quinta-feira, 31 de março de 2011

Educação e ludicidade para recriar um mundo melhor a todos

Palestrante: Tânia Ramos Fortuna

Data: 18 de outubro de 2011, terça-feira

Horário: 19h30min

Local: Auditório da Livraria Cultura no Bourbon Shopping Country - Rua Túlio de Rose, 80, em Porto Alegre.
Entrada franca

UNIRITTER- PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA & SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL ::‏




Maiores informações no site: http://www.uniritter.edu.br/

Cursos de extensão: Psicopedagogia e Psicanálise‏

Cursos de Extensão 2011



-Atualização em Desenvolvimento

Coordenadora: Angela Piva e Maria Alice Targa


-Teoria Psicanalítica do Self

Coordenação: Cesar Bastos


-A Obra de Edgar Morin

Coordenação: Cesar Bastos


-Psicanálise e Cinema

Coordenação: Carlos Marcírio Naumann Machado


-Leitura dos Seminários de Lacan

Coordenação: Roberto Graña


-Teoria e Clínica Psicanalítica em Winnicott

Coordenação: Roberto Graña


-Psicanálise e Psicopedagogia

Coordenação: Anelise Delpino da Silva


-Psicanálise e Fonoaudiologia

Coordenadora: Carla Graña


-Curso Interdisciplinar em Transtornos Alimentares e Obesidade

Coordenadora: Maria Isabel Mattos


-Obra de Freud

Coordenação: Eliane Nogueira


-Textos Sociais de Freud

Coordenação: Angela Girardi


-Oficina Literária

Coordenação: Alcy Cheuíche



Maiores informações 3019-5344 ou pelo e-mail ensino@contemporaneo.org.br Site: http://www.contemporaneo.org.br/php/home.php

terça-feira, 29 de março de 2011

Curso Começando na Clinica‏




TERCEIRA EDIÇÃO - COMEÇANDO NA CLÍNICA: COMO EU FAÇO


O Atendimento Psicoterápico, especialmente o psicanalítico, não se reduz a leitura de seus conceitos. Exige que se “recorde, repita e elabore” a experiência sempre inaugural da clínica cotidiana, no atendimento com o paciente e em nossa própria análise. A PSICOTERAPIA não se mantém com receitas, não se submete ao manual. A CLÍNICA COM PACIENTE exige debate, elaboração e prática DESSA RELAÇÃO.

OBJETIVOS
O curso se destina a todos que começando a Clínica disponibilizam suas angústias e inquietudes para crescer tecnicamente, compartilhar experiências e ouvir de pessoas mais experientes como eles fazem.

CONTEÚDO
O curso abordará o atendimento de crianças, adolescentes e adultos, com as seguintes temáticas:
1. Entrevistas iniciais
2. Diagnóstico
3. Aliança terapêutica

COORDENADORES

Criança
Aline Leite Kloeckner
Iara Camaratta Anton
Magda Barbieri Walz
Maria da Graça Kern Castro

Adolescente
Cesar Augusto Antunes
Julio César Walz
Mary Georgina Boeira da Silva
Susana Magalhães Beck

Adulto
Ana Paula Terra Machado
Flávio de Souza
Paulo Picarelli

QUANDO
Sábados das 9h às 12h e supervisão coletiva, uma vez por mês, quintas às 20h30min.
16 e 30 ABRIL - 12, 14 e 28 MAIO - 09, 11 e 25 JUNHO/2011

INVESTIMENTO
Profissional sócio do IWB 3 X R$ 100,00
Profissional não sócio 3 X R$ 150,00
*Estudantes de Graduação 3 X R$ 135,00

VAGAS LIMITADAS

Rua Pedro Pieretti 80
Jd. Botânico – Porto Alegre
51 3319-7665 3384-2765
Mais informações no site: http://www.institutowilfredbion.com.br/comofaco.php

CURSOS A DISTÂNCIA 2011 :: ESPAÇO PSICOPEDAGÓGICO DE BUENOS AIRES

E.PSI.B.A. - ESPAÇO PSICOPEDAGÓGICO DE BUENOS AIRES ESPAÇO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO-URUGUAYO DIRETORA: Psp. ALICIA FERNÁNDEZ Maiores Informações: www.epsiba.com Contato: epsiba@epsiba.com aliciafernandezpsicopedagoga@gmail.com espacioepsiba@gmail.com CURSOS BREVES A DISTÂNCIA EPSIBA – 2011 CURSO 1: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: AUTORIAS VOCACIONAIS (Inicio: 08/04/11) CURSO 2: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: NOVAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA - CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO DIAGNÓSTICO DE TDA/TDAH (Inicio: 12/04/11) CURSO 3: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS - CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS (Inicio: 14/04/11) VALOR (em reais): Investimento após 26/03/2011: -Curso 1 “Autorias vocacionais”: investimento toral de R$ 290,00 à vista (ou 2 parcelas de R$ 170*) -Curso 2 “TDA”: investimento total de R$ 250,00 à vista (ou 2 parcelas de R$ 140*) -Curso 3 “Adolescência”: investimento total de R$ 270,00 à vista (ou 2 parcelas de R$ 155*) *primera parcela até 06/04/11 - segunda parcela até 06/05/11 Descontos: - Associados da ABPp-RJ (RJ) , ABPp-ES (ES) ou ABPp-RS (RS) que estiverem em dia com a semestralidade: terão 15% de desconto. PROCEDIMENTO DE EFETIVAÇÃO DE INSCRIÇÃO 1) Até 06/04/11: enviar via e-mail para epsiba@epsiba.com ou espacioepsiba@gmail.com, os dados abaixo: I) Nome II) E-mail III) Telefone/FAX IV) Endereço completo/ Cidade de residência/UF/CEP V) Formação e/ou estudos em curso VI) Curso(s) pretendido(s) VII) Sócio da ABPp-RJ, ABPp-ES ou ABPp-RS(nº carteirinha)? VIII) Depósito/Transferência: Enviar comprovante (ou informar dados do pagamento: data, Valor, nº Caixa Eletrônico, nº Depósito(CEI/DOC/TBI/DI)) 2) Efetuar depósito bancário, depósito on-line ou transferência em Reais no Banco Itaú. (total ou parcelas): Banco Itaú Ag: 0067 CC: 72784-2 Titular: Alicia Tereza G. F. Goncalves CPF: 631.558.000-97 Certifique-se que seu e-mail de contato está correto, pois você receberá a confirmação de sua inscrição por este e-mail. Ficamos à disposição para eventuais esclarecimentos que se façam necessários. Carhué 436 – Cidade de Buenos Aires - Argentina Fone/fax: (005411) 4641 0272

segunda-feira, 28 de março de 2011

2 de abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo‏

Autismo faz com que estas pessoas sintam o mundo de forma diferente da maioria das outras pessoas. É difícil para as pessoas com autismo falar com os outros e se expressar com palavras. Pessoas com autismo geralmente guardam seus sentimentos para si mesmos e muitos não podem se comunicar plenamente sem ajuda especial. Eles também podem reagir ao que está acontecendo ao seu redor de forma inusitada. Ruidos normais podem realmente incomodar alguém com autismo - tanto que a pessoa cobre seus ouvidos. Autistas, frequentemente, não conseguem fazer amizade tão facilmente como os outros. Mas elas precisam de amigos tanto quanto você. O autismo faz com que pessoas se comportem de modo incomum. Eles podem balançar as mãos, repetir algumas palavras várias vezes, terem crises de birra, ou brincar apenas com um determinado brinquedo. A maioria das pessoas autistas não gosta de mudanças nas rotinas. Eles gostam de fazer as coisas sempre da mesma maneira. Eles também podem insistir que os seus brinquedos ou outros objetos sejam arrumados de uma determinada maneira e ficar chateados se são mudados de lugar. Se alguém tem autismo, o cérebro desta pessoa tem um problema numa função importante que é dar sentido ao mundo. Todos os dias, seu cérebro interpreta as imagens, sons, cheiros e outras sensações que você experimenta. Se seu cérebro não conseguisse ajudá-lo a compreender essas coisas, você teria dificuldade para falar, ir à escola, e fazer outras coisas cotidianas. Algumas pessoas autistas são pouco afetadas pelo autismo, e isso faz com que elas só tenham um pouco de dificuldade na vida, outras podem ser muito afetadas, de modo que elas precisam de muita ajuda no dia a dia. Fonte: http://kidshealth.org/kid/health_problems/brain/autism.html# Profº Ana Lúcia Felix - fone: (13) 3301 -6684 - Santos - SP

CURSOS 2011: Alfabetização e Letramento para Alunos Surdos - 4ª edição (inscrições abertas)

O Instituto de Desenvolvimento Educacional e Profissional Integrado - INDEPIn é formado por um grupo de profissionais (Doutores, Mestres e Especialistas) que se conheceram a partir da convivência em ambientes de pesquisa acadêmica e de prática docente. A partir disso, com o objetivo de dividir experiências e conhecimentos úteis aos colegas que trabalham nas áreas da Educação, da Cultura, da Gastronomia e Empresarial iniciou-se a oferta de cursos nessas áreas. Sobre os professores é importante dizer ainda que os mesmos tem desenvolvido, além dos cursos que ministram, atividades diversas nas áreas em que atuam, como participação e apresentação de trabalhos em congressos, publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais, apresentação de palestras, organização de livros entre outros. Os cursos oferecidos pelo INDEPIn prezam pelo real aproveitamento e satisfação dos alunos que contam com turmas pequenas de modo a garantir atendimento personalizado. Além disso, o planejamento das aulas e os conteúdos a serem ministrados são acompanhados de perto e discutidos pelo grupo como forma de garantir a qualidade dos cursos. O contato com coordenadores e professores é fácil e garantido, pois como foi dito, o interesse do Instituto é a satisfação de seus alunos. Apresentação Esta será a 4° edição do curso de Alfabetização e Letramento para Alunos Surdos que apresentará conhecimentos relevantes e práticas de ensino de qualidade para professores/as que trabalham com alunos surdos nas séries iniciais do Ensino Fundamental em ambientes inclusivos, de atendimento especial ou escolas de surdos. Além disso, abrirá espaço para discussões sobre os currículos escolares relacionados aos alunos surdos bem como sobre questões relacionadas à LIBRAS (L1) e à Língua Portuguesa (L2). O programa do curso foi pensado e elaborado pelo grupo de professores do Indepin, os quais atuam e possuem grande experiência no que se refere tanto a questões práticas de sala de aula quanto a pesquisas relacionadas às áreas da Educação Especial, da Educação Inclusiva e da Educação de Surdos. Objetivos do curso · Proporcionar aos profissionais que trabalham nas séries iniciais do Ensino Fundamental um espaço de aprendizagens, reflexões e discussões relacionadas à Alfabetização e Letramento de alunos surdos; · Apresentar questões relacionadas à escolarização de crianças surdas como maneira de formar/multiplicar profissionais competentes e engajados no que se refere ao processo de alfabetização e letramento de alunos surdos em escolas especiais, escolas inclusivas e escolas de surdos; · Possibilitar conhecimentos relevantes para a atuação prática, em sala de aula, visando que os/as professores/as de diferentes áreas tenham subsídios teórico-práticos para elaboração de atividades interessantes e produtivas para seus alunos; Público-alvo: Estudantes e graduados/as em Pedagogia, Gestão Educacional e demais profissionais interessados no tema. Não é necessário ter domínio da LIBRAS. Modalidade: Presencial/Distância Local: Avenida Independência 330/sala 410 – Porto Alegre/RS Data de Início: 06 de maio de 2011 Duração: 04 meses (recesso em Julho) Dia da Semana: sextas-feiras (aulas presenciais) Horário: 19h às 22h30min. Carga Horária: 60 horas (44 horas/aula presencial / 16 horas/aula distância) Investimento: 1 + 3 parcelas de R$ 90,00 Matrícula: R$ 90,00 (equivalente à primeira mensalidade) Programa: Disciplina C/H Presencial C/H Distância Currículo, Escola e Educação de Surdos 12h/a 4h/a Corporeidade e preparação para a escrita 8h/a 4h/a Alfabetização e Letramento de Crianças Surdas 24/a 8h/a Total de horas/aula 44h 16h Certificado: Será fornecido a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência. Certificados reconhecidos por Lei e válidos para concursos. Professores: Mestres e Especialistas com conhecimento acadêmico e com experiência profissional. Obs. O INDEPIn se reserva o direito de prorrogar o início das aulas e/ou cancelar o curso caso não haja o número mínimo de inscritos. Em caso de cancelamento, o valor da matrícula será reembolsado. Como fazer sua Inscrição. Primeiro faça o seu cadastro. Depois deves entrar na página do curso que queres fazer e irão aparecer duas opções Opção 1 - Realizar matrícula com pagamento à vista Opção 2 - Realizar matrícula com pagamento parcelado Você deverá clicar na opção 2 se quiser fazer a matrícula parcelada. Mas, se quiser fazer o pagamento à vista, escolha a opção 1. Pronto ! Seu doc será gerado

Ciclo: Artífices de Emoções 2011

ATELIER CRIATIVO - TERAPEUTICO


CICLO l


Feltrando o Ninho.


Tempo de reconstruir interligando e agregando Trabalhando novas etapas, espaços, encontros... 4 de abril



Quando o pequeno vira jóia...


Resgatando o tesouro interior. Trabalhando a autoestima e potencialidades


11 de abril



Criando personagens.


A imaginação feita historia. Visualizando mudanças e possibilidades.


18 de abril


CICLO ll


Tecendo mandalas.


A roda da vida. Focando objetivos...


2 de maio


Mutações visíveis com o calor.


Processos de transformação e mudança Transformando processos...


9 de maio


Bonecas:


Acolhendo a imagem da nossa alma... Redescobrindo o amor a si mismo.


16 de maio



Local: Bairro Petrópolis. PORTO ALEGRE.


Datas: Três (3) segundas feiras cada Ciclo. Horário: 19h às 21h


Inscrições e maiores informações:


Ms. Esp. Artista têxtil. Arteterapeuta: Margret Spohr 51-9661-4060 margret_s@terra.com.br Esp. Prof. Arteterapeuta: Angélica Shigihara 51-9251-4121 angeshigihara@yahoo.com.br

segunda-feira, 21 de março de 2011

: Curso de Pós Graduação em Pedagogia Hospitalar

As inscrições para o Curso de Pós Graduação em Pedagogia Hospitalar foram prorrogada até 31/03 . Trata-se de um curso pioneiro no Estado que vem atender as demandas de Classes Hospitalares, garantindo à criança hospitalizada a continuidade dos estudos e ao pedagogo sua atuação em espaços não escolar.


Informamos que a Carta do 1º Simpósio de Pedagogia Hospitalar foi entregue para o Prefeito de Porto Alegre e Secretários da Saúde e Educação, em Janeiro deste Ano. Nosso objetivo é a implantação das classes hospitalares no nosso Estado tal como já ocorre em muitos Estados Brasileiros, garantindo o direito à escolarização das crianças hospitalizadas.


Se tens interesse, vá em frente...procure-nos...

http://www.metodistadosul.edu.br/e-flyers/pedagogia_hospitalar.html

Esperamos por você!!!..

As aulas devem iniciar em 29 de abril.

domingo, 13 de março de 2011

Jornada pedagogica educaçao infantil‏

Aprendendo escola de professores e formação continuada convida para
JORNADA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL


Dia 21 de maio – Sábado
Das 8:30hs às 17:30hs

Local: Auditório do Colégio Vicentino Santa Cecília
End: Rua Vicente da Fontoura, 2234
Bairro Santa Cecília - Porto Alegre – RS


Inscrições de trabalhos e projetos para mostra pedagógica
data limite para entrega 07/05/2011

(cartaz, normas e programação em anexo)

Inscrições e Informações
(51) 9112.3329 / 9141.0731
aprendendoepfc@terra.com.br

Investimento R$ 55,00 até dia 09/05
após 09/05 R$ 65,00


Programação Jornada Pedagógica da Aprendendo

8:30hs - Recepção
9:00hs – Palestra- Qualidade em Educação Infantil
Convidada: Graziela Rossi, pedagoga, supervisora e consultora em escolas de educação infantil
10:00hs - coffee break
10:15hs – Palestra- Construindo redes para brincar: da importância a ação de brincar.
Convidada: Rosane Romanini, Mestre em Educação, Psicomotricista, Graduada em Educação Física, Brinquedista pela UFRGS, AGAB e FLALU, mesmbro da OMEP/NH e assessora da educação infantil da RMENH
12:00hs - Intervalo
13:30hs - Palestra – Projeto Eco Escolas
Convidada: Amanda do Horto P. Maciel, pedagoga (Paraná), pós graduação em Psicomotricidade
14:30hs - Apresentações trabalhos e projetos
16:00hs - Coffee break
16:15hs - Oficina - Vem amigo me dê sua mão
Convidado: Ricardo León (Coquito) – Brinquedista
17:30hs - Encerramento e entrega certificados


FICHA DE INSCRIÇÃO JORNADA PEDAGÓGICA DA APRENDENDO
Nome completo: _______________________________________________________________
Profissão:_____________________________________________________________________
Fone: _______________________________________________________________________
E-mail:_______________________________________________________________________
Escola/local de trabalho: ________________________________________________________
Cidade: ______________________________________________________________________
Como soube da Jornada? _______________________________________________________

Forma de pagamento depósito: ( ) Banco do Brasil ( ) Banco Itaú



Normas para apresentações na Jornada de Educação Infantil da Aprendendo
1. Comunicação Oral de Trabalhos ou Projetos
Apresentação de projetos pedagógicos já realizados por profissionais da área ou trabalho teórico concluídos, com duração de 15 (quinze) minutos por trabalho e após a apresentação haverá 5 (cinco) minutos para argüição dos ouvintes.
Cada sessão terá um coordenador, previamente indicado pela Comissão Científica.
Apresentação de Trabalhos e Projetos
Normas Gerais
Os trabalhos a serem apresentados na Jornada de Educação Infantil da Aprendendo deverão se situar no seguinte campo temático:
- Educação Infantil
Serão aceitas inscrições de trabalhos e projetos na categoria de Comunicação Oral.
Data limite para envio das propostas: 07 de maio de 2011. Data para comunicação dos aceites: 13 de maio de 2011.
A seleção dos trabalhos inscritos nestas categorias levará em consideração os seguintes critérios:
- relevância no âmbito do campo temático;
- consistência e atualização das articulações conceituais e teóricas;
- consistência da proposta de aplicação prática, se for o caso;
- organização, clareza e correção formal do discurso.
A apreciação dos resumos e sua aceitação para apresentação serão feitas pela Comissão Científica da Jornada. A Comissão Científica somente avaliará trabalhos onde pelo menos um dos autores tenha efetivado sua inscrição até o dia 02/05. Cada autor poderá submeter até 01 trabalho. O recurso de mídia disponível para a apresentação de trabalhos será o data show. A apresentação deve ser salva em modo compatível com Office 2007
NORMAS para SUBMETER TRABALHOS e PROJETOS no formato Comunicação Oral
Primeira linha indicar o modo de trabalho: científico ou projeto.
Dados do Trabalho - Inserir título do trabalho - Resumo do trabalho: o resumo deverá ter no máximo 30 linhas digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5.
Dados dos Autores
- Anexar folha de apresentação constando nome de todos os autores, a instituição (universidade, escola, clínica) onde foi realizado; responsável para contato (nome, endereço, telefone e e-mail).
- Caso o trabalho tenha mais de um autor, deverá ser apresentado por um dos autores (que deve estar inscrito na jornada), cujo nome deverá ser informado à Comissão Científica no momento da inscrição do mesmo.
O resumo deverá se enviado por e-mail para aprendendoepfc@terra.com.br até 07 de maio.
O resumo deverá ser estruturado de forma clara, com as informações necessárias ao seu entendimento.
A Comissão Científica tomará liberdade de negar a aceitação de trabalhos e projetos caso as vagas estejam esgotadas, antes findar o tempo previsto de entrega.
O tempo de apresentação dos trabalhos será rigorosamente respeitado, visando o bom andamento das atividades.

terça-feira, 8 de março de 2011

FELIZ DIA DA MULHER!!!!!

ALMA DE MULHER..

Nada mais contraditório do que ser mulher...
...Mulher que pensa com o coração,
age pela emoção e vence pelo amor.
Que vive milhões de emoções num só dia
e transmite cada uma delas, num único olhar.
....Que cobra de si a perfeição
e vive arrumando desculpas
para os erros daqueles a quem ama.
Que hospeda no ventre outras almas,
dá a luz e depois fica cega,
...diante da beleza dos filhos que gerou.
Que dá as asas, ensina a voar
mas não quer ver partir os pássaros,
mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.
...Que se enfeita toda e perfuma o leito,
ainda que seu amor
nem perceba mais tais detalhes.
Que como uma feiticeira
transforma em luz e sorriso
...as dores que sente na alma,
só pra ninguém notar.
E ainda tem que ser forte,
pra dar os ombros
para quem neles precise chorar.
Feliz do homem que por um dia
souber entender a Alma da Mulher!
Autor: Desconhecido

segunda-feira, 7 de março de 2011

Oficina de Expressividade corporal para contadores de histórias

Período: de 10 a 31 de março, nas terças, quartas e quintas das 19 às 21:00 horas.

Local: Sala Lili Inventa o Mundo, na Casa de Cultura Mário Quintana, 5° andar.

CARGA HORÁRIA: Serão 20 horas/aula e ao final, todos receberão certificados de conclusão.

PROPOSTA: A oficina busca desenvolver no aluno a sua expressividade corporal. Apesar de ser aberta a qualquer interessado, a sua aplicação será na área de contação de histórias. O responsável pelo curso é o ator e diretor teatral Paulo Bocca, também contador de histórias e acadêmico de Letras do Instituto Superior de Educação Equipe, de Sapucaia do Sul. Além da experiência em vários espetáculos infantis e adultos, ele já deu várias oficinas de capacitação para professores em vários municípios do Estado e na Casa de Cultura Mário Quintana com o apoio da Biblioteca Lucília Minssen. Também já participou de várias feiras do livro pelo Estado do Rio Grande do Sul. Em 2009 publicou seu primeiro livro para o público infantil “ Os Amigos de Elvira” seguido pelo “ O Construtor de Nuvens e Marcos e o Monstro”. Para conhecer mais sobre seu trabalho, acesse o blog : http://pauloricardonunes.blogspot.com.

PROGRAMA DA OFICINA : As aulas serão exclusivamente práticas: Expressividade corporal e gestual; Ritmo e foco; ; Performance de oralidade; Improvisações individuais e em grupo; Utilização de poesia na hora do conto; Jogos teatrais; Montagem de histórias .

PÚBLICO: Professores, educadores de todas as áreas, profissionais de educação, alunos de Magistério e de cursos superiores e interessados em geral.

INVESTIMENTO: O aluno pagará uma parcela R$100,00 ou duas de R$50,00.

As reservas e inscrições para oficina deverão ser feita através do telefone: (51) 3225.7089 . Quanto ao pagamento poderá ser na sede da Biblioteca ou via depósito bancário na conta da Associação Amigos da Biblioteca Lucilia Minssen, no Banrisul, agencia 0839 , conta: 41852295.0-0

quinta-feira, 3 de março de 2011

Folha do Livro - Edição 02/ Ano 04‏





TESSITURAS COMEÇA NO DIA 14

A Câmara Rio-Grandense do Livro e a Universidade Luterana do Brasil – Ulbra promovem, de 14 de março a 11 de julho, a segunda edição do curso de extensão universitária Tessituras: Formação de Mediadores para Programas de Leitura.

Com carga horária de 40 horas, o curso ocorrerá em dez encontros, sempre das 14 às 18h, no auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1212 – Porto Alegre). Educadores, bibliotecários e outros mediadores da leitura podem solicitar inscrição gratuita através do e-mail agenda@camaradolivro.com.br e receberão o certificado correspondente se comprovarem ao menos 80% de frequência.

Confira a programação:

14 de março – Programas e Projetos de Leitura

Participantes: Carla Chamorro, secretaria Municipal de Educação de Picada Café, e professora Angela da Rocha Rolla, da Ulbra.

28 de março - Espaços de leitura: biblioteca, escola, comunidade – relatos

Participantes: professor Jari da Rocha, diretor do Centro Cultural José Pedro Boéssio, de São Leopoldo; professora e bibliotecária Rosinaura Barros, da Emef Vila Monte Cristo, de Porto Alegre; professora Schirley da Silva Schwarzbach, do IEE Vasconcelos Jardim, de Camaquã; Márcia Cavalcante, da Ong Cirandar, de Porto Alegre, e professora Sandra Sabino, da Biblioteca da Emef Morro da Cruz, de Porto Alegre.

11 de abril - Interdisciplinaridade em projetos de leitura

Professora Vivian Steyer, da Ulbra

18 de abril – Literatura e outras linguagens artísticas

Participantes: Doutora Fabiana de Amorim Marcello, da Ulbra; professora Claire Manica Constante , da rede municipal de ensino de Porto Alegre, e atriz Deborah Finocchiaro

9 de maio - Literatura infantil: o texto

Professora Gláucia de Souza, do Colégio de Aplicação da UFRGS

25 de maio - Literatura infantil: a imagem

Escritor e ilustrador André Neves

6 de junho – Literatura juvenil

Professora Ana Mariza Ribeiro Filipouski, da Fapa

20 de junho - Literatura, identidade e diferenças

Professora Rosa Maria Hessel Silveira, da Ulbra

4 de julho - Literatura e mediações tecnológicas

Professor Edgar Kirchof, da Ulbra, e escritora Ana Mello

11 de julho – Oficinas temáticas



PARCEIROS DA CRL JÁ PODEM ADERIR À SEMANA DO LIVRO

A Câmara Rio-Grandense do Livro promove mais uma edição de sua tradicional Semana do Livro de 18 a 24 de abril.


A iniciativa marca a passagem do Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril - nascimento de Monteiro Lobato) e do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril – data do falecimento de Cervantes e de Shakespeare).

O ponto culminante da Semana é a solenidade pelo Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, em que a CRL homenageia pessoas e entidades que se destacaram pela realização ou apoio a ações em prol do livro e da leitura no ano anterior.

Podem aderir à semana entidades, empresas e pessoas físicas que aceitem o desafio de realizar uma ou mais atividades que coloquem o livro, a leitura e/ou a literatura em destaque no período.

Para que as atividades sejam inseridas na programação a ser elaborada e divulgada pela CRL, devem ser enviadas ao e-mail visitaçãoescolar@camaradolivro.com.br as seguintes informações: nome, endereço completo, e-mail e telefones do proponente; título, tipo, local, data, horário e público-alvo da atividade a ser promovida; eventuais parceiros e condições de acesso (se a entidade terá entrada gratuita ou se haverá cobrança de ingresso – neste caso, deve ser indicado o valor e local de venda).


57ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE
Definidos os temas centrais da programação


A Biblioteca Escolar será um tema recorrente na programação da Área Infantil e Juvenil e do ciclo A Hora do Educador. A ideia é motivar a direção, a supervisão e os professores a colocarem a biblioteca no centro do projeto pedagógico da escola e a manterem suas portas abertas à comunidade. Para tanto, será montada, no Cais do Porto, uma biblioteca escolar modelo, denominada Moacyr Scliar, onde serão realizados saraus, leituras compartilhadas e debates, entre outras atividades. No dia 28 de outubro, ocorre reunião do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares e a 4ª edição do Seminário A Arte de Contar Histórias terá como tema O Território Mágico da Biblioteca.

A Literatura de Terror também estará presente em vários momentos da programação, como no Dia das Bruxas, Sacis e outras Criaturas Horripilantes (31 de outubro), que oferecerá inúmeras atrações ao público.

Além disto, todos os dias haverá um mesmo tema central na programação para adultos e na Área Infantil e Juvenil, a saber:

28 de outubro – Biblioteca

29 de outubro – Comunicação

30 de outubro – Suspense

31 de outubro – Terror

1° de novembro - Viagens

2 de novembro – Cinema

3 de novembro - Humor

4 de novembro – Cultura Popular

5 de novembro – Conto

6 de novembro – Gastronomia

7 de novembro – Gentileza

8 de novembro - História

9 de novembro - Aprendizagem

10 de novembro – Corpo/Saúde/Erotismo

11 de novembro – a ser definido

12 de novembro – Direitos Humanos e Acessibilidade

13 de novembro – Afrodescendência

14 de novembro – a ser definido

15 de novembro - Ecologia





vitrina da leitura
• O Programa de Leitura Adote um Escritor (parceria CRL/Smed Porto Alegre), que chega a sua 10ª edição este ano, promoverá encontros de escritores e ilustradores em todas as escolas da rede municipal de ensino, entre os meses de agosto e novembro. As obras para a leitura prévia serão adquiridas com recursos alocados às escolas pela Smed.


• No mesmo período, a 4ª edição do Programa Lendo pra Valer (parceria CRL/Secretaria de Estado da Educação) levará autores a 56 escolas das regiões da 1ª, 12ª, 27ª e 28ª Coordenadorias Regionais de Educação. Neste caso, a aquisição das obras ficará por conta do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares.


• A CRL vem participando das tratativas para que as escolas estaduais que recebem a visita de autores através do Projeto Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro, passem a ser contempladas com kits de livros adquiridos pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares.


• O Programa Fome de Ler, desenvolvido desde 2003 através de parceria da CRL com a Ulbra, tem conquistado novos parceiros e ampliado sua abrangência ano a ano. Entre agosto e dezembro de 2010, serão realizados encontros em 30 escolas da rede municipal de ensino de Canoas (livros adquiridos pela Smed Canoas), em 10 unidades da Rede Ulbra de Escolas localizadas em sete municípios (livros adquiridos pelos alunos) e em 11 escolas municipais localizadas em diferentes municípios da região Centro-Sul do Estado. Os cursos de letras dos campi da Ulbra em Canoas, Guaíba e Gravataí promoverão encontros prévios para os educadores envolvidos e oferecerão assessoria pedagógica a essas escolas e às estaduais de suas regiões que receberão autores através do Lendo pra Valer.


• Como vem fazendo desde 2002, a CRL promoverá, também, encontros de autores com jovens que se encontram cumprindo medidas socioeducativas no Centro de Internação Provisória Carlos Santos e no Centro de Atendimento Sócioeducativo da Vila Cruzeiro, da Fundação de Assistência Socioeducativa, através do Projeto A Feira vai à Fase.