quarta-feira, 8 de junho de 2011

Lançamento em Porto Alegre do livro Arte-Reabilitação

workshop de Ana Alice Francisquetti


Com especial carinho, recebemos a Ana Alice Francisquetti em Porto Alegre, quem iniciou o trabalho de rehabilitação e arteterapia no Brasil, considerada pionera na área em todo Latinoamérica: para o
Lançamento do livro Arte-Reabilitação (Editora Memnon)
A organizadora do livro, Ana Alice Francisquetti, compilou novas perspectivas da neurologia, genética, psicologia, psicanálise, dança-terapia, musica-terapia e arte-terapia que tratam sobre o tema.





Todos os artigos do livro tem sido escritos por especialistas profissionais da AACD central , incluindo a apresentação do Dr.Luis Alonso, médico Geneticista , docente do departamento de morfologia e genética da Universidade Federal de São Paulo, e orientador de ensino e pesquisa da AACD.

Temos o imenso prazer em convidar a todas as pessoas que trabalham na educação especial em prol da inclusão e desejamos que estejam presentes todas as pessoas e Instituições, que lidam com o problema da Inclusão.

O livro Arte reabilitação é da editora MEMNON. A capa é de autoria de Ana Alice Francisquetti.

O livro reúne diferentes temas relacionados aos desafios e os preconceitos, que enfrentam os portadores de necessidades especiais, as privações e os esforços para a integração social

Aborda a questão da deficiência e da reabilitação de diferentes perspectivas como: a genética, neurologia, psicologia, psicanálise,da musico terapia e arte reabilitação. Ganha destaque a reflexão do corpo em contexto hospitalar. Como a pessoa deficiente se percebe é uma das questões cruciais que atravessam o livro.

Há histórias de superações no combate ao preconceito.

Ao longo do livro, delineiam-se lições de vida, que nos mostram claramente a luta contra a perpetuação do preconceito em relação a pessoa deficiente.



O lançamento será nesta sexta feira dia 10/06 às 19 hs.

...............................

Para o domingo pela manhã, teremos o privilegio de participar do workshop de arteterapia:



A deficiência e os 12 trabalhos de Hercules para um olhar inclusivo.

Coordenadora: Ana Alice Francisquetti – Artista plástica, Arteterapeuta. Arte- Reabilitadora e supervisora da Associação de Assistência a Criança deficiente (2011). Professora do Instituto Sedes Sapientiae. Arteterapeuta do Museu Brasileiro da Escultura. Diretora adjunta da Sociedade Brasileira de Paralisia Cerebral - São Paulo

Data: Domingo 12 de junho 2011 – das 9h00 às 12h00

“A função essencial do mito do herói é desenvolver a consciência do eu individual... a penosa e longa tarefa de auto- educação, tarefa que é equivalente psicológico dos trabalhos de Hercules’’

Carl G. Jung

Tema: conscientização da deficiência através do mito para um olhar inclusivo

Objetivo: deste Workshop é fazer compreender o significado da deficiência, para os profissionais, familiares ou as pessoas comuns envolvidas com o tema.

Para atingirmos o objetivo proposto, trabalharemos questões das interações pessoais que envolvem o corpo e a mente, frente ao olhar da intolerância frente ao diferente: perplexidade, estranheza, atração /repulsão, fascínio/terror e que impede o respeito e a inclusão

Resumo do tema: A presença do diferente, seja ela étnica racial cultural ou corporal gera muitos conflitos, é sobre alguns deles que vamos compartilhar idéias e reflexões.

Faremos uma viagem à Grécia antiga, que inclua questões como: atitude, preconceito, estigma. A metáfora do monstro será utilizada como forma de exploração sócio histórica, frente à deficiência.

Metodologia: os participantes deverão vivenciar diferentes emoções utilizando a experiência vivida às imagens a serem construídas.




Oportunidade unica!



INFAPA-Instituto da Família de Porto Alegre

João Abott , 441

Bairro Petrópolis

Porto Alegre - 3330-0353

Org. núcleo de Arteterapia do INFAPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário