segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

E.PSI.B.A CURSOS A DISTÂNCIA 2012 - PROFª ALICIA FERNANDEZ - MATERIAL EM PORTUGUÉS ::


E.PSI.B.A.



ESPACIO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO-URUGUAYO



DIRETORA: Psp. ALICIA FERNÁNDEZ



Un espacio de formación, investigación e intervención en Psicopedagogía clínica



Mais uma vez segue convite aos interessados em os Cursos breves a distância 2012 de E.Psi.B.A., a cargo da Psp. Alicia Fernández e o Ps. Clínico Jorge Gonçalves da Cruz. Se realizam inteiramente através da Internet, mediante intercâmbio de emails entre os participantes e os professores do Curso. Sem horários prefixados, de tal forma que cada participante possa acompanhar o percorrido de acordo a seus interesses e disponibilidades.



Em 2012, estaremos oferecendo com material EM PORTUGUÊS os seguintes Cursos:



CURSO 1 : CURSO BREVE A DISTÂNCIA: AUTORIAS VOCACIONAIS



*DURAÇÃO: 2 meses - Inicio: 13/03/2012 Término: 14/05/2012



*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz



*CARGA HORÁRIA: 80 horas. Certificado impresso será emitido via correio postal.



CURSO 2: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH



*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 15/03/2012 Término: 15/05/2012



*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz



*CARGA HORÁRIA: 80 horas. Certificado impresso será emitido via correio postal



CURSO 3: CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS



*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 16/03/2012 Término: 16/05/2012



*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz



*CARGA HORÁRIA: 80 horas. Certificado impresso será emitido via correio postal



Inscrições com valores especiais até 31/12/2011.



CURSOS BREVES A DISTÂNCIA com material em português:



CURSO 1: AUTORIAS VOCACIONAIS



IDEIAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGIA PARA O TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS:



.A autoria de pensamento como objeto do trabalho psicopedagógico.



. As autorias vocacionais e profissionais.



. Capacidade de escolher. O movimento entre escolher e decidir



.Eleger vs. Optar /Autorias vs. Orientação.



.Relações entre o desenvolvimento da capacidade atencional e a capacidade de creer/criando…”



.“A capacidade de creer/criando…” e sua importância no trabalho de autorias vocacionais.



.Diferenciação entre informação, conhecimento e saber, na era telemática.



.Aprender é historiar-se: Múltiplas biografias para projetar-se a um futuro. Propostas e recursos para trabalhar com crianças, adolescentes e adultos.



.Inteligência como “desadaptação criativa”. As diferenças como singularizantes.



.A potência atencional da alegria.



- A PROPOSTA DE AUTORIAS VOCACIONAIS, COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS.



.Promovendo autorias vocacionais nos contextos atuais.



.O por quê da proposta de Autorias Vocacionais.



Suas diferenças e contribuções a Orientação Vocacional.



- “PROJETO IDENTIFICATÓRIO” E “PROJETO VOCACIONAL/OCUPACIONAL” NOS CONTEXTOS ATUAIS.



-Podemos falar de “identidade profissional ou ocupacional”?. A construção identitária. Promovendo espaços de “heteroestima” .



- O NECESSÁRIO TRABALHO DE REENCONTRO COM A PRÓPRIA ELEIÇÃO VOCACIONAL DO PROFISSIONAL.



-Resgatando as autorias vocacionais do próprio profissional (psicopedagogo, docente, professor, psicólogo, terapeuta…).



-Procurando espaços de reencontro com nossas próprias eleições vocacionais, que nos permitam recuperar o entusiasmo e as alegrias iniciais



.Experiências com grupos de professores. O trabalho de promoção de autorias vocacionais entre os professores e profissionais.



.Questionamento à denominada “Síndrome de Burn-out”.



- RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS. APRESENTAÇÃO DE FERRAMENTAS, PROPOSTAS DE TRABALHO E EXPERIÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS NO TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS.



.Como propiciar a capacidade de eleger.



.Do impossível à decisão passando pelo possível e o provável.



.SPA (Situação Pessoa Aprendendo), SPB (Situação Pessoa Brincando) e SPT (Situação Pessoa Trabalhando).



.“Sair pela porta das decisões”.



CURSO 2: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO “DIAGNÓSTICO” DE TDA/THDA





· O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade).



· Contextos sócio-culturais e a atencionalidade: Um enfoque crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infância e da adolescência.



· Crianças e adolescentes: desatentos ou desatendidos?. A sociedade desatenta e hiperativa: medica o que produz.



· A capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica. A aprendizagem da capacidade de atender. Capacidade de atender em sua relação com a capacidade lúdica. Atender e aprender. Capacidade de atender e ambiente facilitador do brincar



· Como se atende ao objeto de conhecimento?.O atender, a inteligência e o criar. Ato criativo. .Atencionalidade e criatividade.



· Atenção, construção e história. Lembrar e atender.



· “Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção: A que chamamos diagnóstico psicopedagógico clínico? As perturbações na aprendizagem expressam uma mensagem que sempre é singular.



· Diagnosticar ou rotular? O que determina o abuso no “diagnóstico” de TDA e a sobre-medicação?



· Corpo, aprendizagem e ato criativo na era telemática. Corporalidade e subjetivação. Questões de gênero e atencionalidade.



· Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”. Mudanças na modalidade de percepção na era telemática. Transformação dos modos de representação na era telemática. .Representação do tempo. Representação do espaço. Representação do corpo. Jogos eletrônicos e espaços do brincar. Corporeidade e subjetivação. Os “corpos-caderno”.



· Contribuições psicopedagógicas para pensar e intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” e da “atividade” pensante. Apostando promover a atividade pensante em lugar das hiperatividades e os déficits.



· Intervenções psicopedagógicas com meninos/as, pais e professores.



· Promovendo caminhos de autoria ante os novos modos atencionais. Mudar os modos de investigar. A queixa é o lubrificante da máquina inibitória Questões de gênero, era telemática e atencionalidade. .Novos modelos familiares e variações nas modalidades atencionais.



· Apresentação da Investigação S.P.P.A. “Situação Pessoa Prestando Atenção”: Investigação psicopedagógica tendente a explorar as novas modalidades atencionais nas crianças, adolescentes e adultos. Em funcionamento desde o ano 2000 com a participação de 50 investigadores de diferentes países.



Apresentamos material clínico e Entrevistas SPPA: como ferramenta diagnóstica e de intervenção psicopedagógica em torno das vicissitudes da capacidade atencional.



CURSO 3: PUBERTADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS.





-CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA:



-Quais novos modos de “adolescer”-crescer- estão inventando os púberes de hoje para tramitar o adolescer –padecer- dos contextos atuais?.



- Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”).



- Condutas temerárias em contextos urbanos hostilizantes (esportes radicais, parkour...). Buscas de sentido em contextos de ruptura e reconfigurações dos laços sociais.



-“Pichações”, Blogs… O que e como escrevem os adolescentes fora da Escola?.



- Adolescer na era da “ética do êxito” (ou "Nos ensinam a escalar até o nada").



- Fotologs e redes sociais na Internet. Uma leitura psicopedagógica.



- A necessidade de fazer pensáveis estes contextos e as particulares condições de subjetivação que imprimem, desde uma perspectiva psicopedagógica.



-OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leitura Psicopedagógica:



-Construção do “nós”. O grupal. Função subjetivante de “os/as amigos/as”.



- Construir-se um passado para projetar-se ao futuro.



-O aprender como um modo de se re-situar frente ao passado.



- Do brincar ao trabalhar passando pelo aprender: uma travessia de descontinuidades.



- Da casa à rua (ou do familiar ao extra-familiar).



- Reconstrução e re-significação das primeiras aprendizagens. As aprendizagens paradigmáticas da Primeira Infância se reconstroem na adolescência instalando-se no social. A “Adolescência” como oportunidade para resgatar a potência criativa dessas aprendizagens da primeira infância.



-IDEÍAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGÍA:



- autoria de pensamento e os trajetos da adolescência.



-“Modalidades de ensino” e “Modalidades de aprendizagem. Que modalidades ensinantes predominam no mundo extra-familiar dos adolescentes?



-Dispositivo de análise psicopedagógico: Posições ensenantes feridoras. Modalidades ensinantes facilitadoras. Ambiente facilitador da autoria de pensamento.



-A inteligência como desadaptação criativa.



- Sair da queixa paralisante para propiciar autorias que permitam desativar o tédio.



- O processo adolescente em seus potenciais de transformação e criação.



-INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS POSSIVEIS:



-Repensando nossas práticas ante as problemáticas atuais. Intervenções clínico-psicopedagógicas com púberes e adolescentes.



- Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência?



-Reposicionar-nos ante a diversidade: propiciando espaços grupais nos que o fustigamento entre pares não possa crescer.



MODALIDADE DOS CURSOS: Se realizam inteiramente através da Internet, sem horários prefixados.



De acordo a um cronograma se enviam por email os materiais dos Cursos. A partir da leitura cada participante pode enviar por email consultas aos autores/professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz, que responderão também por email dando lugar a um intercâmbio em torno dos materiais.

Classe virtual: Durante o curso, o participante terá acesso a materiais complementários sobre o tema (em português ou espanhol) em formato audiovisual, tais como imagens, vídeos, artigos, apresentações em formato PowerPoint e mapas conceituais.

Os participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão ingressar à Aula Virtual de nosso site web. Podem ingressar ao site no momento em que desejem. Não trabalhamos com fóruns de discussão e chats.



AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS: Psicopedagoga ALICIA FERNÁNDEZ e Psicólogo clínico JORGE GONÇALVES DA CRUZ



Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama. .Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada”, “A mulher escondida na professora”, “O saber em jogo”, “Os idiomas do aprendente” e “Psicopedagogia em Psicodrama”, editadas em espanhol e português. Docente na Universidad de Buenos Aires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e Professora Titular das materias “Diagnóstico Psicopedagógico” e “Tratamento Psicopedagógico” da Universidad del Salvador (Faculdade de Psicopedagogia). Docente convidada em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa. Fundadora e co-diretora de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio. Coordenação de grupos de formação de profissionais das áreas de saúde e educação em diversas cidades da Argentina, do Uruguay, do Brasil e de Portugal.



.Título Membro Honorário da Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.



Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico, psicodramatista. Psicoterapeuta. Docente na Universidad de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia). Docente convidado em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa..Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A. Assessor de numerosas instituições educativas.



Os professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz, coordenam há 8 anos a Investigação S.P.P.A.: SITUAÇÃO PESSOA PRESTANDO ATENÇÃO, que se aboca a explorar as modalidades atencionais nos contextos atuais tendendo a gerar uma reconceitualização do conceito tradicional de “atenção” e de “hiperatividade” que propicie ferramentas de reflexão e intervenção psicopedagógicas, estendidas no campo clínico e educativo. Dita Investigação conta com a participação em rede de 50 profissionais residentes em diversos países de América e Europa.



AVALIAÇÃO: Os Cursos não incluem instâncias de avaliação. Uma vez concluídos os Cursos quem desejar poderá enviar um artigo de sua autoria, redatado a partir dos Cursos. Entre as produções recebidas se selecionará uma que será publicada no site WWW.epsiba.com



CERTIFICAÇÃO Um certificado impresso será enviado via correio postal. Certificados expedidos por EPsiBA. como curso livre. Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária (80 horas), assinatura dos professores do curso (Alicia Fernández – Jorge Gonçalves da Cruz) e dados de EPsiBA .



IDIOMA: Os Módulos teóricos são enviados em português ou espanhol, segundo a preferência do participante. A partir da leitura os participantes podem enviar suas consultas em português ou em espanhol (já que os professores lêem nos dois idiomas). Os professores respondem por email em espanhol.



PÚBLICO ALVO: Estudantes e profissionais de Pedagogía, Psicopedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e Licenciaturas. Professores,educadores, diretores de escolas, orientadores educacionais e demais profissionais que desde outras disciplinas se interessem pelas temáticas a abordar.



Requisitos necessários: Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber enviar e-mail (se enviam por email os materiais dos Cursos e intercâmbio por email) e navegar pela internet .



VALORES especiais até 31/12/2011 (em Reais)



.Curso 1 “Autorias vocacionais”: Investimento total de R$ 320,00 à vista (ou 2 parcelas de R$ 170*)



.Curso 2 “TDA”: investimento total de R$ 300,00 à vista (ou 2 parcelas de R$ 160*)



.Curso 3 “Adolescência”: investimento total de R$ 310,00 à vista (ou 2 parcelas de R$ 165*)



*primeira parcela até 31/12/11 - segunda parcela até 10/03/2012,



Descontos (não acumulativos)



-2 o 3 cursos: 15% de desconto



-Associados da ABPp-RJ (seção Rio de Janeiro), ABPp Seção-Brasilia, ABPp-Es (núcleo Espírito Santo) y ABPp- RS (Rio Grande do Sul): terão 15% de desconto .



Procedimentos de efetivação de inscrição:



1) Em Brasil: efetivar o pagamento relativo à inscrição: depósito bancário, transferência ou depósito on-line em Reais no Banco Itaú (total ou primeira parcela):



Banco Itaú - Banco 341 (Itau Unibanco S.A.)

Ag. 0067 - CC: 72784-2

Titular: Alicia Tereza G. F. Goncalves

CPF 631.558.000-97



2) Enviar via e-mail seus dados e comprovante de pagamento a: epsiba@epsiba.com e espacioepsiba@gmail.com



1) Nome;

2) E-mail 1;

3) E-mail 2;

4) Telefone;

5) Fax;

6) Endereço completo/ Cidade de residência /Estado/CEP;

7) Formação e /ou estudos em curso;

8) Curso pretendido;

9) É sócio da ABPp?

10)Depósito/ transferência: Enviar comprovante ou informar dados do pagamento: data, Valor, Nº. Caixa Eletrônico, Depósito (CEI/DOC/TBI/DI) Nº



Enviaremos confirmação para o seu e-mail.



INFORMAÇÕES: Através do email epsiba@epsiba.com ou espacioepsiba@gmail.com informando: nome, profissão, cidade de residência e nome do Curso de seu interesse.



Podem consultar mais informações sobre estas e outras propostas em: www.epsiba.com



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