quarta-feira, 25 de maio de 2011

INFORMATIVO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA "QUEM QUER BRINCAR?"

INFORMATIVO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA "QUEM QUER BRINCAR?"

Ano VIII, nº 104 – 24 de maio de 2011.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

FALANDO EM BRINCAR

Na seção Falando em Brincar desse mês compartilhamos a alegria de comemorar por mais um ano o Dia Internacional do Brincar recebendo “amigos de brinquedo” engajados com a causa do brincar. Convidamos todos a refletirem sobre a importância de fomentar a brincadeira e de propagar a cultura lúdica em nossa sociedade.



“Conversas com quem gosta de brincar” comemorativas ao Dia Internacional do Brincar

Para comemorar o Dia Internacional do Brincar o Programa de Extensão Universitária “Quem Quer Brincar?” (Porto Alegre, RS/BR) promove o evento “Conversas com gosta de brincar” com o tema “Brincar na brinquedoteca”. Participarão do evento, relatando suas experiências, as educadoras da Brinquedoteca do Colégio Marista Champagnat (Porto Alegre, RS/BR) Daniela Ferreira e Vivian Nunes e as educadoras Nádia Diefenbach, Audrey Zwetsch e Mabilda Dotto da Brinquedoteca da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (Novo Hamburgo, RS/BR). Aguarde mais informações em nosso próximo Informativo!

Local: Sala 101 da FACED/UFRGS - Av. Paulo Gama, s/ nº Prédio 12201, - Porto Alegre, RS/BR

Data: 27.05.2011

Fones: (51) 3308.3432

Inscrições: Gratuitas, no local e dia do evento.

Informações: http://www.ufrgs.br/facer/extensao/brincar - quemquerbrincar@ufrgs.br



Dividimos também a grande felicidade de ter recebido na brinquedoteca do Programa de Extensão Universitária “Quem Quer Brincar?” a visita do prof. Dr. Bernard Charlot, da Universidade Paris VIII (Paris, FR).

Por ocasião de sua palestra no Ciclo de Debates da linha de pesquisa de Políticas e Gestão de Processos Educacionais do Programa de Pós-Graduação da FACED/UFRGS e do grupo de pesquisa CAPES-PROEJA/RS (Porto Alegre, RS/BR), o prof. Charlot, que afirmou já conhecer o Programa através do recebimento do Informativo, visitou a Brinquedoteca Universitária, conhecendo de perto o acervo e serviços disponibilizados.

Pedimos aos “amigos de brinquedo” que enviem até o dia 21.06 notícias sobre a comemoração do Dia Internacional do Brincar na sua região, para que sejam mencionadas em nosso próximo número.

Desejamos a todos, boas brincadeiras!

Soraia Santana



MURAL INFORMATIVO

Espaço destinado à divulgação de eventos na área do brincar, promovidos por outras instituições. Envie-nos sugestões que serão selecionadas e oportunamente divulgadas. Atenção: informações detalhadas devem ser obtidas exclusivamente com a instituição promotora. O envio deve ocorrer preferencialmente até o dia 20 de cada mês.



î Recebemos e divulgamos

* A participação do “amigo de brinquedo” Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida no 2º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Desenvolvimento Humano e 15º Congresso Paulista de Educação Física entre os dias 22 e 26.06.2011. Durante o evento Marco lançará, pela Fontoura Editora, os livros “Jogos cooperativos: aprendizagens, métodos e práticas” e “Jogos cooperativos nos diferentes contextos”. Além disso, em junho, Marco lançará o livro “O brincar e a brinquedoteca: análise da tradição lúdica em contextos brasileiros e cubanos”.

Fone: (51) 3308.4161

Informações: marcosteodorico5@hotmail.com



* A Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABBRI (BR) ampliando sua atuação com presença nas mídias sociais divulga seus endereços no Facebook e no Twitter. Visitem e conheçam!

Informações: https://www.facebook.com/profile.php?id=100002232058304 - http://twitter.com/#!/Brinquedista



* Divulgamos a homepage da rede “Equidade para a infância – América Latina”, uma iniciativa conjunta do Programa de Pós-Graduação e Relações Internacionais da GPIA – The New School University e da Fundação e Instituto ARCOR. .

Informações: http://www.equidadeparaainfancia.org/index.php



* A “amiga de brinquedo” Liana Tubelo divulga o trabalho da brinquedoteca “Brincando se aprende” (Capão da Canoa, RS/BR) em novo Blog. Conheça!

Informações: http://www.brinquedotecabrincandoseaprende.blogspot.com



* No mês de Maio a Brinquedoteca Bumerangue (Campinas, SP/BR) completa três anos e convida a todos a participar da programação especial. Informe-se no site!

Informações: http://www.brinquedotecabumerangue.com.br



* Em 26.05 nossa “amiga de brinquedo” e ex-bolsista do Programa de Extensão Universitária “Quem Quer Brincar?” defende dissertação de mestrado na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (RS/BR) com o título “Função simbólica e aprendizagem escolar: A brincadeira na educação infantil”, orientada pelo Prof. Dr. Fernando Becker.

Informações: scheila.ludke@gmail.com



* Patrícia Smith, nossa “amiga de brinquedo” da Associação Brasileira de Brinquedotecas – ABBri - (São Paulo, SP/BR) promove no perfil do Facebook o evento “Conversas com quem gosta de brincar”, confira!

Informações: http://www.facebook.com/event.php?eid=211842498838591



* Com o sucesso do blog “Repensando museus” Maria Isabel Leite (BR) ampliou o espaço de comentários e de reflexão crítica sobre museus no Facebook e no Twitter. Confira!

Informações: http://www.repensandomuseus.blogspot.com - http://www.twitter.com/repensandomuseu - www.facebook.com/pages/Repensando-Museus/203261846352987




î Encontros sobre Processos Inclusivos na Educação Infantil

A equipe da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (RS/BR) organiza uma série de encontros sobre a temática dos processos inclusivos na educação infantil.

Local: Auditório da Faculdade de Educação (prédio15) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, RS/BR.

Data: entre 24.05 e 22.06.2011

Fone: (51) 3289.1827

Informações: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smed/default.php?p_noticia=141574&PALESTRAS+DEBATEM+MODOS+DE+INCLUSAO+NA+EDUCACAO+INFANTIL



î Simpósio Desafios frente às violências – intervenções na interface educação/saúde

O Departamento Formação em Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae (São Paulo, SP/BR) promove simpósio buscando discutir a problemática da violência na família, na escola e na comunidade.

Local: Instituto Sedes Sapientiae – Rua Ministro Godoy, 1484 – Perdizes, SP/BR.

Data: 27 e 28.05.2011

Fone: (11) 3866.2730

Informações: http://www.sedes.org.br/Departamentos/Psicopedagogia/simposio_psicopedagogia_maio2011.jpg



î Semana Acadêmica da Pedagogia UFRGS 2011

O Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - (RS/BR) convida para a Semana Acadêmica da Pedagogia com a promoção da atividade “Ser professora: entre o mito da maternidade a profissão”.

Local: Salas 101 e 601 da FACED/UFRGS - Av. Paulo da Gama s/n, Prédio 12201, sala 908 - Porto Alegre, RS/BR.

Data: 23 a 27.05.2011

Informações: http://lutartambemeeducar.blogspot.com - dafe2009@gmail.com



î IV Congresso Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Reabilitação

Local: UniFMU – campus Ibirapuera – Av. Santo Amaro, 1239 - São Paulo, SP/BR.

Data: 27 a 29.05.2011

Fone: (11) 4242.2595 – 9547.1579

Informações: http://www.memc.com.br - memc@memc.com.br



î Revista de Psicanálise Rabisco

Em seu lançamento a Revista de Psicanálise “Rabisco” traz matéria especial sobre D.W. Winnicott.

Local: Livraria Cultura – Av. Túlio Rose, 100 – Porto Alegre, RS/BR.

Data: 01.06.2011

Fone: (51) 3308.4161

Informações: http://www.rabiscorevpsica.com - contato@rabiscorevpsica.com



î Bate-papo sobre formação de professores

A Artmed Editora, integrante do Grupo A, promove café com bate-papo informal para saber como os professores estão se atualizando e complementando sua formação. Os encontros serão divididos entre as redes pública e particular, e para formadores de professores.

Local: Grupo A – Jerônimo de Ornelas, 670 - Porto Alegre, RS/BR.

