SP/BR)

Local: FUNDUNESP - Av. Rio Branco, 1210, Campos Elíseos, São Paulo, SP/BR.

Período: 17 e 18.09.2011

Fone: (11) 3474.5343

Informações: http://cursos.fundunesp.unesp.br/psico_simposio_desenvolvimento_humano.php - cursos@fundunesp.unesp.br



î Encontro sobre “Currículo(s) e Infância(s) na Educação Infantil: Uma cumplicidade necessária!”

O Encontro é organizado por Colégio João XXIII (RS/BR) e CETREIN – Desenvolvimento Profissional Contínuo em Educação Infantil (RS/BR).

Local: Colégio João XXIII – Av. Sepé Tiajuru, 1.013 - Porto Alegre, RS/BR.

Período: 17.09.2011

Fone: (51) 3235.5022

Informações: http://www.joaoxxiii.com.br/images/uploads/cetrein_final.pdf - ensino@joaoxxiii.com



î Curso de Autoeducação Ambiental: “Conhecendo jardins externos e internos”

A Fundação Gaia (RS/BR) promove o curso de autoeducação ambiental “Conhecendo jardins externos e internos”, coma Educadora Ambiental Taís Fonseca. Aberto a todas as pessoas interessadas em atuar na área da educação ambiental, o curso proporciona uma vivência inspirada na Ecologia Profunda. As atividades têm por objetivo aproximar as dimensões vitais humanas às suas relações com Gaia, a Terra Mãe. A proposta será desenvolvida a partir das artes corporais como yoga, danças circulares e jogos lúdicos, das artes contemplativas e das artes plásticas. No site você encontra outros cursos da Fundação!

Local: Rincão Gaia – BR290, KM 210 - Pantano Grande, RS/BR.

Data: 17 e 18.09.2011

Fone: (51) 9725.3685

Informações: http://www.fgaia.org.br - sede@fgaia.org.br - reservas@fgaia.org.br



î IV Fórum Nacional de Pedagogia

O evento objetiva propor uma pauta de ação política para orientar debates sobre formação e atuação do pedagogo, e visa também indicações para o fortalecimento do princípio da Dimensão Epistemológica da Prática da Pesquisa no Campo da Educação e da Ação Pedagógica na Organização e Operacionalização do Trabalho Pedagógico. A promoção é da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (MG/BR).

Local: Centro de Convenções Daysell Hotel - Belo Horizonte, MG/BR.

Período: 21 a 23.09.2011

Fone: (31) 3239.5931

Informações: http://www.uemg.br/IVForum/index.php



î IX Bienal Internacional del Juego "Crece desde el pie: Foro de Subversión"

Local: Montevideo/UY

Período: 21 a 25.09.2011

Informações: www.mancha.org.uy - mancha@mancha.org.uy



î IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: Hipercomunidade, Escola e Tecnologias Digitais: entre o Não Ainda e o Já Passou

O Encontro é voltado a pesquisadores e estudantes da Educação, Linguística e Linguística Aplicada, Letras, Pedagogia, Comunicação, Semiótica e das Artes e de todos os interessados nas relações entre as tecnologias digitais e suas implicações na trama do cotidiano.

Local: Universidade de Sorocaba – campus Cidade Universitária – Rodovia Raposo Tavares, KM 92,5 – Sorocaba, SP/BR.

Data: 26 e 27.09.2011

Informações: http://hipertexto2011.com.br/inscricoes - hipertexto.uniso@gmail.com



î Curso Formação de Professores: Qual é a cor da cultual na Educação Infantil?

O Grupo de Estudos em Educação Infantil/GEIN e a Linha de Estudos sobre Infâncias do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEDU/UFRGS promovem o Curso Formação de Professores: Qual é a cor da cultura na educação infantil? O curso será realizado na sala 601 da Faculdade de Educação – FACED/UFRGS. A coordenação é das professoras Leni Vieira Dorneles e Gladis Elise Kaercher. Vagas limitadas para professores da Educação Básica.

Local: FACED/UFRGS – Av. Paulo da Gama, s/n – Prédio 12.201, Porto Alegre, RS/BR.

Data: 29.09, 27.10, 24.11.2011 e março/2012

Informações: http://www.ufrgs.br/faced - acordacultura@hotmail.com



î I Encontro Brasileiro da Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Familia: Diálogos Psicanalíticos

Local: Instituto de Psicologia da USP – A. Prof. Mello de Moraes, 1.721, Bloco G – Cidade Universitária - São Paulo, SP/BR.

Data: 30 e 01.10.2011

Fone: (11) 3091.1937

Informações: http://www.ip.usp.br/laboratorios/lapso/aipcf.html - lapso@usp.br



î IV Festival de Estadual de Contadores de Histórias

O Festival (Porto Alegre, RS/BR) tem como objetivo promover, difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de historias. Destacando e divulgando talentos, contribuindo para o intercambio entre instituições, empresas e entidades que trabalham em prol do livro e da leitura.

Local: Brinquedoteca Pé de Pilão na Biblioteca Lucília Minssen – Rua dos Andradas, 736, Centro - Porto Alegre, RS/BR.

Período: 06 a 08.10.2011

Fone: (51) 3225.7089

Informações: http://festivaldecontadoresdehistorias.blogspot.com - bibliotecaluciliaminssen@gmail.com



î XII International Toy Library Conference, XII Congresso Internacional de Brinquedotecas e XII Congresso Internacional de Ludotecas

O Congresso (São Paulo, SP/BR) tem por objetivo uma ampla reflexão sobre a trajetória das brinquedotecas, analisando os caminhos que estas vêm tomando, suas conquistas, desafios e dificuldades, a fim de preservar sua genuína contribuição à divulgação da importância do brincar.

Destacamos a Conferência Magna da Profa. Dra. Maria Borja i Solé da Universidade de Barcelona (Espanha) no dia 12/10 com o tema "Las Ludotecas En España: Entre La Permanencia Y El Cambio. Su Aportación A La Sociedad".

Confira programação completa no link .

Local: Memorial da América Latina - São Paulo, SP/BR.

Período: 11 a 15.10.2011

Informações: http://www.itlaconference2011.com.br - faleconosco@itlaconference2011.com.br



î III Congresso Iberoamericano de Psicologia Social

Com o tema “A Pedagogia Social no diálogo educação popular – educação social”, a Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social (Espanha) em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (Canoas, RS/BR) organizam o evento aberto a educadores, assistentes sociais, cientistas sociais, acadêmicos, gestores, profissionais dos setores público e privado, membros do terceiro setor e demais interessados.

Local: Universidade Luterana do Brasil – ULBRA - Av. Farroupilha, 8001 – Canoas, RS/BR.

Período: 19 a 21.10.2011

Informações: http://sips-es.blogspot.com/2011/03/dialogo-en-pedagogia-social-educacion.html - http://es.scribd.com/doc/50594945/III-Congreso-Iberoamericano-de-Pedagogia-Social-2011 - congressopedagogiasocial2011@ulbra.br



î II Congresso Internacional de Psicanálise: A criança e o adolescente no século XXI

Com organização do Espaço Moebius (BA/BR), Association Lacaniense Internationale (Paris, FR), Centro de Estudos Freudianos do Recife (PE/BR) e Escola de Estudos Psicanalíticos (BR), o congresso tem como eixo central a questão: “Quais são as condições da subjetividade hoje?”.

Local: Salvador, BA/BR.

Período: 27 a 29.10.2011

Informações: http://www.cipsicanalise2011.com.br - organização@cipsicanalise2011.com.br



î I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado

O evento tem como instituições promotoras a Universidade Federal de Alagoas (AL/BR), a Universidade do Porto (PT) e a Rede Estrado no Brasil (BR).

Local: A definir - Maceió, AL/BR.

Período: 02 a 05.11.2011

Fone: (82) 3214.1192 – 3214.1196

Informações: http://www.lusobrastd.com - contato@lusobrastd.com



î II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genética

O evento tem realização do Grupo de Estudos e Pesquisas de Epistemologia Genética e Educação – GEPECE da Universidade Estadual Paulista – UNESP (SP/BR).

Local: Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP – Av. Hygino Muzzi Filho, 737 - Marília, SP/BR.

Período: 07 a 10.11.2011

Fone: (14) 3402.1371

Informações: http://www.fundepe.com/coloquiopiaget2011/?utm_source=mailsender&utm_medium=e-mail&utm_content=Link1&utm_campaign=piaget



î X Encontro Estadual de Psicopedagogos RS e VII Mostra de Estudantes de Psicopedagogia

Local: Ritter Hotéis – Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55, Porto Alegre, RS/BR.

Data: 12 e 13.11.2011

Fone: (51) 3333.3690

Informações: http://www.abpprs.com.br



î VIII Congresso Internacional de Educação Superior

O Ministério de Educação Superior e as Universidades da Republica de Cuba (CU), tem o prazer de anunciar o 8º Congresso Internacional de Educação Superior sob o tema “A Universidade por um desenvolvimento sustentável”, reafirmando assim a responsabilidade da Educação Superior com a sociedade e seu tempo.

Local: Palácio das Convenções – Havana/CU.

Período: 13 a 17.02.2012

Informações: http://www.congresouniversidad.cu - univ2012@reduniv.edu.cu



î Notícias Cataventus

Ø Agendamento de escolas, instituições ou comunidades para rodas de histórias com contadores voluntários, todas as quartas-feiras na Usina do Gasômetro - Porto Alegre, RS/BR.

Informações: (51) 3334.5155 - 9902.1716

Informações: http://www.cataventus.org.br - cataventus@cataventus.org.br



î Notícias e Programação da Fundação Iberê Camargo:

Ø Capacitação de professores: Os encontros de capacitação de professores têm por objetivo dar recursos e informações aos educadores para que trabalhem os conceitos do campo da arte com seus alunos.

Ø Tour Virtual: Faça um passeio pela sede da Fundação Iberê Camargo:

http://www.iberecamargo.org.br/tourvirtual08/Portugues/pop.html

Local: Fundação Iberê Camargo - Av. Padre Cacique 2.000 - Porto Alegre, RS/Brasil.
Fone: (51) 3247.8000

Informações: www.iberecamargo.org.br - site@iberecamargo.org.br




î Biblioteca Lucilia Minssen e Brinquedoteca Pé de Pilão na Casa de Cultura Mario Quintana

A Biblioteca Lucilia Minssen e Brinquedoteca Pé de Pilão na Casa de Cultura Mario Quintana oferecem uma programação para todas as idades, com sarau poético, exposição, teatro, hora do conto, oficina. Confira!

Local: Casa de Cultura Mario Quintana - Rua dos Andradas, 736, Centro - Porto Alegre, RS/BR.

Fone: (51) 3225.7089

Informações: http://blmrs.blogspot.com





ACONTECEU

Espaço destinado à comunicação de eventos que já ocorreram.



A Brinquedoteca Municipal BRINCAR MAIS (Ivoti/RS) promoveu em agosto o primeiro módulo das Oficinas da Brinquedoteca/2011, com o tema “O uso dos jogos em sala de aula: jogando, criando e confeccionando jogos”.

Fone: (51) 3563. 1488 - ramal 206 com Karin

Informações: brinquedoteca@ivoti.rs.gov.br



Em 20.08 o Instituto Brasileiro de Fonoaudiologia (SP/BR) promoveu curso sobre Gagueira, ministrado pela Dra. Fga. Anelise Junqueira Bohnen.

Informações: http://www.gagueira.org.br/conteudo.asp?id_conteudo=215



O Teatro Escola Porto Alegre – TEPA (RS/BR) iniciou em 06.08 o curso livre “Expressão e Criatividade”, com Joana Isabel.

Informações: http://www.tepa.com.br/2011



Entre os dias 26 e 27.08 o Colégio Farroupilha (RS/BR) organizou o Encontro de Educação “Desdobrando olhares sobre diferentes formas de ler, escrever e resolver problemas nas diversas áreas do conhecimento”.

Informações: http://www.colegiofarroupilha.com.br



A Fundação Gaia (RS/BR) ofereceu nos dias 21 e 21.08 a oficina “Observação de Aves”, com a ornitóloga Carla Suertegaray Fontana. O evento aconteceu no Rincão Gaia, localizado junto a Pantano Grande, a 120 km de Porto Alegre.

Informações: http://www.fgaia.org.br - sede@fgaia.org.br - reservas@fgaia.org.br





î Acesse o Informativo em versão “pdf” no site do Programa “Quem Quer Brincar?” í

http://www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar







Fique ligado no próximo boletim informativo, a sair no mês de setembro de 2011.

Elaboração: Soraia Santana

Envio e cadastramento de destinatários: Soraia Santana

Supervisão: Profa. Tânia Ramos Fortuna

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Educação

Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”

Coordenação geral: Profa. Tânia Ramos Fortuna

Av. Paulo Gama, s/n. sala 102 Porto Alegre - RS – BRASIL CEP.: 90046-900

Fone: +55 51 3308-3432 Fax: + 55 51 3308-3985

Endereço eletrônico: quemquerbrincar@ufrgs.br

Site: www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar

domingo, 28 de agosto de 2011

Participe do fórum online "como trabalhar a prevenção de acidentes no conteúdo escolar"‏



Criança Segura - Ajudando a prevenir acidentes com crianças, convida para:

Participe do fórum online "como trabalhar a prevenção de acidentes no conteúdo escolar".
Data: 30 de agosto de 2011.
Horário: 11 às 12h e 17 às 18 horas.
Cadastro: http://www.criancamaissegura.com.br/ e acessar o fórum.

09/09: Curso Online Gratuito de Windows 7



Dia 9 de setembro, a Alfamídia está promovendo um curso gratuito online, de 4 horas, das 15 às 19 horas.

Neste mini treinamento de Windows 7 será mostrado "o que há de novo" no Windows 7, em relação à interface de usuário, organização do desktop (Aero Shake, Aero Snap, Aero Peek), menu Iniciar, pesquisa (caixa de busca), barra de tarefas.

Também serão mostradas as alterações nos aplicativos padrão do Windows 7 (Paint, WordPad) e na calculadora.

Serão vistos também as "Notas AutoAdesivas", o uso de Gadgets e o uso das Biblioteca

Este curso segue o mesmo modelo dos cursos online pagos da empresa de Web Design, Design Gráfico, 3D e PHP, apenas com carga-horária reduzida e um único encontro, enquanto os cursos pagos tem 50 ou mais encontros e duração de 6 meses.

Para assistir o curso, basta ter um computador com acesso a Internet.

Para saber mais sobre o curso e se inscrever, acesse o portal www.l3tool.com, crie uma conta, e entre no menu Eventos.

Para informações sobre cursos presenciais e online da Alfamídia, entre em contato pelo telefone (51) 3073-2100, pelo e-mail info@alfamidia.com.br ou peça uma proposta online.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Curso Método das Boquinhas‏



Multiplicadora/Ministrante: Patrícia Hoffmeister - Fonoaudióloga e Psicopedagoga

Motivos

• É comum em nossa atividade profissional nos depararmos com uma criança que não aprende.
• Inúmeros são os esforços e igualmente os fracassos.
• Falta técnica, formação, habilidades.
• Nossa proposta de trabalho está centrada em 30 anos de experiência clínica e escolar, tratando de "casos perdidos", quer pelos
educadores, pais e pelas próprias crianças.
• Pode e deve ser usada por quaisquer educadores, em sala de aula ou clínicas , com uma ou várias crianças em conjunto, que
apresentem ou não, problemas com a leitura e escrita.

Objetivos

• Avaliar leitura e escrita;
• Reconhecer e diferenciar os diversos distúrbios e dificuldades de leitura e escrita.
• Detectar precocemente uma criança com distúrbios de leitura e escrita.
• Habilitar o educador através da técnica do Método das Boquinhas .
• Capacitar o educador com estratégias práticas reabilitadoras, para os distúrbios de leitura e escrita.

Conteúdo Programático

• Aquisição da linguagem oral e escrita;
• Desenvolvimento normal e alterações;
• Consciência fonológica;
• Diferenciação entre dificuldades e distúrbios de leitura e escrita;
• Principais distúrbios de leitura e escrita;
• Dislexia: definição e características;
• Check List para disléxicos adultos;
• Avaliação dos distúrbios da leitura e escrita;
• Interpretação qualitativa da avaliação;
• Sistema fonológico. Exercícios;
• Sistema articulatório. Exercícios;
• Método das Boquinhas;
• Aprendizagem através do erro/acerto;
• Exercícios para troca de letras;
• Apresentação e discussão de casos clínicos;
• Troca de experiências com casos dos participantes.

Público Alvo: Professores, Fonoaudiólogos, Pedagogos, Psicólogos, Educadores em Geral.

Duração do 16 horas


Data: 07 e 08 de Outubro de 2011 ( Sexta-Feira e Sábado )

Local: Teatro do CIEE - Dom Pedro ll, 861 - Porto Alegre - RS

Horário: Sexta-feira Início: 13:30 as as 21:30hs - com intervalo para Coffee
Sábado Início: 8:30 as as 17:30hs - com intervalo para Coffee

Investimento:
R$ 190,00 ou 2X de R$ 95,00 (com cheque ou Depósito Bancário) até dia 31 de Agosto
R$ 220,00 ou 2x de R$ 110,00 (com cheque ou Depósito Bancário) até dia 17 de Setembro
Não faremos inscrição no local

Termo de Compromisso:
Não será aceito o cancelamento da inscrição solicitado após o sétimo dia da sua realização.
Apenas poderá ser feita a substituição de nomes, via carta assinada pelo inscrito
( De acordo com o Código de Defesa do Consumidor-Art. 49)

Inscrições e Informações: BIE LIVROS: Rua Giordano Bruno, 378 - Rio Branco - Porto alegre
Fone/Fax (51) 3331.5090 - 3019.4639 - E-mail: biecursos@terra.com.br
Depósito Bancário:
Banco Itaú- Agência 0602 - Conta Nº 37425-8

Nome: Gilberto Dufour (Comprovante de depósito por e-mail ou Fax, com ficha de inscrição).
Realização: Bie Cursos


--------------------------------------------------------------------------------

Ficha de Inscrição

Nome:

Profissão

Cidade:

E-mail:

Telefone

VIII EnAGATEF - A CADA 10 INSCRITOS 10% OU 1 INSCRIÇÃO GRÁTIS - PATERNIDADE CONTEMPORÂNERA - DIA 27 DE AGOSTO NA AMRIGS - GARANTA SUA INSCRIÇÃO!‏



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

I Colóquio Nacional Pensamento da Diferença: Escrileituras em meio à vida (3, 4 e 5/11/2011)‏




Programa de Observatório de da Educação CAPES/INEP - FACED/UFRGS, convida para:

I Colóquio Nacional Pensamento da Diferença: Escrileituras em meio à vida.
3, 4 e 5 de novembro de 2011
Local: Canela, Centro de Eventos da UCS
Coordenação geral: Profª Drª. Sandra Mara Corazza

I Jornada de Pesquisa em Educação e Cultura - JoPEC (25 e 26/08)‏




Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, convida para:

I Jornada de Pesquisa em Educação e Cultura - JoPEC
Datas: 25 e 26 de agosto de 2011
Local: Sala 101 - Faced/UFRGS - Porto Alegre/RS

XIV Jornada Científica do Instituto Cyro Martins‏


Conversa de Professor em Porto Alegre | 27/8‏



27/08 | 8h30min | Inscrições abertas

Jogos Teatrais
Local: Auditório do Sinpro/RS (Avenida João Pessoa, 919)
A atividade cênica, sendo em grupo, poderá despertar no indivíduo, além do potencial criativo, a capacidade deste se relacionar e comunicar com maior convicção e clareza de ideias. Assim, irá se descobrir como um ser humano rico e convicto da importância de suas vivências. O processo artístico-criativo tem como procedimento a colaboração, o reconhecimento do papel de cada indivíduo para a construção de um trabalho. O objetivo é colocar o indivíduo em contato com o universo cênico, através do lúdico, para que este possa descobrir sua capacidade criativa. Induzir, através da trajetória do processo de criação de cena, que o participante perceba seu potencial, estreitando uma relação positiva com sua autoestima.

Ministrante: Larissa Sanguiné - Atriz, bailarina, coreógrafa, professora de teatro e dança.

Inscrição:
Gratuita. Preencha a ficha aqui.
Sugere-se a doação de um livro para a campanha Livro é pra ler, da Fundação Ecarta.

Mais Conversa de professor em Porto Alegre
» 10/09 – Jogos Matemáticos
» 24/09 – Contação de Histórias

Apoio: Promoção:


Fundação Cultural e Assistencial ECARTA
Av. João Pessoa, 943 - Porto Alegre - RS - Brasil - Fone: 51.4009-2970
www.fundacaoecarta.org.br

A Arte de Sentir - Exposição Maquetes Táteis




Projeto focado na inclusão social em exposição no Bourbon Country


O átrio do Bourbon Shopping Country recebe, de 15 a 31 de agosto, a mostra A Arte de Sentir – Maquetes Táteis, promovida pelo Instituto AME – Arte, Meio Ambiente e Educação, em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. O projeto integra arte, design, arquitetura e comunicação com objetivo de transmitir informações para que a população em geral – portadora ou não de necessidades especiais – possa conhecer melhor os recursos de inclusão social disponíveis.

O evento inclui exposição de maquetes confeccionadas com a utilização de materiais multisensoriais e interativos, ações educativas e miniciclo de palestras, reunindo arquitetos, pesquisadores e representantes de órgãos estaduais. Todas as atividades são gratuitas .

As miniaturas que estarão em exibição foram produzidas por Dayse Tarricone, formada em Desenho Industrial e especializada no projeto e execução de maquetes táteis e jogos sensoriais. De acordo com Noara Tubino, curadora da mostra, “com esse novo olhar proposto pela exposição, colocamos em prática o exercício da cidadania através da sensibilização, no sentido de conscientizar a sociedade. Oferecemos possibilidades práticas que podem colaborar para o desenvolvimento intelectual e sensorial das pessoas com deficiência, aumentando a sua capacidade de relacionamento com o meio cultural e social, além de informar a sociedade, desfazendo mitos e barreiras”.

A visitação estará aberta ao público das 11h às 21h.

SINPRO- Agenda - agosto‏




CULTURA


Até 31/08/2011 - Concurso de vídeos de curta duração - QuiImagem

O Conselho Regional de Química do Rio Grande do Sul promove concurso de videos de curta duração com o tema "Química para um Mundo Melhor". O vídeo deve enfatizar a Química como uma ciência criativa essencial para vida e sustentabilidade do planeta.

Para participar, basta preencher ficha de inscrição no site: www.quiimagem.wordpress.com e enviá-la pelo correio juntamente com uma cópia em DVD do vídeo identificado. O prazo para envio é 31 de agosto de 2011 (data de postagem).



Até 30/12/2011 - Inscrições abertas do C.P.T.A.

O C.P.T.A.- Centro de Pesquisa Teatral do Ator, coordenado pelo ator e diretor teatral Alexandre Vargas, é um dos 30 projetos contemplados no primeiro edital do FAC (Fundo de Apoio a Cultura), lançado pela Secretaria de Estado da Cultura após 10 anos de sua criação.

O acesso as atividades é gratuito. Encaminhe currículo e carta de intenção para o e-mail alefalos@ig.com.br
Inscrições: 3212.5737 / 91196972 ou
elenicezaltron@yahoo.com.br .



Até 04/09/2011 - SEXO, MENTIRAS e GARGALHADAS

O “Stand Up Comedy” de personagens que é um verdadeiro show de humor volta aos palcos da capital para comemorar um ano de sucesso, no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana

Local: Teatro Carlos Carvalho da CCMQ
Ingressos: R$30,00 com 50% de desconto para assinates do Clube ZH, estudantes e idosos.
Informações: https://sites.google.com/site/sexometirasegargalhadas
Contato de Produção: Claudio Benevenga (51)91764045 crtbene@yahoo.com.br Sócios do Sinpro/RS têm 40% de desconto.


Até 30/10/2011 - Câmara do Livro - A Hora do Educador

Começam no dia 15 de agosto as inscrições para o ciclo A Hora do Educador, que ocorre na programação da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre e oferece, este ano, nove seminários e encontros, além de oficinas e palestras independentes.

A iniciativa é voltada para professores, bibliotecários e outros mediadores da leitura. Clique aqui para conferir a programação completa da Hora do Educador.

A Casa do Pensamento - durante a Feira do Livro também são promovidos encontros de escritores e ilustradores com estudantes.Sempre nos dias úteis, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30. Inscrições; leitura@camaradolivro.com.br


27/08/2011 - E a vida continua...

O espetáculo “E a vida continua ...” de Chico Xavier foi montado pela primeira vez em 1999 e, desde lá, nunca mais deixou de ser apresentado.A mensagem espírita se espalha pelo mundo através de belos textos e, neste caso, numa adaptação para o teatro de Cyrano Rosalém.

Local: Teatro da AMRIGS – Av. Ipiranga, 5311
Horário: 21h

Ingressos no local
R$ 50,00 (Inteira) - R$ 25,00 (Estudantes, maiores de 60 anos e professores do Sinpro/RS) Ingressos Antecipados na Livraria da FERGS a partir do dia 01 de agosto de 2011 – Av. Des. André da Rocha, 45, Centro Histórico. 51. 3224.1787. R$ 20,00 – Preço único


31/08/2011 - Conversa de Livraria ao vivo - Edição Maria Carpi

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo promove atividade voltada a professores de português e literatura do Ensino Médio.Haverá a projeção inédita do documentário produzido pela Stricher Filmes, sobre a vida e a obra da escritora, seguido por um debate com a presença de Maria Carpi e Fabrício Carpinejar.

Vagas limitadas. Inscrições gratuitas pelo telefone: (51) 3226-7974 ou secretaria@cccev.com.br



EDUCAÇÃO
De 11/07/2011 a 12/09/2011 - Ciclo de cursos para formação de professores

A partir do dia 11 de julho a 8ª Bienal do Mercosul começa a realizar os cursos para professores, com o objetivo de abordar com profundidade os conceitos e temáticas da 8ª Bienal e proporcionar a discussão dos temas.

Inscrições gratuitas através do email
professor@bienalmercosul.art.br
Informações pelos telefones (51) 3254 7517 e 9397 4663, com Ana Paula.

Informações: www.bienalmercosul.art.br




23/08/2011 - Projeto Conhecendo o Ministério Público

A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em comemoração aos 70 anos de atividade, realiza o lançamento do Projeto “Conhecendo o Ministério Público”, dia 23 de agosto, às 10 horas, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, sito na Av. Aureliano de Figueiredo Pinto nº 80 – 3º andar, em Porto Alegre. Conheça o projeto completo.

Informações: www.amprs.org.br



26/08/2011 - XII Encontro Estadual de Professores de Língua Inglesa & Espanhola

Objetivos: Congregar professores e alunos de Língua Inglesa e Espanhola das mais diversas regiões do RS; Propor atividades e materiais de ensino da língua estrangeira e literatura; Dar subsídios teóricos e práticos para o ensino da língua estrangeira nos diferentes níveis.

Investimento
Professores e interessados em geral: R$37,00.
Alunos e Professores da Univates: R$29,00.
Inscrições podem ser realizadas pelo site www.univates.br/eventos ou na Secretaria de Extensão e Pós- Graduação, sala 110 do Prédio 1.



De 31/08/2011 a 02/09/2011 - III SIPASE - Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação

Local: Auditório do Prédio 50 da PUCRS (Av. Ipiranga 6681)
Realização: Faculdade de Educação - PUCRS

Inscrições: R$ 55 para sócios do Sinpro/RS ( diretamente na Proex - prédio 40 sala 201).

Informações: www.pucrs.br/eventos/sipase
Obs: Inscrições com submissão de trabalho só podem ser realizadas pelo site do evento. Será fornecido certificado a todos que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência.



De 19/10/2011 a 21/10/2011 - Congresso Ibero-americano de Pedagogia Social
A Sociedade Ibero-americana de Pedagogia Social - SIPS, em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), apresenta a terceira edição do Congresso Ibero-americano de Pedagogia Social, no campus Canoas da Universidade, no Rio Grande do Sul, Brasil.

Informações: www.ulbra.br/congressopedagogiasocial2011.
Inscrições:
- Estudantes até 30/05/2011 R$ 60,00
- Associados da SIPS até 30/05/2011 R$ 100,00
- Profissionais e público em geral até 30/05/2011 R$ 120,00

*Desconto de 20% para sócios do Sinpro/RS sobre a categoria Profissionais e Público em Geral.




Programação Fundação Ecarta
Informações e inscrições: www.fundacaoecarta.org.br e (51) 4009.2970


Ecarta Musical - Shows quinzenais aos sábados
Às 18h - Av. João Pessoa, 943 - POA - Entrada franca



Dia 20/08 - 18h, em Porto Alegre

Fernanda Krüger Trio
Fernanda Krüger (voz e violão), Lucas Krüger (contrabaixo fretless) e Luthiero Tacuatiá (bateria).



Núcleo Cultural do Vinho
Av. João Pessoa, 943 - POA



Dia 24/8 | 19h30min | Porto Alegre
A arte do vinho por seus artistas - Cristófoli Vinhedos e Vinhos Finos
Apresentação do conjunto de paisagem, vinhedos e pessoas que formam o terroir particular e tipificam os vinhos dessa vinícola do Rio Grande do Sul.
Apresentação: Bruna Cristófoli, enóloga.
Investimento: R$ 15,00.
Ficha de Inscrição: Acesse aqui.

Dia 30/8 | 19h30min | Porto Alegre
O vinho e suas relações - A dieta mediterrânea
A alimentação e qualidade de vida.
Apresentação: Ana Romero, nutricionista.

Investimento: R$ 20,00.
Ficha de Inscrição: Acesse aqui.



Galeria de Arte
Av. João Pessoa, 943 - POA
Visita: de terça à sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20; domingo, das 10h às 18h



Até 18/09

GESTO E REGRA
Jorge Soledar, Mayra Redin e Vitor Butkus
Curadoria:Nene Operandi.
Projeto selecionado no edital da Ecarta.






ECARTA MUSICAL

Dia 16/09, 20h – sábado – em Capão da Canoa
Tributo aos Beatles
Local: Casa de Cultura Érico Verissimo - Avenida Flávio Boianowski, 789.
Ingresso: um quilo de alimento não perecível.


CONVERSA DE PROFESSOR

Dia 19/08 | Jogos Cooperativos | Santa Rosa.

Dia 20/08 | Habilidades e Competências | Santiago.

Dia 30/08 | Jogos Matemáticos | Passo Fundo.



SINPRO/RS - Av. João Pessoa, 919 - Porto Alegre - www.sinprors.org.br - (51) 4009.2900

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Clube Bion de Leitura/Reunião Cientifica‏



Maiores informações no site: http://www.institutowilfredbion.com.br/

Programação - Arte- Criatividade e arteterapia‏






A galeria de arte JM. Moraes, do Ágape, espaço de arte está com a exposição II Arte de Arteterapeutas, em exibição até o dia 20 de agosto, com visitação de segunda às sexta das 9h às 12h e das 14h às 18h. No dia 20, às 17h30min, será realizado o encerramento intitulado "Finissage", onde ocorrerá uma conversa com alguns dos artistas que fazem parte da exposição. Esta mostra reune trabalhos de arteterapeutas de vários locais do Brasil, são obras em dimensões pequenas com técnicas variadas.
O Ágape está localizado na Rua Anchieta, 4480. Tel 30284480

O Ágape também estará recebendo a Arteterapeuta Angélica Shigihara, para ministrar um mini curso sobre os Processos Criativos, este curso é direcionado à adultos educadores e profissionais ligados a área da saúde e também a todos que buscam um crescimento pessoal.
Abaixo está um release da atividade.
O PODER E O ACONTECER DO CRIAR

Mini-curso teórico e prático sobre os processos criativos
Compreendendo como acontece o processo criativo é que podemos enfrentar as barreiras que impossibilitam o desenvolvimento da criatividade.
Analisaremos as emoções envolvidas, os mecanismos que a disparam, estimulando nosso potencial criador.

Temas:
Criatividade, como acontece e como estimular. Superando barreiras, compreendendo processos para o desenvolvimento pessoal e relações mais plenas e autenticas.
Público alvo: educadores, profissionais da saúde e adultos com desejo de crescimento pessoal
Horários: sexta-feira das 18h às 21h, sábado das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Local: Ágape, espaço de arte Anchieta, 4480 Pelotas
Certificação de 9h de curso teórico prático.
Informações: (53) 30284480 ou agape4480@hotmail.com

Profissional : Angélica Shigihara. Arteterapeuta, artista plástica e professora. Fez curso de Capacitação em Educação Especial: área das altas habilidades na UFRGS e Especialização em Arteterapia. Mestranda em Docência Universitária pela UTN-Buenos Aires. Realiza projetos nas áreas das Artes, Cultura, Arteterapia e Educação com professores, terapeutas, crianças, adolescentes e adultos e no desenvolvimento do talento e criatividade em diversas áreas e instituições.
Coordena o curso de formação em Arteterapia no INFAPA-POA, onde é supervisora e professora. Presidente da Associação de Arteterapia de Rio Grande do Sul-AATERGS. Membro do Conselho Diretor da União Brasileira de Associações de Arteterapia-UBAAT. Membro do Conselho Brasileiro para Superdotação/ Altas Habilidades-ConBraSD e da Federação Ibero-Americana do World Council for Gifted and Talented Children-Ficomundyt. Tesoureira e Membro do Conselho técnico da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades-AGAAHSD.Tem experiência como educadora, formadora e arteterapeuta com adultos, adolescentes, crianças, estudantes de graduação e profissionais no desenvolvimento da criatividade, altas habilidades, expressão, sensibilização e relações interpessoais. Foi consultora da UNESCO para o MEC, na Unidade do Aluno do NAAHS-RS.


Maiores informações no site: http://www.infapa.com.br/

domingo, 14 de agosto de 2011

Reunião Científica "Édipo Rei"



mais informações no site: http://www.institutowilfredbion.com.br/

Curso Começando na Clínica 4ª Edição/Reunião Científica



Mais informações no site: http://www.institutowilfredbion.com.br/

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PROGRAMAÇÃO FOLHA DO LIVRO



Maiores informações no site: http://www.camaradolivro.com.br/

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Neurociência e Transtornos da Aprendizagem



Profa. Marta Pires Revas

LEMBRE-SE, ATÉ DIA 18 DE AGOSTO O PREÇO É R$ 190,00
FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

Hoje conhecer o funcionamento do sistema nervoso central é trazer para o professor uma base de estudos científicos de como a neurociência, a aprendizagem e a educação, tornam-se interdisciplinares.

Neurociência e os Transtornos na Aprendizagem é um tema que muito tem a ver com o nosso cotidiano escolar. Através de uma abordagem conceitual para essa fundamentação neurocientífica, o cérebro se torna na atualidade uma ferramenta importante e facilitadora para o professor, educador e pais reconhecerem potencialidades e até mesmo dificuldades no aprender.

Conteúdo Programático:
1 - Fundamentos da anatomia, fisiologia e neuroquímica da aprendizagem.

2 - A Neurobiologia das dificuldades para a aprendizagem.

3 - A Neurobiologia dos transtornos da aprendizagem da linguagem.

4 - Aspectos neurobiológicos do transtorno de atenção.

5 - Aspectos neurobiológicos do transtorno de hiperatividade.

6 - Aspectos neurobiológicos em aprendizagem e situações especiais.


Público-alvo: Educadores envolvidos no processo neurocientífico do ensino e aprendizagem.

Planejamento do Curso
8h às 10h
Fundamentos da anatomia, fisiologia e neuroquímica da aprendizagem.
. Estruturas anatômicas e fisiológicas da aprendizagem.
. Funções corticais superiores.

A Neurobiologia das dificuldades para a aprendizagem.
. Definição
. Fatores envolvidos na aprendizagem.

Intervalo: 10h às 10h15

10h15 às 12h
A Neurobiologia dos transtornos da aprendizagem da linguagem.
. Definição
. Classificação dos transtornos da linguagem

Aspectos neurobiológicos do transtorno de atenção.
. Aspectos e bases neurobiológicas.
. Etiologia

Almoço: 12h às 13h30

13h30 às 15h
Aspectos neurobiológicos do transtorno de hiperatividade.
. Aspectos neurobiológicos e comportamentais.
. Etiologia

Intervalo: 15h às 15h15

15h15 às 17h30
Aspectos neurobiológicos em Aprendizagem e situações especiais.
. Aspectos neurobiológicos do espectro.
. Etiologia

17h30 às 18h
Avaliação final


Breve currículo profissional:
Bióloga, Neurobióloga, Psicopedagoga, Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, Doutora em Teologia Social, Mestre em Psicanálise, Pós Graduada em Anatomia Humana, Especialista em Neurofisiologia Humana, Bioética e Didática do Ensino Superior.
Professora e Coordenadora do curso de Pós-graduação de Neurociência Pedagógica da Universidade Cândido Mendes, no Instituto a Vez do Mestre. Professora de Neurobiologia nos cursos de Pós graduação de Pedagogia IAVM. Professora de Fundamentos Neurobiológicos da Educação n curso de Pós graduação de Neuropsicologia do Instituto Segmetum, Faculdade de Artes e Educação do Paraná (Campus Salvador).Professora de Neurodidática da Universidade da Cidade no curso de Pós graduação de Direito. Professora da Graduação Politécnica e Pós- graduação da Universidade Estácio de Sá. Professora da Graduação do IBMR e professora do ensino fundamental e médio do Instituto Relvas.

Autora dos Livros:
Fundamentos Biológicos da Educação, editora WAK.
Neurociência e os Transtornos da Aprendizagem, editora WAK
Neurociência e Educação: gêneros e potencialidades na sala de aula,editora WAK



Data: 17 de Setembro de 2011 ( Sábado )

Local: Teatro do CIEE - Dom Pedro ll, 861 - Porto Alegre - RS

Horário: Início: 8:00 as 12hs e das 13:30 as 18:00hs - com intervalo para Coffee

Investimento: R$ 190,00 ou 2X de R$ 95,00 (com cheque ou Depósito Bancário) até dia 20 de Agosto.
Após: R$ 230,00, até 03 de Setembro.
Não faremos inscrição no local

Termo de Compromisso:
Não será aceito o cancelamento da inscrição solicitado após o sétimo dia da sua realização.
Apenas poderá ser feita a substituição de nomes, via carta assinada pelo inscrito
( De acordo com o Código de Defesa do Consumidor-Art. 49)



Inscrições e Informações: BIE LIVROS: Rua Giordano Bruno, 378 - Rio Branco - Porto alegre
Fone/Fax (51) 3331.5090 - 3019.4639 - E-mail: biecursos@terra.com.br
Depósito Bancário:
Banco Itaú- Agência 0602 - Conta Nº 37425-8

Nome: Gilberto Dufour (Comprovante de depósito por e-mail ou Fax, com ficha de inscrição).
Realização: Bie Cursos

--------------------------------------------------------------------------------

Ficha de Inscrição

Nome:

Profissão

Cidade:

E-mail:

Telefone