sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

UNIRITTER OFERECE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO



As aulas acontecem de abril de 2012 a julho de 2013 Os cursos de especialização vinculados ao curso de Pedagogia estão fundamentados nas linhas de pesquisa que integram a área da EDUCAÇÃO, a sa



Mais informações:


OBJETIVO

Estuda as contribuições da Psicanálise ao processo educacional, considerando aspectos intersubjetivos e intrapsíquicos e suas relações com a contemporaneidade.


COORDENAÇÃO

Prof.ª Me. Neusa Kern Hickel

PÚBLICO-ALVO

O curso destina-se a graduados, principalmente, em Educação, Saúde e Ciências Jurídicas. Profissionais egressos de outras áreas terão sua situação examinada caso a caso.


O CURSO

Período de realização: de abril de 2012 a julho de 2013 (aulas)

Horário das aulas: Segundas a Quintas- Feiras das 19h às 22h40min

Entrega da monografia: 3 meses após o término das disciplinas

Carga horária: 360 horas

Vagas: Mínimo: 18

SELEÇÃO: Análise curricular, participação em uma entrevista coletiva e entrevista individual quando indicada.


COMPOSIÇÃO CURRICULAR

Eixos e Disciplinas

Conceitos Fundamentais de Psicanálise e de Educação

Sujeito da Psicanálise e Educação

Desejo de Aprender

A dinâmica da Comunicação em Psicanálise

Desenvolvimentos Psicanalíticos depois de Freud: Winnicott, Bion e Lacan

Teorias Pedagógicas Contemporâneas

Seminário Integrado: Psicanálise e Educação I

Aluno, Professor e Aprendizagem

A função Materna e Paterna no Exercício da Atividade Educacional

Questões da Contemporaneidade

Relações de Aprendizagem

Problemas Emocionais e Psicopatologias

Seminário Integrado: Psicanálise e Educação II

Grupo e Instituição

Compreensão dos Dinamismos Grupais

Estudos Psicanalíticos das Instituições

Seminário Integrado: Psicanálise e Educação III

Metodologia de Pesquisa e TCC

Taxa de inscrição: R$ 50,00



INFORMAÇÕES

Campus Porto Alegre: de segunda a quinta-feira, das 9h às 22h, e sexta-feira, das 7h30min às 17h; com Anelise de Araújo Silva ou Luciana Gonçalves, pelo fone (51) 3027-7326.

E-mail: posgraduacao@uniritter.edu.br

Maiores informações no site:http://www.sbpdepa.org.br/vernoticia.asp?event=1&id=84

ESPECIALIZAÇÃO SÁBADOS QUINZENAIS EM TEORIA PSICANALÍTICA‏


Maiores informações no site: http://www.contemporaneo.org.br/portal/

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

E.PSI.B.A CURSOS A DISTÂNCIA 2012 - PROFª ALICIA FERNANDEZ - MATERIAL EM PORTUGUÉS ::


E.PSI.B.A.



ESPACIO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO-URUGUAYO



DIRETORA: Psp. ALICIA FERNÁNDEZ



Un espacio de formación, investigación e intervención en Psicopedagogía clínica



Mais uma vez segue convite aos interessados em os Cursos breves a distância 2012 de E.Psi.B.A., a cargo da Psp. Alicia Fernández e o Ps. Clínico Jorge Gonçalves da Cruz. Se realizam inteiramente através da Internet, mediante intercâmbio de emails entre os participantes e os professores do Curso. Sem horários prefixados, de tal forma que cada participante possa acompanhar o percorrido de acordo a seus interesses e disponibilidades.



Em 2012, estaremos oferecendo com material EM PORTUGUÊS os seguintes Cursos:



CURSO 1 : CURSO BREVE A DISTÂNCIA: AUTORIAS VOCACIONAIS



*DURAÇÃO: 2 meses - Inicio: 13/03/2012 Término: 14/05/2012



*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz



*CARGA HORÁRIA: 80 horas. Certificado impresso será emitido via correio postal.



CURSO 2: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH



*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 15/03/2012 Término: 15/05/2012



*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz



*CARGA HORÁRIA: 80 horas. Certificado impresso será emitido via correio postal



CURSO 3: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS



*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 16/03/2012 Término: 16/05/2012



*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz



*CARGA HORÁRIA: 80 horas. Certificado impresso será emitido via correio postal



Inscrições com valores especiais até 31/12/2011.



CURSOS BREVES A DISTÂNCIA com material em português:



CURSO 1: AUTORIAS VOCACIONAIS



IDEIAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGIA PARA O TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS:



.A autoria de pensamento como objeto do trabalho psicopedagógico.



. As autorias vocacionais e profissionais.



. Capacidade de escolher. O movimento entre escolher e decidir



.Eleger vs. Optar /Autorias vs. Orientação.



.Relações entre o desenvolvimento da capacidade atencional e a capacidade de creer/criando…”



.“A capacidade de creer/criando…” e sua importância no trabalho de autorias vocacionais.



.Diferenciação entre informação, conhecimento e saber, na era telemática.



.Aprender é historiar-se: Múltiplas biografias para projetar-se a um futuro. Propostas e recursos para trabalhar com crianças, adolescentes e adultos.



.Inteligência como “desadaptação criativa”. As diferenças como singularizantes.



.A potência atencional da alegria.



- A PROPOSTA DE AUTORIAS VOCACIONAIS, COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS.



.Promovendo autorias vocacionais nos contextos atuais.



.O por quê da proposta de Autorias Vocacionais.



Suas diferenças e contribuções a Orientação Vocacional.



- “PROJETO IDENTIFICATÓRIO” E “PROJETO VOCACIONAL/OCUPACIONAL” NOS CONTEXTOS ATUAIS.



-Podemos falar de “identidade profissional ou ocupacional”?. A construção identitária. Promovendo espaços de “heteroestima” .



- O NECESSÁRIO TRABALHO DE REENCONTRO COM A PRÓPRIA ELEIÇÃO VOCACIONAL DO PROFISSIONAL.



-Resgatando as autorias vocacionais do próprio profissional (psicopedagogo, docente, professor, psicólogo, terapeuta…).



-Procurando espaços de reencontro com nossas próprias eleições vocacionais, que nos permitam recuperar o entusiasmo e as alegrias iniciais



.Experiências com grupos de professores. O trabalho de promoção de autorias vocacionais entre os professores e profissionais.



.Questionamento à denominada “Síndrome de Burn-out”.



- RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS. APRESENTAÇÃO DE FERRAMENTAS, PROPOSTAS DE TRABALHO E EXPERIÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS NO TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS.



.Como propiciar a capacidade de eleger.



.Do impossível à decisão passando pelo possível e o provável.



.SPA (Situação Pessoa Aprendendo), SPB (Situação Pessoa Brincando) e SPT (Situação Pessoa Trabalhando).



.“Sair pela porta das decisões”.



CURSO 2: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO “DIAGNÓSTICO” DE TDA/THDA





· O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade).



· Contextos sócio-culturais e a atencionalidade: Um enfoque crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infância e da adolescência.



· Crianças e adolescentes: desatentos ou desatendidos?. A sociedade desatenta e hiperativa: medica o que produz.



· A capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica. A aprendizagem da capacidade de atender. Capacidade de atender em sua relação com a capacidade lúdica. Atender e aprender. Capacidade de atender e ambiente facilitador do brincar



· Como se atende ao objeto de conhecimento?.O atender, a inteligência e o criar. Ato criativo. .Atencionalidade e criatividade.



· Atenção, construção e história. Lembrar e atender.



· “Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção: A que chamamos diagnóstico psicopedagógico clínico? As perturbações na aprendizagem expressam uma mensagem que sempre é singular.



· Diagnosticar ou rotular? O que determina o abuso no “diagnóstico” de TDA e a sobre-medicação?



· Corpo, aprendizagem e ato criativo na era telemática. Corporalidade e subjetivação. Questões de gênero e atencionalidade.



· Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”. Mudanças na modalidade de percepção na era telemática. Transformação dos modos de representação na era telemática. .Representação do tempo. Representação do espaço. Representação do corpo. Jogos eletrônicos e espaços do brincar. Corporeidade e subjetivação. Os “corpos-caderno”.



· Contribuições psicopedagógicas para pensar e intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” e da “atividade” pensante. Apostando promover a atividade pensante em lugar das hiperatividades e os déficits.



· Intervenções psicopedagógicas com meninos/as, pais e professores.



· Promovendo caminhos de autoria ante os novos modos atencionais. Mudar os modos de investigar. A queixa é o lubrificante da máquina inibitória Questões de gênero, era telemática e atencionalidade. .Novos modelos familiares e variações nas modalidades atencionais.



· Apresentação da Investigação S.P.P.A. “Situação Pessoa Prestando Atenção”: Investigação psicopedagógica tendente a explorar as novas modalidades atencionais nas crianças, adolescentes e adultos. Em funcionamento desde o ano 2000 com a participação de 50 investigadores de diferentes países.



Apresentamos material clínico e Entrevistas SPPA: como ferramenta diagnóstica e de intervenção psicopedagógica em torno das vicissitudes da capacidade atencional.



CURSO 3: PUBERTADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS.





-CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA:



-Quais novos modos de “adolescer”-crescer- estão inventando os púberes de hoje para tramitar o adolescer –padecer- dos contextos atuais?.



- Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”).



- Condutas temerárias em contextos urbanos hostilizantes (esportes radicais, parkour...). Buscas de sentido em contextos de ruptura e reconfigurações dos laços sociais.



-“Pichações”, Blogs… O que e como escrevem os adolescentes fora da Escola?.



- Adolescer na era da “ética do êxito” (ou "Nos ensinam a escalar até o nada").



- Fotologs e redes sociais na Internet. Uma leitura psicopedagógica.



- A necessidade de fazer pensáveis estes contextos e as particulares condições de subjetivação que imprimem, desde uma perspectiva psicopedagógica.



-OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leitura Psicopedagógica:



-Construção do “nós”. O grupal. Função subjetivante de “os/as amigos/as”.



- Construir-se um passado para projetar-se ao futuro.



-O aprender como um modo de se re-situar frente ao passado.



- Do brincar ao trabalhar passando pelo aprender: uma travessia de descontinuidades.



- Da casa à rua (ou do familiar ao extra-familiar).



- Reconstrução e re-significação das primeiras aprendizagens. As aprendizagens paradigmáticas da Primeira Infância se reconstroem na adolescência instalando-se no social. A “Adolescência” como oportunidade para resgatar a potência criativa dessas aprendizagens da primeira infância.



-IDEÍAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGÍA:



- autoria de pensamento e os trajetos da adolescência.



-“Modalidades de ensino” e “Modalidades de aprendizagem. Que modalidades ensinantes predominam no mundo extra-familiar dos adolescentes?



-Dispositivo de análise psicopedagógico: Posições ensenantes feridoras. Modalidades ensinantes facilitadoras. Ambiente facilitador da autoria de pensamento.



-A inteligência como desadaptação criativa.



- Sair da queixa paralisante para propiciar autorias que permitam desativar o tédio.



- O processo adolescente em seus potenciais de transformação e criação.



-INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS POSSIVEIS:



-Repensando nossas práticas ante as problemáticas atuais. Intervenções clínico-psicopedagógicas com púberes e adolescentes.



- Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência?



-Reposicionar-nos ante a diversidade: propiciando espaços grupais nos que o fustigamento entre pares não possa crescer.



MODALIDADE DOS CURSOS: Se realizam inteiramente através da Internet, sem horários prefixados.



De acordo a um cronograma se enviam por email os materiais dos Cursos. A partir da leitura cada participante pode enviar por email consultas aos autores/professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz, que responderão também por email dando lugar a um intercâmbio em torno dos materiais.

Classe virtual: Durante o curso, o participante terá acesso a materiais complementários sobre o tema (em português ou espanhol) em formato audiovisual, tais como imagens, vídeos, artigos, apresentações em formato PowerPoint e mapas conceituais.

Os participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão ingressar à Aula Virtual de nosso site web. Podem ingressar ao site no momento em que desejem. Não trabalhamos com fóruns de discussão e chats.



AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS: Psicopedagoga ALICIA FERNÁNDEZ e Psicólogo clínico JORGE GONÇALVES DA CRUZ



Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama. .Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada”, “A mulher escondida na professora”, “O saber em jogo”, “Os idiomas do aprendente” e “Psicopedagogia em Psicodrama”, editadas em espanhol e português. Docente na Universidad de Buenos Aires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e Professora Titular das materias “Diagnóstico Psicopedagógico” e “Tratamento Psicopedagógico” da Universidad del Salvador (Faculdade de Psicopedagogia). Docente convidada em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa. Fundadora e co-diretora de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio. Coordenação de grupos de formação de profissionais das áreas de saúde e educação em diversas cidades da Argentina, do Uruguay, do Brasil e de Portugal.



.Título Membro Honorário da Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.



Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico, psicodramatista. Psicoterapeuta. Docente na Universidad de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia). Docente convidado em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa..Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A. Assessor de numerosas instituições educativas.



Os professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz, coordenam há 8 anos a Investigação S.P.P.A.: SITUAÇÃO PESSOA PRESTANDO ATENÇÃO, que se aboca a explorar as modalidades atencionais nos contextos atuais tendendo a gerar uma reconceitualização do conceito tradicional de “atenção” e de “hiperatividade” que propicie ferramentas de reflexão e intervenção psicopedagógicas, estendidas no campo clínico e educativo. Dita Investigação conta com a participação em rede de 50 profissionais residentes em diversos países de América e Europa.



AVALIAÇÃO: Os Cursos não incluem instâncias de avaliação. Uma vez concluídos os Cursos quem desejar poderá enviar um artigo de sua autoria, redatado a partir dos Cursos. Entre as produções recebidas se selecionará uma que será publicada no site WWW.epsiba.com



CERTIFICAÇÃO Um certificado impresso será enviado via correio postal. Certificados expedidos por EPsiBA. como curso livre. Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária (80 horas), assinatura dos professores do curso (Alicia Fernández – Jorge Gonçalves da Cruz) e dados de EPsiBA .



IDIOMA: Os Módulos teóricos são enviados em português ou espanhol, segundo a preferência do participante. A partir da leitura os participantes podem enviar suas consultas em português ou em espanhol (já que os professores lêem nos dois idiomas). Os professores respondem por email em espanhol.



PÚBLICO ALVO: Estudantes e profissionais de Pedagogía, Psicopedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e Licenciaturas. Professores,educadores, diretores de escolas, orientadores educacionais e demais profissionais que desde outras disciplinas se interessem pelas temáticas a abordar.



Requisitos necessários: Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber enviar e-mail (se enviam por email os materiais dos Cursos e intercâmbio por email) e navegar pela internet .



VALORES especiais até 31/12/2011 (em Reais)



.Curso 1 “Autorias vocacionais”: Investimento total de R$ 320,00 à vista (ou 2 parcelas de R$ 170*)



.Curso 2 “TDA”: investimento total de R$ 300,00 à vista (ou 2 parcelas de R$ 160*)



.Curso 3 “Adolescência”: investimento total de R$ 310,00 à vista (ou 2 parcelas de R$ 165*)



*primeira parcela até 31/12/11 - segunda parcela até 10/03/2012,



Descontos (não acumulativos)



-2 o 3 cursos: 15% de desconto



-Associados da ABPp-RJ (seção Rio de Janeiro), ABPp Seção-Brasilia, ABPp-Es (núcleo Espírito Santo) y ABPp- RS (Rio Grande do Sul): terão 15% de desconto .



Procedimentos de efetivação de inscrição:



1) Em Brasil: efetivar o pagamento relativo à inscrição: depósito bancário, transferência ou depósito on-line em Reais no Banco Itaú (total ou primeira parcela):



Banco Itaú - Banco 341 (Itau Unibanco S.A.)

Ag. 0067 - CC: 72784-2

Titular: Alicia Tereza G. F. Goncalves

CPF 631.558.000-97



2) Enviar via e-mail seus dados e comprovante de pagamento a: epsiba@epsiba.com e espacioepsiba@gmail.com



1) Nome;

2) E-mail 1;

3) E-mail 2;

4) Telefone;

5) Fax;

6) Endereço completo/ Cidade de residência /Estado/CEP;

7) Formação e /ou estudos em curso;

8) Curso pretendido;

9) É sócio da ABPp?

10)Depósito/ transferência: Enviar comprovante ou informar dados do pagamento: data, Valor, Nº. Caixa Eletrônico, Depósito (CEI/DOC/TBI/DI) Nº



Enviaremos confirmação para o seu e-mail.



INFORMAÇÕES: Através do email epsiba@epsiba.com ou espacioepsiba@gmail.com informando: nome, profissão, cidade de residência e nome do Curso de seu interesse.



Podem consultar mais informações sobre estas e outras propostas em: www.epsiba.com



CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA - MATRÍCULAS ABERTAS!‏

Pós-Graduação 2012 Contemporâneo (Médicos e Psicólogos)



TEORIA PSICANALÍTICA E AS PSICOTERAPIAS NA IDADE ADULTA

Porto Alegre/CIPT

... (51) 3019-5344

http://www.contemporaneo.org.br/

ensino@contemporaneo.org.br

735 horas, 3 anos


TEORIA PSICANALÍTICA E AS PSICOTERAPIAS DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

Porto Alegre/CIPT

(51) 3019-5344

http://www.contemporaneo.org.br/

ensino@contemporaneo.org.br

735 horas, 3 anos


PSICODIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA (SOMENTE PARA PSICÓLOGOS)

Porto Alegre/CIPT

(51) 3019-5344

http://www.contemporaneo.org.br/

ensino@contemporaneo.org.br

400 horas, 2 anos


PSICANÁLISE DAS CONFIGURAÇÕES VINCULARES (SOMENTE PARA PÓS-GRADUADOS)

Porto Alegre/CIPT

(51) 3019-5344

http://www.contemporaneo.org.br/

ensino@contemporaneo.org.br

400 horas, 2 anos



TEORIA PSICANÁLITICA E A CLÍNICA PSICOTERÁPICA

Porto Alegre/CIPT

(51) 3019-5344

http://www.contemporaneo.org.br/

ensino@contemporaneo.org.br

486 horas, 3 anos



Curso: "ATUALIZAÇÃO EM AUTISMO INFANTIL"‏

Curso de Verão:



"ATUALIZAÇÃO EM AUTISMO INFANTIL"


Ministrante: MS. Carla Guterres Graña Crfa-RS 6614

Data: 20 de Janeiro (Manhã – 9h até 12h e Tarde - 14h até 16h)

Local: Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade

- Rua Casemiro de Abreu, 651.

- Fone: 30195340/ 30195344

http://www.contemporaneo.org.br/

newsletter@contemporaneo.org.br

Valor: R$ 90,00


PROGRAMA:


- As principais características do Autismo:

- O espectro autista e seus graus de funcionamento;

- Como e o quê avaliar nos casos de suspeita de Autismo;

- As últimas pesquisas e achados genéticos em Autismo;

- A intervenção precoce com pais e bebês e a psicanálise francesa;

- O tratamento dos casos de Autismo Infantil;

BOQUINHAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


A proposta atual de Boquinhas na Educação Infantil é favorecer a aquisição da leitura e escrita, em estágios iniciais desse desenvolvimento, com crianças de 4 a 6 anos, oferecendo-lhe subsídios consistentes e diversificados, com enfoque multissensorial, fono-vísuo-articuatório, ou seja, som/letra/boquinha. É fundamental que o educador conheça os sons da fala (fonemas) e suas respectivas Boquinhas (articulemas), bem como os processos de consciência fonológica, fonêmica, processamento auditivo e visual, coordenação vísuo-motora, orientação vísuo-espacial e desenvolvimento cognitivo, para que possa promover o início do aprendizado da leitura e escrita.


O Método das Boquinhas, aprovado como Tecnologia Educacional pelo MEC em dez/09 é de fácil aplicabilidade e compreensão e já tem sido utilizado em salas de aula com todas as crianças, alunos comuns e outros com necessidades especiais, trazendo grande e positivo impacto sobre os resultados na aprendizagem e autoestima do professor e do aluno. Resultado semelhante tem sido observado na terapêutica clínica.



Público Alvo:

Professores de educação infantil, ensino fundamental, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos educacionais, fonoaudiólogos envolvidos com a educação.

Objetivos Específicos:

- Conhecer o desenvolvimento neuropsicomotor normal de uma criança.

- Conhecer as alterações mais comumente apresentadas.

- Conhecer os pré-requisitos necessários à aquisição do letramento.

- Conhecer os padrões fono-vísuo-articulatórios (fonema/grafema/articulemas).

- Aplicar o Boquinhas na Educação Infantil, favorecendo a aquisição da leitura e escrita.

- Jogar e vivenciar cada jogo, conhecendo a performance esperada para diferentes faixas etárias.

Conteúdo Programático:

- O trabalho integrado entre escola/pais/profissionais;

- Os pré-requisitos neuropsicológicos para a aquisição do letramento;

- O treino da consciência fonológica/fonêmica/fonoarticulatória;

- Os processamentos auditivo e visual central;

- As habilidades vísuo-motoras e têmporo-espaciais;

- O desenvolvimento cognitivo;

- A disciplina e limites em sala de aula.

- Aquisição do letramento;

- Métodos de alfabetização;

- Sondagens de escrita segundo Ferreiro e Teberosky;

- Treino dos articulemas (boquinhas);

- Exercícios dos livros em sala de aula.

- Exercícios dos livros em sala de aula;

- Análises de crianças.

-Conhecer os objetivos dos Jogos:

- Dominó de Vogais;

- Dominó de Rimas;

- Dominó de Surdas/Sonoras;

- Dominó de Sílabas Complexas;

- Loto de Vogais;

- Loto de Consoantes e Categorias Semânticas;

- Caça Palavras;

- Memória de Letra Inicial;

- Memória de Sílaba Inicial;

- Lince.

- Remata

- Boca Certa


-Jogar e vivenciar cada jogo;

-Conhecer a performance esperada para diferentes faixas etárias.

-Conhecer os possíveis desequilíbrios, associando-os aos déficits esperados;

-Discutir novas formas de utilização de cada jogo.

DATA:

30 e 31 de Março de 2012

HORA:

Sexta-feira (30/03/2012): das 13:30h às 21:30h - com intervalo para Coffee

Sábado (31/03/2012): das 8:30h às 18h - com intervalo para Coffee

TOTAL: 12h de curso

LOCAL: Teatro do CIEE - Dom Pedro ll, 861 - Porto Alegre - RS


INVESTIMENTO:

ATÉ 04 FEVEREIRO...................210,00 - Em até 2X no cheque

ATÉ 10 MARÇO...........................250,00 - Em até 2X no cheque

APÓS 10 MARÇO........................340,00 -Em até 2X no cheque

Prazo de inscrição: Até dia 17 de Março de 2012 - Não faremos inscrições no local

Termo de Compromisso:

Não será aceito o cancelamento da inscrição solicitado após o sétimo dia da sua realização.

Apenas poderá ser feita a substituição de nomes, via carta assinada pelo inscrito

( De acordo com o Código de Defesa do Consumidor-Art. 49)

Inscrições e Informações:

BIE LIVROS: Rua Giordano Bruno, 378 - Rio Branco - Porto alegre

Fone/Fax (51) 3331.5090 - 3019.4639 - E-mail: biecursos@terra.com.br

Depósito Bancário:

Banco Itaú- Agência 0602 - Conta Nº 37425-8

Nome: Gilberto Dufour (Comprovante de depósito por e-mail ou Fax, com ficha de inscrição).

Realização: Bie Cursos



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Ficha de Inscrição

Nome:

Profissão:

Cidade:

E-mail:

Telefones:








terça-feira, 10 de janeiro de 2012

TRI 2012 PROFESSORES

Documentação necessária - 2012Inscrições a partir de 16 de janeiro

1. Os professores devem apresentar os seguintes documentos, legíveis e sem rasuras:
1.1. Cópia da Carteira de Identidade;
1.2. Cópia do CPF/CIC
1.3. Cópia do contracheque atualizado (exceto de 13º salário e férias), comprovando que exerce a função de professor e que não recebeu vale-transporte. Os professores da rede privada que não têm o cargo discriminado no contra-cheque deverão apresentar cópia da Carteira de Trabalho, das páginas onde conste dados de identificação e contratação como professor. Os professores da rede municipal de outro município que não têm o cargo descriminado no contra-cheque devem apresentar cópia da nomeação como professor.
OBS.: O atestado que comprova a função como professor não será mais aceito.
1.4. Uma foto 3x4 recente.
1.5. Na hipótese de estrangeiro residente no país, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou de seu protocolo e da tela de acompanhamento do Sistema Nacional de Cadastro de Registro de Estrangeiros (SINCRE).

2. Para renovação:
2.1. Apresentar cartão escolar à entidade representativa para receber etiqueta adesiva referente ao exercício de 2012;
2.2. Cópia do contra-cheque atualizado (exceto de 13º salário e férias), comprovando que é professor e que não recebeu vale-transporte. Os professores da rede municipal, além do contra-cheque, devem apresentar cópia da nomeação para comprovação da docência;
2.3. Cópia do cartão escolar.

3. Custos para encaminhar a primeira e segunda vias:
3.1. Associados do Sinpro/RS com mensalidades em dia: 1ª via: 8 passagens escolares / 2ª via: 12 passagens
3.2. Não Associados: 1ª e 2ª vias: 12 passagens escolares

4. Quantidade de passagens:O preenchimento da declaração para retirada de uma quantidade superior a 75 passagens deverá ser feito diretamente na Ficha de Inscrição de Beneficiário (FIB) da entidade credenciada – SINPRO-RS – e está restrita aos usuários que:
4.1 – Necessitam usar duas linhas de ônibus para se deslocar de sua residência até o local do trabalho;
4.2 - Desenvolvam suas atividades em duas sedes de um mesmo estabelecimento, fornecendo declaração assinada e carimbada pelo diretor da instituição de ensino;
4.3 – Desenvolvam suas atividades em mais de um estabelecimento de ensino – devem fornecer declaração assinada e carimbada pelos diretores dos estabelecimentos de ensino.

Locais e horáriosA ficha de inscrição e registro e a documentação necessária para confecção da Carteira Escolar de 2012, devem ser entregues no Sinpro/RS, no setor de Convênios do Sinpro/RS (Av. João Pessoa, 919 – Bairro Farroupilha – Porto Alegre RS).Horário de atendimento do Setor de Convênios: De segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h.
Maiores informações no site: http://www.sinprors.org.br/convenios/pas_escolar.asp

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

CURSOS DE EXTENSÃO FAPA

Cursos 2011/2

O LÚDICO NA POESIA INFANTIL DO RIO GRANDE DO SUL
Carga Horária: 40 horas
Funcionamento: 16, 23 e 30 de março, 13 e 27 de abril, 04, 11, 18 e 25 de maio, 01 de junho de 2012.


Educação Inclusiva: práticas pedagógicas e cotidiano escolar
Carga Horária: 40 horas
Funcionamento: 17, 24 e 31 de março, 14 e 28 de abril, 05, 12, 19 e 26 de maio, 02 de junho de 2012.

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS INTERFACES DA OBJETIVIDADE E DA SUBJETIVIDADE.
Carga Horária: 40 horas
Funcionamento: 04, 11, 18 e 25 de maio, 01, 15, 22 e 29 de junho, 06 e 13 de julho de 2012.

Clínica Psicomotora e Problemas de Aprendizagem na Educação do Século XXI
Carga Horária: 24 horas
Funcionamento: 17, 24 e 31 de março, 14 e 28 de abril, 05 de maio de 2012.


A Arte de Ensinar Brincando
Carga Horária: 36 horas
Funcionamento: 17, 24 e 31 de março, 14 e 28 de abril, 05, 12, 19 e 26 de maio de 2012.

TCC: estrutura, elaboração e orientações para apresentação em banca examinadora
Carga Horária: 16 horas
Funcionamento: 02, 09, 16 e 23 de junho de 2012.

Folder do curso: Recrutamento, Seleção e Acompanhamento de Pessoal
Carga Horária: 20 horas
Funcionamento: 05, 12, 19 e 26 de maio e 02 de junho de 2012.

Gestão e Liderança de Equipes
Carga Horária: 20 horas
Funcionamento: 10, 17 e 24 de abril, 08 e 15 de maio de 2012.

BASES DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO I
Carga Horária: 20 horas
Funcionamento: 17, 24 e 31 de março, 14 e 28 de abril de 2012.

Gestão de Projetos: Construindo sua própria metodologia
Carga Horária: 40 horas
Funcionamento: 14 e 28 de abril, 05, 12, 19 e 26 de maio, 02, 16, 23 e 30 de 2012.

Gestão de Emoções nas Organizações
Carga Horária: 20 horas
Funcionamento: 27 de abril, 04, 11, 18 e 25 de maio de 2012.

Transtornos de Aprendizagem: da teoria à prática clínica e escolar
Carga Horária: 40 horas
Funcionamento: 16, 23 e 30 de abril, 07, 14, 21 e 28 de maio, 04, 11 e 25 de junho de 2012.

Palestina e Oriente Médio Atual: mito e realidade
Carga Horária: 40 horas
Funcionamento: 14 e 28 de abril, 05, 12, 19 e 26 de maio, 02, 16, 23 e 30 de junho de 2012.

Transtornos Mentais e do Comportamento na Infância e na Adolescência: Implicações no Âmbito Escolar
Carga Horária: 40 horas
Funcionamento: 17 e 24 de abril, 15, 22 e 29 de maio, 05, 12, 19 e 26 de junho, 03 de julho de 2012.

A LITERATURA MALDITA NO OCIDENTE - II
Carga Horária: 40 horas
Funcionamento: 31 de março, 14 e 28 de abril, 05, 12, 19 e 26 de maio, 02, 09 e 16 de junho de 2012.

CURSO BÁSICO DE LIBRAS – MÓDULO III
Carga Horária: 60 horas
Funcionamento: 17, 24 e 31 de março, 14 e 28 de abril, 05, 12, 19 e 26 de maio, 02, 09, 16, 23, 30 e 07 de julho de 2012.

CURSO BÁSICO DE LIBRAS – MÓDULO I
Carga Horária: 60 horas
Funcionamento: 17, 24 e 31 de março, 14 e 28 de abril, 05, 12, 19 e 26 de maio, 02, 09, 16, 23 e 30 de junho, 07 de julho de 2012.

International English VII
Carga Horária: 51 horas
Funcionamento: 17, 24 e 31 de março, 14 e 28 de abril, 05, 12, 19 e 26 de maio, 02, 09, 16, 23 e 30 de junho, 07, 14 e 21 de julho de 2012.

International English VI
Carga Horária: 51 horas
Funcionamento: 21, e 28 de março, 04, 11, 18 e 25 de abril, 02, 09, 16, 23 e 30 de maio, 06, 13, 20 e 27 de junho, 04 e 11 de julho de 2012.

International English V
Carga Horária: 51 horas
Funcionamento: 17, 24 e 31 de março, 14 e 28 de abril, 05, 12, 19 e 26 de maio, 02, 09, 16, 23 e 30 de junho, 07, 14 e 21 de julho de 2012.

International English lV
Carga Horária: 51 horas
Funcionamento: 21 e 28 de março, 04, 11, 18 e 25 de abril, 02, 09, 16, 23 e 30 de maio, 06, 13, 20 e 27 de junho, 04 e 11 de julho de 2012.

International English lll
Carga Horária: 51 horas
Funcionamento: 17, 24 e 31 de março, 14 e 28 de abril, 05, 12, 19 e 26 de maio, 02, 09, 16, 23 e 30 de junho, 07, 14 e 21 de julho de 2012.


International English ll
Carga Horária: 51 horas
Funcionamento: 21 e 28 de março, 04, 11, 18 e 25 de abril, 02, 09, 16, 23 e 30 de maio, 06, 13, 20 e 27 de junho, 04 e 11 de julho de 2012.

International English l
Carga Horária: 51
Funcionamento: 17, 24 e 31 de março, 14 e 28 de abril, 05, 12, 19 e 26 de maio, 02, 09, 16, 23 e 30 de junho, 07, 14 e 21 de julho de 2012.

International English l
Carga Horária: 51 horas
Funcionamento: 21 e 28 de março, 04, 11, 18 e 25 de abril, 02, 09, 16, 23 e 30 de maio, 06, 13, 20 e 27 de junho, 04 e 11 de julho de 2012.

Estudos da linguagem – leitura, compreensão e produção textual
Carga Horária: 40 horas
Funcionamento: 31 de março, 14 e 28 de abril, 05, 12, 19 e 26 de maio, 02, 09 e 16 de junho de 2012.

ESPAÑOL PARA INICIANTES – I
Carga Horária: 51 horas
Funcionamento: 17, 24 e 31 de março, 14 e 28 de abril, 05, 12, 19 e 26 de maio, 02, 09, 16, 23 e 30 de junho, 07, 14 e 21 de julho de 2012.

Espanhol III
Carga Horária: 51 horas
Funcionamento: 17, 24 e 31 de março, 14 e 28 de abril, 05, 12, 19, e 26 de maio, 02, 09, 16, 23 e 30 de junho, 07, 14 e 21 de julho de 2012.

Reflexões sobre a África Islâmica
Carga Horária: 36 horas
Funcionamento: 05, 12, 19, e 26 de maio, 02, 09, 16, 23, e 30 de junho de 2012.

A História e seus teóricos
Carga Horária: 40 horas
Funcionamento: De 30 de março de 2012 a 29 de maio de 2012.

Perspectivas Sobre a Narrativa: A Construção Social e Subjetiva da Experiência
Carga Horária: 40 horasFuncionamento: 28 de abril, 05, 12, 19 e 26 de maio, 02, 09, 16, 23 e 30 de junho de 2012.

Maiores informações no site: http://www1.fapa.com.br/php/extensao.php

EDUCAÇÃO CONTINUADA PUCRS

Especialização em Psicomotricidade Escolar
Modalidade: Presencial
Tipo: Especialização
Inscrição: 29-11-2011 até 30-03-2012
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto
A Psicomotricidade, em franco crescimento no Brasil, vem interagindo comas demais ciências da saúde e educação, fazendo jus à exigência de ... http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/educon/index/posgraduacao/cursosEspecializacao/curso?cd_curso=234


Maiores informações no site: http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/educon/index

CURSOS DE EXTENSÃO



AGENDA


Cursos - 4 de janeiro de 2012Curso -
Contribuições Teóricas de Hartmann para Psicoterapia Psicanalítica
Local: Porto Alegre/RS
Informações:Fone: (51) 3209.6524E-mail: esipp@esipp.com.br
Cursos - 4 de janeiro de 2012Curso -


Psicopatologia - Psicoses, Neuroses e Transtornos de Personalidade
Local: Porto Alegre/RS
Informações:Fone: (51) 3209.6524E-mail: esipp@esipp.com.br


Cursos - Inscrições até 4 de janeiro de 2012
Curso de Extensão "A Escuta na Psicanálise"
Local: Porto Alegre/RS
Informações:Fone: (51) 3320.3727Site: http://www.crprs.org.br/www.pucrs.br/educacaocontinuada


Conferências - 5 de janeiro de 2012
Conferência "Las Transferencias En El Campo Analitico - Narcisista, Edipica, Fraterna Y La Amistad De Transferencia"
Local: Porto Alegre/RS
Informações:Fone: (51) 3224.3340Site: http://www.crprs.org.br/www.sppa.org.br


Cursos - 16 a 19 de janeiro de 2012
Curso - Crianças e Adolescentes em Psicoterapia
Local: Porto Alegre/RS

Informações:
Fone: (51) 3326.1097
E-mail: recepcao@prontamente.com.br
Site: www.prontamente.com.br

Maiores informações o site: http://www.crprs.org.br/agenda.php