Data: 07 a 08.06.2011 (verificar especificidade de cada encontro)

Fone: (51) 3027.7007 – 3027.7009

Informações: http://www.grupoaeditoras.com.br - http://www.artmed.com.br - lsiqueira@grupoa.com.br



î Credenciamento de Arte-educadores

A Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo (SP/BR) credencia arte-educadores para formação artístico-cultural nas áreas do teatro, dança, circo, música, artes plásticas e visuais, artesanato, artes audiovisuais, literatura, cultura urbana, cultura digital e gestão de cultura.

Local: Secretaria da Cultura – Rua Bauru, 21 - São Bernardo do Campo, SP/BR.

Data: até 10.06.2011

Fone: (51) 3308.4161

Informações: http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns2/pqt_container_novo2.asp?srcpg=EditalCultura1&area=Edital&tipo=Edital&unidade=Edital



î Produção de material didático para a diversidade

O curso de aperfeiçoamento é oferecido pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - (RS/BR) visando capacitar professores a avaliar e elaborar materiais didáticos que tratem do tema da diversidade e ocorrerá a distância.

Local: FACED/UFRGS (a distância) - Av. Paulo da Gama s/n, Prédio 12201, sala 908 - Porto Alegre, RS/BR.

Data: 04.06 a 30.11.2011

Fone: (51) 3308.4161

Informações: http://www.ufrgs.br/produzirdiversidade - prod_diversidade@ufrgs.br



î II Mostra de Bonecos de Porto Alegre

Em junho Porto Alegre (RS/BR) será a capital dos bonecos. A mostra reunirá bonequeiros da capital, região metropolitana e interior para divertir, alegrar e conscientizar sobre a importância de uma sociedade ecologicamente consciente e responsável. Além dos espetáculos serão oferecidas oficinas com material reaproveitável.

Local: Centro Cultural Usina do Gasômetro – Av. Presidente João Goulart, 551 - Porto Alegre, RS/BR.

Data: 04 e 05.06.2011 a partir das 10h00min

Fone: (51) 9237.4694

Informações: http://www.mostradebonecospoa.blogspot.com - usina@smc.prefpoa.com.br



î III Simpósio Brasileiro de Educação Infantil e 28º Simpósio de Educação Infantil do Vale dos Sinos e Caí

O evento abordará o “Currículo na Educação Infantil: um diálogo entre concepções pedagógicas e práticas cotidianas”

Local: Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) - Rua Frederico Mentz, 526 - Novo Hamburgo, RS/BR.

Data: 04 e 05.06.2011 a partir das 10h00min

Fone: (51) 3594.8040

Informações: http://www.ienh.com.br - simpósio@ienh.com.br



î V Jornada Goiana de Arteterapia

A Jornada abordará o tema “Arteterapia no cuidado e na reabilitação do drogadictos (álcool e outras drogas).

Local: Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN-UFG) – Rua 227 Qd 68, s/n – Setor Leste universitário- Goiânia- GO/BR.

Período: 13.06.2011

Informações: jornada.arteterapia@gmail.com - aclaudiaval@terra.com.br



î VI Congresso Iberoamericano de Tecnologias de Apoyo a la Discapacidad

Local: Palma de Mallorca, ES.

Período: 16 e 17.06.2011

Informações: http://dmi.uib.es/~ugiv/Iberdiscap2011/index.html - iberdiscap2011@uib.es



î Vernissage e Oficinas no Centro Integrado de Desenvolvimento - CID

O Centro Integrado de Desenvolvimento - CID (Porto Alegre, RS/BR) convida a comunidade para visitar o vernissage anual, com a exposição de obras de artes produzidas pelos alunos e pelos profissionais da escola. O tema deste ano está relacionado a viagens por locais famosos, por monumentos históricos, por sentimentos ou sonhos... Confira!

O Centro também está com inscrições abertas para oficinas – dança mix, robótica, ciências, origami, musicalização, desenho criativo, encontro de gerações, papel craft e respirando - voltadas a crianças, adolescentes e adultos.

Local: Rua Fernandes Vieira, 553 – Porto Alegre, RS/BR.

Fone: (51) 3311.2789 – 3026.0227

Período: 18.06.2011 – entre 10h30min e 18h00min.

Informações: http://www.centrointegradodedesenvolvimento.blogspot.com - cidpro3@matrix.com.br



î II CBE - Congresso Brasileiro de Educação

Local: Campus da UNESP - Bauru, SP/BR.

