quinta-feira, 31 de março de 2011

Educação e ludicidade para recriar um mundo melhor a todos

Palestrante: Tânia Ramos Fortuna

Data: 18 de outubro de 2011, terça-feira

Horário: 19h30min

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.
Entrada franca

UNIRITTER- PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA & SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL ::‏




Maiores informações no site: http://www.uniritter.edu.br/

Cursos de extensão: Psicopedagogia e Psicanálise‏

Cursos de Extensão 2011



-Atualização em Desenvolvimento

Coordenadora: Angela Piva e Maria Alice Targa


-Teoria Psicanalítica do Self

Coordenação: Cesar Bastos


-A Obra de Edgar Morin

Coordenação: Cesar Bastos


-Psicanálise e Cinema

Coordenação: Carlos Marcírio Naumann Machado


-Leitura dos Seminários de Lacan

Coordenação: Roberto Graña


-Teoria e Clínica Psicanalítica em Winnicott

Coordenação: Roberto Graña


-Psicanálise e Psicopedagogia

Coordenação: Anelise Delpino da Silva


-Psicanálise e Fonoaudiologia

Coordenadora: Carla Graña


-Curso Interdisciplinar em Transtornos Alimentares e Obesidade

Coordenadora: Maria Isabel Mattos


-Obra de Freud

Coordenação: Eliane Nogueira


-Textos Sociais de Freud

Coordenação: Angela Girardi


-Oficina Literária

Coordenação: Alcy Cheuíche



Maiores informações 3019-5344 ou pelo e-mail ensino@contemporaneo.org.br Site: http://www.contemporaneo.org.br/php/home.php

terça-feira, 29 de março de 2011

Curso Começando na Clinica‏




TERCEIRA EDIÇÃO - COMEÇANDO NA CLÍNICA: COMO EU FAÇO


O Atendimento Psicoterápico, especialmente o psicanalítico, não se reduz a leitura de seus conceitos. Exige que se “recorde, repita e elabore” a experiência sempre inaugural da clínica cotidiana, no atendimento com o paciente e em nossa própria análise. A PSICOTERAPIA não se mantém com receitas, não se submete ao manual. A CLÍNICA COM PACIENTE exige debate, elaboração e prática DESSA RELAÇÃO.

OBJETIVOS
O curso se destina a todos que começando a Clínica disponibilizam suas angústias e inquietudes para crescer tecnicamente, compartilhar experiências e ouvir de pessoas mais experientes como eles fazem.

CONTEÚDO
O curso abordará o atendimento de crianças, adolescentes e adultos, com as seguintes temáticas:
1. Entrevistas iniciais
2. Diagnóstico
3. Aliança terapêutica

COORDENADORES

Criança
Aline Leite Kloeckner
Iara Camaratta Anton
Magda Barbieri Walz
Maria da Graça Kern Castro

Adolescente
Cesar Augusto Antunes
Julio César Walz
Mary Georgina Boeira da Silva
Susana Magalhães Beck

Adulto
Ana Paula Terra Machado
Flávio de Souza
Paulo Picarelli

QUANDO
Sábados das 9h às 12h e supervisão coletiva, uma vez por mês, quintas às 20h30min.
16 e 30 ABRIL - 12, 14 e 28 MAIO - 09, 11 e 25 JUNHO/2011

INVESTIMENTO
Profissional sócio do IWB 3 X R$ 100,00
Profissional não sócio 3 X R$ 150,00
*Estudantes de Graduação 3 X R$ 135,00

VAGAS LIMITADAS

Rua Pedro Pieretti 80
Jd. Botânico – Porto Alegre
51 3319-7665 3384-2765
Mais informações no site: http://www.institutowilfredbion.com.br/comofaco.php

CURSOS A DISTÂNCIA 2011 :: ESPAÇO PSICOPEDAGÓGICO DE BUENOS AIRES

E.PSI.B.A. - ESPAÇO PSICOPEDAGÓGICO DE BUENOS AIRES ESPAÇO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO-URUGUAYO DIRETORA: Psp. ALICIA FERNÁNDEZ Maiores Informações: www.epsiba.com Contato: epsiba@epsiba.com aliciafernandezpsicopedagoga@gmail.com espacioepsiba@gmail.com CURSOS BREVES A DISTÂNCIA EPSIBA – 2011 CURSO 1: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: AUTORIAS VOCACIONAIS (Inicio: 08/04/11) CURSO 2: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: NOVAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA - CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO DIAGNÓSTICO DE TDA/TDAH (Inicio: 12/04/11) CURSO 3: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS - CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS (Inicio: 14/04/11) VALOR (em reais): Investimento após 26/03/2011: -Curso 1 “Autorias vocacionais”: investimento toral de R$ 290,00 à vista (ou 2 parcelas de R$ 170*) -Curso 2 “TDA”: investimento total de R$ 250,00 à vista (ou 2 parcelas de R$ 140*) -Curso 3 “Adolescência”: investimento total de R$ 270,00 à vista (ou 2 parcelas de R$ 155*) *primera parcela até 06/04/11 - segunda parcela até 06/05/11 Descontos: - Associados da ABPp-RJ (RJ) , ABPp-ES (ES) ou ABPp-RS (RS) que estiverem em dia com a semestralidade: terão 15% de desconto. PROCEDIMENTO DE EFETIVAÇÃO DE INSCRIÇÃO 1) Até 06/04/11: enviar via e-mail para epsiba@epsiba.com ou espacioepsiba@gmail.com, os dados abaixo: I) Nome II) E-mail III) Telefone/FAX IV) Endereço completo/ Cidade de residência/UF/CEP V) Formação e/ou estudos em curso VI) Curso(s) pretendido(s) VII) Sócio da ABPp-RJ, ABPp-ES ou ABPp-RS(nº carteirinha)? VIII) Depósito/Transferência: Enviar comprovante (ou informar dados do pagamento: data, Valor, nº Caixa Eletrônico, nº Depósito(CEI/DOC/TBI/DI)) 2) Efetuar depósito bancário, depósito on-line ou transferência em Reais no Banco Itaú. (total ou parcelas): Banco Itaú Ag: 0067 CC: 72784-2 Titular: Alicia Tereza G. F. Goncalves CPF: 631.558.000-97 Certifique-se que seu e-mail de contato está correto, pois você receberá a confirmação de sua inscrição por este e-mail. Ficamos à disposição para eventuais esclarecimentos que se façam necessários. Carhué 436 – Cidade de Buenos Aires - Argentina Fone/fax: (005411) 4641 0272

segunda-feira, 28 de março de 2011

2 de abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo‏

Autismo faz com que estas pessoas sintam o mundo de forma diferente da maioria das outras pessoas. É difícil para as pessoas com autismo falar com os outros e se expressar com palavras. Pessoas com autismo geralmente guardam seus sentimentos para si mesmos e muitos não podem se comunicar plenamente sem ajuda especial. Eles também podem reagir ao que está acontecendo ao seu redor de forma inusitada. Ruidos normais podem realmente incomodar alguém com autismo - tanto que a pessoa cobre seus ouvidos. Autistas, frequentemente, não conseguem fazer amizade tão facilmente como os outros. Mas elas precisam de amigos tanto quanto você. O autismo faz com que pessoas se comportem de modo incomum. Eles podem balançar as mãos, repetir algumas palavras várias vezes, terem crises de birra, ou brincar apenas com um determinado brinquedo. A maioria das pessoas autistas não gosta de mudanças nas rotinas. Eles gostam de fazer as coisas sempre da mesma maneira. Eles também podem insistir que os seus brinquedos ou outros objetos sejam arrumados de uma determinada maneira e ficar chateados se são mudados de lugar. Se alguém tem autismo, o cérebro desta pessoa tem um problema numa função importante que é dar sentido ao mundo. Todos os dias, seu cérebro interpreta as imagens, sons, cheiros e outras sensações que você experimenta. Se seu cérebro não conseguisse ajudá-lo a compreender essas coisas, você teria dificuldade para falar, ir à escola, e fazer outras coisas cotidianas. Algumas pessoas autistas são pouco afetadas pelo autismo, e isso faz com que elas só tenham um pouco de dificuldade na vida, outras podem ser muito afetadas, de modo que elas precisam de muita ajuda no dia a dia. Fonte: http://kidshealth.org/kid/health_problems/brain/autism.html# Profº Ana Lúcia Felix - fone: (13) 3301 -6684 - Santos - SP

CURSOS 2011: Alfabetização e Letramento para Alunos Surdos - 4ª edição (inscrições abertas)

O Instituto de Desenvolvimento Educacional e Profissional Integrado - INDEPIn é formado por um grupo de profissionais (Doutores, Mestres e Especialistas) que se conheceram a partir da convivência em ambientes de pesquisa acadêmica e de prática docente. A partir disso, com o objetivo de dividir experiências e conhecimentos úteis aos colegas que trabalham nas áreas da Educação, da Cultura, da Gastronomia e Empresarial iniciou-se a oferta de cursos nessas áreas. Sobre os professores é importante dizer ainda que os mesmos tem desenvolvido, além dos cursos que ministram, atividades diversas nas áreas em que atuam, como participação e apresentação de trabalhos em congressos, publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais, apresentação de palestras, organização de livros entre outros. Os cursos oferecidos pelo INDEPIn prezam pelo real aproveitamento e satisfação dos alunos que contam com turmas pequenas de modo a garantir atendimento personalizado. Além disso, o planejamento das aulas e os conteúdos a serem ministrados são acompanhados de perto e discutidos pelo grupo como forma de garantir a qualidade dos cursos. O contato com coordenadores e professores é fácil e garantido, pois como foi dito, o interesse do Instituto é a satisfação de seus alunos. Apresentação Esta será a 4° edição do curso de Alfabetização e Letramento para Alunos Surdos que apresentará conhecimentos relevantes e práticas de ensino de qualidade para professores/as que trabalham com alunos surdos nas séries iniciais do Ensino Fundamental em ambientes inclusivos, de atendimento especial ou escolas de surdos. Além disso, abrirá espaço para discussões sobre os currículos escolares relacionados aos alunos surdos bem como sobre questões relacionadas à LIBRAS (L1) e à Língua Portuguesa (L2). O programa do curso foi pensado e elaborado pelo grupo de professores do Indepin, os quais atuam e possuem grande experiência no que se refere tanto a questões práticas de sala de aula quanto a pesquisas relacionadas às áreas da Educação Especial, da Educação Inclusiva e da Educação de Surdos. Objetivos do curso · Proporcionar aos profissionais que trabalham nas séries iniciais do Ensino Fundamental um espaço de aprendizagens, reflexões e discussões relacionadas à Alfabetização e Letramento de alunos surdos; · Apresentar questões relacionadas à escolarização de crianças surdas como maneira de formar/multiplicar profissionais competentes e engajados no que se refere ao processo de alfabetização e letramento de alunos surdos em escolas especiais, escolas inclusivas e escolas de surdos; · Possibilitar conhecimentos relevantes para a atuação prática, em sala de aula, visando que os/as professores/as de diferentes áreas tenham subsídios teórico-práticos para elaboração de atividades interessantes e produtivas para seus alunos; Público-alvo: Estudantes e graduados/as em Pedagogia, Gestão Educacional e demais profissionais interessados no tema. Não é necessário ter domínio da LIBRAS. Modalidade: Presencial/Distância Local: Avenida Independência 330/sala 410 – Porto Alegre/RS Data de Início: 06 de maio de 2011 Duração: 04 meses (recesso em Julho) Dia da Semana: sextas-feiras (aulas presenciais) Horário: 19h às 22h30min. Carga Horária: 60 horas (44 horas/aula presencial / 16 horas/aula distância) Investimento: 1 + 3 parcelas de R$ 90,00 Matrícula: R$ 90,00 (equivalente à primeira mensalidade) Programa: Disciplina C/H Presencial C/H Distância Currículo, Escola e Educação de Surdos 12h/a 4h/a Corporeidade e preparação para a escrita 8h/a 4h/a Alfabetização e Letramento de Crianças Surdas 24/a 8h/a Total de horas/aula 44h 16h Certificado: Será fornecido a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência. Certificados reconhecidos por Lei e válidos para concursos. Professores: Mestres e Especialistas com conhecimento acadêmico e com experiência profissional. Obs. O INDEPIn se reserva o direito de prorrogar o início das aulas e/ou cancelar o curso caso não haja o número mínimo de inscritos. Em caso de cancelamento, o valor da matrícula será reembolsado. Como fazer sua Inscrição. Primeiro faça o seu cadastro. Depois deves entrar na página do curso que queres fazer e irão aparecer duas opções Opção 1 - Realizar matrícula com pagamento à vista Opção 2 - Realizar matrícula com pagamento parcelado Você deverá clicar na opção 2 se quiser fazer a matrícula parcelada. Mas, se quiser fazer o pagamento à vista, escolha a opção 1. Pronto ! Seu doc será gerado