quinta-feira, 3 de março de 2011

Folha do Livro - Edição 02/ Ano 04‏





TESSITURAS COMEÇA NO DIA 14

A Câmara Rio-Grandense do Livro e a Universidade Luterana do Brasil – Ulbra promovem, de 14 de março a 11 de julho, a segunda edição do curso de extensão universitária Tessituras: Formação de Mediadores para Programas de Leitura.

Com carga horária de 40 horas, o curso ocorrerá em dez encontros, sempre das 14 às 18h, no auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1212 – Porto Alegre). Educadores, bibliotecários e outros mediadores da leitura podem solicitar inscrição gratuita através do e-mail agenda@camaradolivro.com.br e receberão o certificado correspondente se comprovarem ao menos 80% de frequência.

Confira a programação:

14 de março – Programas e Projetos de Leitura

Participantes: Carla Chamorro, secretaria Municipal de Educação de Picada Café, e professora Angela da Rocha Rolla, da Ulbra.

28 de março - Espaços de leitura: biblioteca, escola, comunidade – relatos

Participantes: professor Jari da Rocha, diretor do Centro Cultural José Pedro Boéssio, de São Leopoldo; professora e bibliotecária Rosinaura Barros, da Emef Vila Monte Cristo, de Porto Alegre; professora Schirley da Silva Schwarzbach, do IEE Vasconcelos Jardim, de Camaquã; Márcia Cavalcante, da Ong Cirandar, de Porto Alegre, e professora Sandra Sabino, da Biblioteca da Emef Morro da Cruz, de Porto Alegre.

11 de abril - Interdisciplinaridade em projetos de leitura

Professora Vivian Steyer, da Ulbra

18 de abril – Literatura e outras linguagens artísticas

Participantes: Doutora Fabiana de Amorim Marcello, da Ulbra; professora Claire Manica Constante , da rede municipal de ensino de Porto Alegre, e atriz Deborah Finocchiaro

9 de maio - Literatura infantil: o texto

Professora Gláucia de Souza, do Colégio de Aplicação da UFRGS

25 de maio - Literatura infantil: a imagem

Escritor e ilustrador André Neves

6 de junho – Literatura juvenil

Professora Ana Mariza Ribeiro Filipouski, da Fapa

20 de junho - Literatura, identidade e diferenças

Professora Rosa Maria Hessel Silveira, da Ulbra

4 de julho - Literatura e mediações tecnológicas

Professor Edgar Kirchof, da Ulbra, e escritora Ana Mello

11 de julho – Oficinas temáticas



PARCEIROS DA CRL JÁ PODEM ADERIR À SEMANA DO LIVRO

A Câmara Rio-Grandense do Livro promove mais uma edição de sua tradicional Semana do Livro de 18 a 24 de abril.


A iniciativa marca a passagem do Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril - nascimento de Monteiro Lobato) e do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril – data do falecimento de Cervantes e de Shakespeare).

O ponto culminante da Semana é a solenidade pelo Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, em que a CRL homenageia pessoas e entidades que se destacaram pela realização ou apoio a ações em prol do livro e da leitura no ano anterior.

Podem aderir à semana entidades, empresas e pessoas físicas que aceitem o desafio de realizar uma ou mais atividades que coloquem o livro, a leitura e/ou a literatura em destaque no período.

Para que as atividades sejam inseridas na programação a ser elaborada e divulgada pela CRL, devem ser enviadas ao e-mail visitaçãoescolar@camaradolivro.com.br as seguintes informações: nome, endereço completo, e-mail e telefones do proponente; título, tipo, local, data, horário e público-alvo da atividade a ser promovida; eventuais parceiros e condições de acesso (se a entidade terá entrada gratuita ou se haverá cobrança de ingresso – neste caso, deve ser indicado o valor e local de venda).


57ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE
Definidos os temas centrais da programação


A Biblioteca Escolar será um tema recorrente na programação da Área Infantil e Juvenil e do ciclo A Hora do Educador. A ideia é motivar a direção, a supervisão e os professores a colocarem a biblioteca no centro do projeto pedagógico da escola e a manterem suas portas abertas à comunidade. Para tanto, será montada, no Cais do Porto, uma biblioteca escolar modelo, denominada Moacyr Scliar, onde serão realizados saraus, leituras compartilhadas e debates, entre outras atividades. No dia 28 de outubro, ocorre reunião do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares e a 4ª edição do Seminário A Arte de Contar Histórias terá como tema O Território Mágico da Biblioteca.

A Literatura de Terror também estará presente em vários momentos da programação, como no Dia das Bruxas, Sacis e outras Criaturas Horripilantes (31 de outubro), que oferecerá inúmeras atrações ao público.

Além disto, todos os dias haverá um mesmo tema central na programação para adultos e na Área Infantil e Juvenil, a saber:

28 de outubro – Biblioteca

29 de outubro – Comunicação

30 de outubro – Suspense

31 de outubro – Terror

1° de novembro - Viagens

2 de novembro – Cinema

3 de novembro - Humor

4 de novembro – Cultura Popular

5 de novembro – Conto

6 de novembro – Gastronomia

7 de novembro – Gentileza

8 de novembro - História

9 de novembro - Aprendizagem

10 de novembro – Corpo/Saúde/Erotismo

11 de novembro – a ser definido

12 de novembro – Direitos Humanos e Acessibilidade

13 de novembro – Afrodescendência

14 de novembro – a ser definido

15 de novembro - Ecologia





vitrina da leitura
• O Programa de Leitura Adote um Escritor (parceria CRL/Smed Porto Alegre), que chega a sua 10ª edição este ano, promoverá encontros de escritores e ilustradores em todas as escolas da rede municipal de ensino, entre os meses de agosto e novembro. As obras para a leitura prévia serão adquiridas com recursos alocados às escolas pela Smed.


• No mesmo período, a 4ª edição do Programa Lendo pra Valer (parceria CRL/Secretaria de Estado da Educação) levará autores a 56 escolas das regiões da 1ª, 12ª, 27ª e 28ª Coordenadorias Regionais de Educação. Neste caso, a aquisição das obras ficará por conta do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares.


• A CRL vem participando das tratativas para que as escolas estaduais que recebem a visita de autores através do Projeto Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro, passem a ser contempladas com kits de livros adquiridos pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares.


• O Programa Fome de Ler, desenvolvido desde 2003 através de parceria da CRL com a Ulbra, tem conquistado novos parceiros e ampliado sua abrangência ano a ano. Entre agosto e dezembro de 2010, serão realizados encontros em 30 escolas da rede municipal de ensino de Canoas (livros adquiridos pela Smed Canoas), em 10 unidades da Rede Ulbra de Escolas localizadas em sete municípios (livros adquiridos pelos alunos) e em 11 escolas municipais localizadas em diferentes municípios da região Centro-Sul do Estado. Os cursos de letras dos campi da Ulbra em Canoas, Guaíba e Gravataí promoverão encontros prévios para os educadores envolvidos e oferecerão assessoria pedagógica a essas escolas e às estaduais de suas regiões que receberão autores através do Lendo pra Valer.


• Como vem fazendo desde 2002, a CRL promoverá, também, encontros de autores com jovens que se encontram cumprindo medidas socioeducativas no Centro de Internação Provisória Carlos Santos e no Centro de Atendimento Sócioeducativo da Vila Cruzeiro, da Fundação de Assistência Socioeducativa, através do Projeto A Feira vai à Fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário