domingo, 17 de julho de 2011

ARTETERAPIA E TRANSGERACIONALIDADE


Workshop Vivencial

COORDENAÇÃO : SELMA CIORNAI

Sexta e sábado , 5 e 6 de Agosto, Caxias do Sul, RS

Vivemos uma época de mudança de paradigmas. O conceito de campo em Gestalt-terapia, um dos conceitos fundamentos da nossa abordagem, tem se expandido nas últimas décadas buscando integrar os novos paradigmas das ciências à nossa compreensão e prática clínica. Se inicialmente referia-se mais ao contexto ambiental e psicossocial, hoje em dia autores de ponta em nossa abordagem buscam integrar os âmbitos intrapsíquico, interacional, psicosocial, transgeracional e transpessoal na compreensão do ser humano.

Neste sentido, tenho encontrado na Arteterapia um instrumento valioso para a exploração e elaboração dos conteúdos, mitos e padrões intergeracionais que frequentemente repetem-se transtemporal e inconscientemente, ajudando-nos a perceber o impacto e relevância de suas manifestações e reverberações no presente, e ajudando-nos também a estabelecer nexos e conexões entre questões e pontos cegos de agora com a estória transgeracional de cada um.

Integrando este referencial ao pensamento sistêmico da Terapia Familiar, à Mitologia Pessoal de Stanley Krippner e a elementos do trabalho de Constelações Familiares de Bert Hellinger, oportunizaremos neste workshop experiências que sensibilizem os participantes para estes aspectos, apontando formas de elaboração terapêutica destes conteúdos através de recursos expressivos da Arterapia.

SELMA CIORNAI é psicóloga (CRP 06/55380-3). Mestre em Arteterapia pela Univ. da California e Doutora em Psicologia Clínica pelo Saybrook Institute, EUA (título validado pela USP) graduou-se também em Sociologia, Antropologia e Artes Criativas pela Univ. de Haifa . Gestalt terapeuta pelo Inst. Gestalt de São Francisco (1981) foi docente durante 10 anos da Especialização em Gestalt terapia do Inst. Sedes Sapientiae, sendo atualmente membro docente do Inst. Gestalt de São Paulo. É membro da coordenação acadêmica, docente e supervisora dos cursos de Especialização em Arteterapia do Inst. Sedes Sapientiae e do Inst. da Familia de POA, membro credenciado da Ass. Americana de Arteterapia e membro honorário da UBAAT (União Bras. de Associações de Arteterapia). Co-autora e organizadora dos 3 livros da série "Percursos em Arteterapia" e autora do livro " Da Contracultura à Menopausa: VIvências e Mitos da Passagem" é autora de vários artigos nas áreas de Gestalt terapia e Arteterapia publicados no Brasil e no exterior em livros e revistas como The Gestalt Journal, The Gestalt Review, Cahiers de Gestalt Therapie e Figura-Fondo. Seu último texto " Gestalt terapia, paradigmas da contemporaneidade e física quântica: um diálogo necessário" publicado no livro "Gestalt terapia: Encontros" aponta alguns de seus interesses atuais .Participante de congressos nacionais e internacionais , tem sido convidada a dar cursos e workshops em várias cidades no Brasil e também em países latinos. Atua como supervisora e psicoterapeuta em consultório particular, atendendo jovens, adultos e grupos. Para ver todo currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2477118830467350

DATA: 05 E 06 DE AGOSTO DE 2011(SEXTA-FEIRA E SÁBADO)


HORÁRIO: DAS 9 HS ÀS 12 HS (MANHÃ)
DAS 14 HS ÀS 18 HS (TARDE)



LOCAL: MINI AUDITÓRIO DO HOSPITAL DA UNIMED
B. Marechal Floriano / Rua Carlos Bianchini, 1744 - CEP 95013-000

Caxias do Sul/RS // Fone/Fax (54) 3202.9000

INVESTIMENTO: R$ 300,00 ( PROFISSIONAIS)
R$ 280,00 (ESTUDANTES)

· OS VALORES PODERÃO SER PARCELADOS EM ATÉ TRÊS VEZES

· FORNECEREMOS TODO O MATERIAL.

· VAGAS LIMITADAS.


INSCRIÇÕES:

COM CLAUDIA: e-mail claudia@clinicatessari.com.br / 91840060 ou 3214 4744.

COM SABRINA e-mail: recriarcentrodeestudos@gmail.com

COM SIMONE e-mail: simoneboffboz@gmail.com / 91363323 ou 30285381.

ORGANIZAÇÃO: RE-Criar CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM MEDICINA E PSICOLOGIA.


APOIO: UNIMED NORDESTE.

RE-Criar - Centro de Estudos Avançados em Medicina e Psicologia

Claudia C. Pasa Tessari-Psicóloga

Dorval de Andrade Tessari-Médico

Simone Boff Boz-Psicóloga

.



Claudia C. Pasa Tessari
Psicóloga Clínica
Gestalt Terapeuta
Especialista em Psico-oncologia
Fones: 32234270
visite nosso site : www.clinicatessari.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário