sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Usina na Praça: Edição de aniversário do Gasômetro

Site: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=135094

O aniversário de 82 anos da Usina do Gasômetro começa a ser comemorado no domingo, 14. Renato Velho, às 17h, e Os Replicantes, às 18h, se apresentam dentro do projeto Usina na Praça. Na sexta-feira seguinte, 19, acontece a Usina Polifônica, com os grupos do projeto Usina das Artes, no hall do centro cultural. Para fechar as comemorações, uma grande celebração com apresentações teatrais para crianças e adolescentes ocorre no dia 30, dentro do projeto piloto Usina da Educação, realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.

A data
A Usina do Gasômetro iniciou seu funcionamento como termoelétrica no dia 15 de novembro de 1928. A data correta foi descoberta em 2008 através da pesquisa realizada para a exposição Usina do Gasômetro 80 anos pelo historiador William Keffer.

Os Replicantes
A banda, uma das maiores do punk-rock nacional, nasceu no ano de 1983, em Porto Alegre. Nessa década lançaram álbuns clássicos como O Futuro é Vortex (escolhido entre os 20 mais importantes do rock nacional pela revista Bizz), Histórias de Sexo e Violência e Papel de Mau. A escolha do nome foi uma referência aos andróides do filme Blade Runner (1982) de Ridley Scott.

Em nova fase, com Julia Barth no vocal, o grupo acaba de lançar o disco de inéditas “2010”. Completam a formação os fundadores Cláudio Heinz na guitarra e Heron Heinz no baixo, além de Cleber Andrade na bateria. O repertório do show contempla músicas famosas como Surfista Calhorda, Nicotina e Festa Punk, ao lado de novas composições.

Nessas duas décadas, a banda esteve nos principais festivais nacionais, como o Abril Pro Rock (Recife), RecBeat (Recife), Minha Pátria, Minha Música (São Paulo) e tocou ao lado de grandes grupos da cena mundial como Dead Kennedys e Buzzcocks. Com duas turnês européias realizadas em 2003 e 2006, estiveram em alguns festivais como Fuck North Pole (Tromso/Noruega) e Havenfest (Hamburgo/Alemanha). Suas canções estão inseridas em longas como O Cerro do Jarau, Tolerância e na série Carandiru. Nos últimos 25 anos, lançaram oito álbuns, um vídeo e dois DVDs.

www.myspace.com/osreplicantes
Contatos: marquise51@marquise51.com.br / (51) 3013 7914 / 9255 4725

Renato Velho
Renato Velho, Prêmio Açorianos de melhor instrumentista pop rock 2005, comemora cinco anos do lançamento de seu primeiro álbum, Estratosférico, com uma formação básica de rock, reunindo jovens talentos da banda Book´s Friends, membros da Biblioteca Comunitária Amigos do Livro de Taquara. Além das canções do disco, Velho apresenta músicas novas de seu próximo trabalho, RS 020, com lançamento previsto para 2011.

www.renatovelho.com.br
Twitter: @Renatovelho
Contato: renatovelho@redecultural.org / (51) 9675 2802

Usina na Praça
O projeto Usina na Praça realiza aos domingos, até o final de novembro, espetáculos de música, teatro, circo, dança ou poesia. Trata-se de mais um projeto continuado que destaca a arte em Porto Alegre. A Usina na Praça estende para a rua o mundo artístico vivido dentro da Usina do Gasômetro há cinco anos, desde a criação do projeto Usina das Artes, que levou o princípio do território cultural ao prédio. Apostando na diversidade, brinda o público, que tradicionalmente lota aos domingos a orla do Guaíba, com ricas atrações culturais.

Usina na Praça
Realização: Usina do Gasômetro, Coordenação de Música, Descentralização - Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre
Apoio: Free Sign Comunicação Visual, Donut Shop
Serviços
14 de novembro
Usina na Praça
Os Replicantes e Renato Velho no Aniversário da Usina
Domingo
Local: Usina do Gasômetro - praça anexa (Av. Presidente João Goulart, 551)
Horário: 17h
Entrada Franca
19 de novembro
Usina Polifônica
Grupos Usina das Artes
Sexta-feira
Local: Usina do Gasômetro - Hall (Av. Presidente João Goulart, 551)
Horário: 18h30
Entrada Franca
30 de novembro
Usina da Educação – encerramento do ano
Terça-feira
Local: Usina do Gasômetro - Hall (Av. Presidente João Goulart, 551)
Horário (turnos): manhã e tarde
Assessoria Usina do Gasômetro
gasometro.imprensa@gmail.com
(51) 3289 8110

Nenhum comentário:

Postar um comentário