Período: 04 a 07.07.2011

Informações: http://www2.fc.unesp.br/cbe – iiicbe.unespbauru@gmail.com



î Formação de Brinquedista

Curso promovido pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (São Paulo, SP/BR) sobre implantação e operacionalização da brinquedoteca na Universidade de São Paulo (USP).

Local: Biblioteca do Instituto de Psicologia da USP – Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária – São Paulo, SP/BR.

Período: 04 a 08.07.2011

Fones: (11) 5533.1513

Informações: associacaobrasileira@brinquedoteca.org.br



î Brinquedoteca Hospitalar: bases teóricas e práticas

Curso promovido pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (São Paulo, SP/BR) coordenado por Daniela Ribeiro Linhares e Profa. Dra. Vera Barros de Oliveira, na Universidade de São Paulo (USP).

Local: Biblioteca do Instituto de Psicologia da USP – Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária – São Paulo, SP/BR.

Período: 11 a 15.07.2011

Fones: (11) 5533.1513

Informações: associacaobrasileira@brinquedoteca.org.br



î II Seminário Transdisciplinar sobre o bebê: competências do bebê e intervenção precoce

Local: Paris, FR.

Período: 06 a 09.07.2011

Informações: http://www.institutolangage.com.br/seminario - http://www.institutolangage.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=61&Itemid=77



î Simpósio Monteiro Lobato texto e contexto - XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada -ABRALIC

As coordenadoras Profa. Dra. Milena Ribeiro Martins da Universidade Federal do Paraná – UFPR (PR/BR), Profa. Dra. Eliane Santana Dias Debus da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (SC/BR) e Profa. Dra. Cilza Carla Bignotto da Faculdade de Campinas – FACAMP (Campinas, SP/BR) organizam o Simpósio 35 – Monteiro Lobado texto e contexto para o XII Congresso Internacional da ABRALIC (Curitiba, PR/BR), buscando congregar pesquisas desenvolvidas a respeito da obra de Monteiro Lobato

Local: Universidade Federal do Paraná – Rua XV de novembro, 1299 – Curitiba, PR/BR.

Data: 18 a 22.07.2011

Fone: (41) 3360.5000

Informações: http://www.abralic.org.br - perguntascongresso2011@abralic.org.br -



î XVIII Congresso Brasileiro de Educação Infantil da OMEP

O Congresso receberá Deanna Margini, Pedagogista de Reggio Children com ministrando a palestra “A contribuição da abordagem Reggio Children para a infância: diálogo entre tempo e espaço”.

Local: Universidade Anhembi Morumbi – Rua Casa do Ator, 257 – São Paulo, SP/BR.

Data: 28 a 30.07.2011

Informações: http://www.omepsp.org/?page_id=328 – congresso.omep@gmail.com



î I Bienal do brinquedo educativo – I Seminário de Integração: brinquedo, educação, saúde e qualidade de vida e V Feira de brinquedos educativos

Local: Centro de Eventos São Luis - São Paulo, SP/BR.

Data: 04 a 07.08.2011

Fone: (11) 5087.9499

Informações: http://www.abrine.org - abrine@abrine.org



î Curso Leitura do desenho infantil

A Psicopedagoga Institucional e Clínica Juliane Feldmann ministrará o curso sobre leitura do desenho infantil em Caxias do Sul, em local a ser definido.

Local: Caxias do Sul, RS/BR.

Data: 06 a 20.08.2011

Fone: (11) 6738.4920 – 9980.6417

Informações: www.julianefeldmann.com.br - psicojuliane@terra.com.br



î III Coloquio Latinoamericano de Biopolítica / I Coloquio Internacional de Biopolítica y Educación

Aguarde notícias nos próximos informativos.

Local: Buenos Aires e La Plata, AR.

Período: 01 a 03.09.2011

Informações: pensamiento.contemporaneo@unipe.edu.ar



î II Congresso Brasileiro de Ludodiagnóstico

O Congresso realizado pela Escola Paulista de Psicologia Avançada – EPPA (São Paulo, SP/BR) tem como tema o “Lúdico na avaliação psicológica - a violência doméstica contra crianças e adolescentes” e será realizado no campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo, SP/BR).

Local: Auditório Fernando Henrique Cardoso da Universidade Cruzeiro do Sul - Av. Regente Feijó, 1295 - São Paulo, SP/BR.

Período: 15 a 17.09.2011

Fone: (11) 9944.9770 – 9992.6827

Informações: http://www.eppa.com.br/congresso/ludodiagnostico_2011/home.htm - eppa@eppa.com.br



î XII International Toy Library Conference, XII Congresso Internacional de Brinquedotecas e XII Congresso Internacional de Ludotecas

O Congresso tem por objetivo uma ampla reflexão sobre a trajetória das brinquedotecas, analisando os caminhos que estas vêm tomando, suas conquistas, desafios e dificuldades, a fim de preservar sua genuína contribuição à divulgação da importância do brincar.

Local: Memorial da América Latina - São Paulo, SP/BR.

Data: 11 a 15.10.2011

Informações: http://www.itlaconference2011.com.br - faleconosco@itlaconference2011.com.br



î III Congresso Iberoamericano de Psicologia Social

Com o tema “A Pedagogia Social no diálogo educação popular – educação social”, a Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social (ES) em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (Canoas, RS/BR) organizam o evento aberto a educadores, assistentes sociais, cientistas sociais, acadêmicos, gestores, profissionais dos setores público e privado, membros do terceiro setor e demais interessados.

Local: Universidade Luterana do Brasil – ULBRA - Av. Farroupilha, 8001 – Canoas, RS/BR.

Data: 19 a 21.10.2011

Informações: http://sips-es.blogspot.com/2011/03/dialogo-en-pedagogia-social-educacion.html - http://es.scribd.com/doc/50594945/III-Congreso-Iberoamericano-de-Pedagogia-Social-2011 - congressopedagogiasocial2011@ulbra.br



î II Congresso Internacional de Psicanálise: A criança e o adolescente no século XXI

Com organização do Espaço Moebius (BA/BR), Association Lacaniense Internationale (Paris, FR), Centro de Estudos Freudianos do Recife (PE/BR) e Escola de Estudos Psicanalíticos (BR), o congresso tem como eixo central a questão: “Quais são as condições da subjetividade hoje?”.

Local: Salvador, BA/BR.

Data: 27 a 29.10.2011

Informações: http://www.cipsicanalise2011.com.br – organização@cipsicanalise2011.com.br



î VIII Congresso Internacional de Educação Superior

O Ministério de Educação Superior e as Universidades da Republica de Cuba (CU), tem o prazer de anunciar o 8º Congresso Internacional de Educação Superior sob o tema “A Universidade por um desenvolvimento sustentável”, reafirmando assim a responsabilidade da Educação Superior com a sociedade e seu tempo. O Congresso tem por objetivo uma ampla reflexão sobre a trajetória das brinquedotecas, analisando os caminhos que estas vêm tomando, suas conquistas, desafios e dificuldades, a fim de preservar sua genuína contribuição à divulgação da importância do brincar.

Local: Palácio das Convenções – Havana/CU.

Data: 13 a 17.02.2012

Informações: http://lionstours.com/universidad2012.html



î Notícias Cataventus

Ø Agendamento de escolas, instituições ou comunidades para rodas de histórias com contadores voluntários, todas as quartas-feiras na Usina do Gasômetro - Porto Alegre, RS/BR.

Informações: (51) 3334.5155 - 9902.1716

Informações: http://www.cataventus.org.br - cataventus@cataventus.org.br



î Notícias e Programação da Fundação Iberê Camargo:

Ø Capacitação de professores: Os encontros de capacitação de professores têm por objetivo dar recursos e informações aos educadores para que trabalhem os conceitos do campo da arte com seus alunos.

Ø Tour Virtual: Faça um passeio pela sede da Fundação Iberê Camargo:

http://www.iberecamargo.org.br/tourvirtual08/Portugues/pop.html

Local: Fundação Iberê Camargo - Av. Padre Cacique 2.000 - Porto Alegre, RS/Brasil.
Fone: (51) 3247.8000

Informações: www.iberecamargo.org.br - site@iberecamargo.org.br




î Programação da Brinquedoteca Pé de Pilão na Biblioteca Lucilia Minssen

No mês do brincar a Brinquedoteca Pé de Pilão (Porto Alegre/RS) oferece programação especial:

· Brincando com Mário Quintana – 26.05.2011

- 13h30min – Contação da história dos brinquedos com Carmem Henke;

- 14h30min – Recreação e brincadeiras através das poesias de Mario Quintana com Fernanda Blaya e Floreni D'Avila.

- 15h30min – Contação da história Pé de Pilão com Leonor Pereira.



· Comemoração do 1º. ano da Brinquedoteca Pé de Pilão.

A Brinquedoteca é um espaço público de recreação e lazer, criado com o objetivo de incentivar o gosto pelo livro e pela leitura, composto de um acervo especial e lúdico. Funciona com visitas para contação de histórias de terça a sexta-feira com agendamentos para escolas de educação infantil - ingressos a R$5,00 por aluno. Possui uma pracinha aberta aos sábados e domingos para visita de crianças de 01 a 07 anos acompanhadas dos responsáveis.

Local: Brinquedoteca Pé de Pilão na Biblioteca Lucília Minssen – Rua dos Andradas, 736, Centro - Porto Alegre, RS/BR.

Fone: (51) 3225.7089
Informações: bibliotecaluciliaminssen@gmail.com



ACONTECEU

Espaço destinado à comunicação de eventos que já ocorreram.



J O Grupo Eficiente (Porto Alegre, RS/BR) promoveu no dia 22.05 o curso “Psicomotricidade no Ensino Fundamental”.

Informações: www.grupoeficiente.com.br



J Teve início em 19.05, estendendo-se até 30.06 o curso de extensão “Contar e encantar: um espaço para encantamento e sensibilização” ministrado por Gilse Castro, Arte-educadora e graduanda de Letras da Ulbra Gravataí (RS/BR) e pela Profa. Érica Laschuk, especialista em educação para surdos pela Universidade Federal de Santa Maria (RS/BR).

Informações: lilianaiala@ig.com.br



J Entre os dias 14 e 15.05 o Museu dos Brinquedos (MG/BR) e Loja Maria Fumaça de Tiradentes (MG/BR) promoveram a 1ª Feira dos Brinquedos Pedagógicos.

Informações: http://www.museudosbrinquedos.org.br



J No dia 10.05 a OMEP núcleo Novo Hamburgo (Novo Hamburgo, RS/BR) promoveu o “Bate-papo com a infância” com Márcio Malavolta buscando pensar a prática, a criança e a diversidade no cotidiano dos espaços da educação infantil.

Informações: www.omepnh.blogspot.com



J Em 07.05 Márcia do Canto e Manoel Veiga lançaram, pela Editora Projeto (RS/BR), o livro “O mundo de Camila”. O evento foi realizado na Livraria Iconográfica (Porto Alegre, RS/BR).

Informações: marciadocanto@terra.com.br



J O comitê argentino (AR) da Organização Mundial para a Educação Pré-escolar (OMEP) organizou entre os dias 06 e 08.05 o 4º Encuentro Internacional de Educación Infantil objetivando a reflexão e análise de temas que configuram o campo da educação, em especial o tempo e espaço da educação infantil.

Informações: www.omep.org.ar



J O Polo Colégio Kennedy de ensino à distância da Universidade Luterana do Brasil (Porto Alegre, RS/BR) e a Livraria Paulus promoveram entre os dias 03 a 19.05 a II Semana Acadêmica, como espaço de reflexão e comprometimento com a melhoria do modo de ensinar e aprender.

Informações: http://www.ulbra.br/ead - http://www.colegiokennedy.com – http://www.paulus.com.br



î Acesse o Informativo em versão “pdf” no site do Programa “Quem Quer Brincar?” í

http://www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar





Fique ligado no próximo boletim informativo, a sair no mês de junho de 2011.

Elaboração: Soraia Santana

Envio e cadastramento de destinatários: Soraia Santana

Supervisão: Profa. Tânia Ramos Fortuna

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Educação

Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”

Coordenação geral: Profa. Tânia Ramos Fortuna

Av. Paulo Gama, s/n. sala 102 Porto Alegre - RS – BRASIL CEP.: 90046-900

Fone: +55 51 3308-3432 Fax: + 55 51 3308-3985

Endereço eletrônico: quemquerbrincar@ufrgs.br

Site: www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar

Se você não deseja receber nosso informativo, mande-nos um e-mail com o assunto REMOVER ao quemquerbrincar@ufrgs.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário