quarta-feira, 31 de agosto de 2011

INFORMATIVO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA "QUEM QUER BRINCAR?"

Ano VIII, nº 107 – 30 de agosto de 2011.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Na seção Falando em Brincar desse mês chamamos nossos “amigos de brinquedo” a refletir sobre a segurança e os cuidados com nossas crianças e adolescentes.



A cidade de São Paulo (SP/BR) sediará, nos dias 13 e 14 de setembro, o “Colóquio Políticas de Segurança e Direitos Humanos: Enfocando a primeira infância, infância e adolescência”. O encontro será propício para refletir sobre o impacto das políticas de segurança e da violência nos direitos das crianças e adolescentes, em casos como a infância e adolescência em situação de rua no Brasil.

Fonte e informações: http://primeirainfancia.org.br/2011/08/coloquio-politicas-de-seguranca-e-direitos-humanos-enfocando-a-primeira-infancia-infancia-e-adolescencia



Vivemos tempos de descrédito no brincar. Tempos em que a agenda de nossas crianças e adolescentes é ocupada com tarefas e mais tarefas, na busca de preencher o ócio e prepará-los para o futuro. Mas, que futuro? O que vamos transmitir para as futuras gerações?



Acreditamos que é hora de mudar esse paradigma e proporcionar às crianças e aos adolescentes oportunidades de expressão, criatividade, autonomia, ócio... tempo para brincar.



Acreditamos que o brincar é meio para a transformação social; e que, através do diálogo com o lúdico e de propostas ludopedagógicas é possível promover uma verdadeira revolução! Como ensina Tânia Fortuna, uma revolução lúdica!





“Conversas com quem gosta de brincar” com Maria Borja Solé



"Educación intercultural a partir del juego en el tiempo libre y en el tiempo reglado - Un programa escolar de convivencia ciudadana"



O Programa de Pós-Graduação em Educação em ação conjunta com o Programa de Extensão Universitária “Quem Quer Brincar?”, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (RS/BR) promovem o evento “Conversas com gosta de brincar” com Maria Borja Solé, Professora Emérita do Departamento de Didática e Organização do Ensino da Faculdade de Formação de Professores da Universidade de Barcelona (Espanha), pesquisadora na área do jogo e educação, responsável pela criação e orientação de inúmeras brinquedotecas em vários países.

Local: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - (sala a definir) - Porto Alegre, RS/BR

Data: 10.10.2011 – atividade gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Fones: (51) 3308.3432

Informações: http://www.ufrgs.br/facer/extensao/brincar - quemquerbrincar@ufrgs.br



Saudações lúdicas!

Soraia Santana





MURAL INFORMATIVO

Espaço destinado à divulgação de eventos na área do brincar, promovidos por outras instituições. Envie-nos sugestões que serão selecionadas e oportunamente divulgadas. Atenção: informações detalhadas devem ser obtidas exclusivamente com a instituição promotora. O envio deve ocorrer preferencialmente até o dia 20 de cada mês.



î Recebemos e divulgamos

* O site “Contar Histórias: Mistérios, Revelações e Transformações” (BR) criado por Fabio Lisboa, autor, contador de histórias e incentivador de leitura. Graduado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e Letras pela Universidade de São Paulo (São Paulo, SP/BR), Ludoeducador pela IPA-Brasil (International Play Association - Associação Brasileira pelo Direito de Brincar).

Informações: http://www.contarhistorias.com.br - fabio.lisboa@imagineprojetos.com



* A veiculação do Festival Estadual de Contadores de Histórias (RS/BR) dentre os eventos divulgados pela Rede Internacional de Cuentacuentos (Espanha), e recebeu de seus coordenadores elogios pela sua importância, relevância e por promover a arte da narração oral. O perfil do festival pode ser visto no link .

Informações: bilbiotecaluciliaminssen@gmail.com



* A Tese da Dra. Lucia Maria Lombardi intitulada “Formação corporal de professoras de bebês: contribuições da Pedagogia do Teatro”, orientada pela Profa. Dra. Tizuko Morchida Kishimoto, encontra-se disponível na home page da Biblioteca Digital da Universidade de São Paulo - USP (São Paulo, SP/BR) .

Informações: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21072011-103922/pt-br.php



* Divulgamos o trabalho Tiempo de Juego, (Buenos Aires, AR) organização cooperativa, composta por equipe interdisciplinar, cujo objetivo é a aplicação do jogo grupal com finalidade socioeducativa. Visite!

Informações: http://www.tiempodejuego.com.ar



* O “amigo de brinquedo” Rodrigo Prates, do Zuando Som (RS/BR), compartilha suas apresentações na TV Zuando Som. Assista no link .

Informações: http://musicasparacantarbrincando.blogspot.com



* O blog “Repensando Museus” (BR), espaço dinâmico de comentários e de reflexão crítica sobre museus, particularmente acerca de suas práticas educativas e sua relação com as crianças. Destacamos a discussão sobre edutenimento; expressão usada para designar algo que compreenda, ao mesmo tempo, ações de educação e de entretenimento. Maria Isabel Leite, idealizadora do blog, informa que museus são, privilegiadamente, locais de edutenimento. Entretanto, o maior desafio é dosar as ações de um lado e de outro para que os espaços museais não se tornem instituições escolarizadas, tampouco parques de diversão ou shopping centers...

Informações: http://repensandomuseus.blogspot.com - repensandomuseus@gmail.com



* Divulgamos o trabalho da “amiga de brinquedo” Kelly David:

“É com grande alegria que envio esse e-mail para convidar você a contribuir com os nossos Projetos e atividades na Morada Portal. Um deles é o projeto Brincando com a Morada que acontece sempre no terceiro sábado do mês, das 10 as 12h e que tem como objetivo resgatar as brincadeiras de antigamente e de também possibilitar um espaço lúdico entre crianças e adultos. Datas do segundo semestre de 2011: 20/08, 17/09, 15/10, 19/11, 17/12.

Outra atividade é o Reforço Escolar que é realizado todos os domingos das 10h às 12h e nesse momento estamos precisando de professores e oficineiros voluntários para fortalecermos o potencial dessas crianças”.

Informações: http://www.comunidademoradadapaz.org.br - http://cm.paz.zip.net - moradadapaz@gmail.com



* Conheça o novo site da Brinquedoteca Bumerangue!

Informações: http://brinquedotecabumerangue.com.br



* A Grow, fabricante brasileira de brinquedos, está lançando no Brasil um dos jogos mais vendidos de todos os tempos na Alemanha: "Colonizadores de Catan". Nesse jogo, criado em 1994, por Klaus Teuber, colonos disputam o domínio de uma ilha, construindo aldeias, estradas e cidades. Saiba mais no site!

Informações: http://www.grow.com.br - http://www.catanbrasil.com - http://www.catan.com





î III Coloquio Latinoamericano de Biopolítica / I Coloquio Internacional de Biopolítica y Educación

Local: Buenos Aires e La Plata, AR.

Período: 01 a 03.09.2011

Informações: pensamiento.contemporaneo@unipe.edu.ar



î Educação na Itália: inclusão escolar e ação docente em perspectiva

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGEDU/UFRGS e o Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão – NEPIE, promovem palestra com a Profa. Dra. Lucia de Anna, Profa. Titular e Diretora da Facoltà di Scienze Motorie da Università degli Studi di Roma “Foro Italico”.

Local: FACED/UFRGS – Av. Paulo da Gama, s/n, Prédio 12.201, sala 601 – Porto Alegre, RS/BR

Data: 02.09.2011 – 15h00min

Informações: http://www.ufrgs.br/faced/pesquisa/nepie/educacao_na_italia.pdf -



î O Jogo de Areia como Recurso Pedagógico

A oficina tem por objetivo compartilhar as reflexões elaboradas a partir de referenciais teóricos e experiências na clínica; - instrumentalizar o psicopedagogo para utilizar a caixa de areia, como recurso psicopedagógico, no diagnóstico e na intervenção.

Local: on line - (BR)

Período: inscrição com desconto até 07.09.2011

Fone: (11) 4485.3310 – 7620.9216 – 9319.1536

Informações: http://www.psicopedagogavaleria.com.br/cursos.htm



î XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte - CONICE 2011

Com a temática “Ciência & Compromisso Social – Implicações na/da Educação Física e Ciências do Esporte” o evento é realizado pela Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (RS/BR).

Local: ESEF – Rua Felizardo, 750 – Porto Alegre, RS/BR.

Período: 11 a 16.09.2011

Fone: (51) 3308.5838

Informações: http://www.conbrace.org.br – conbrace2011@cbce.org.br



î VI Encontro de Pesquisa em Educação e I Encontro da Associação Nacional de Política e Administração em Educação – ANPAE/AL

O evento tem por objetivo aprofundar discussões sobre o aspecto situacional da educação no Brasil, no Nordeste e em Alagoas e tem como tema “O Papel da Universidade Hoje: Formação, Pesquisa e Compromisso Social”.

Local: Centro de Educação – BR 104, KM 97 – Campus A. C. Simões – Tabuleiro, Maceió, AL/BR.

Período: 12 a 15.09.2011

Fone: (82) 8882.9584

Informações: http://www.epealufal.com.br – epeal2011@gmail.com



î Autoridade e Mal-estar do Educador

Os autores Cleon Cerezer, José Outeiral e Zagodoni Editora (SP/BR) apresentam o livro “Autoridade e Mal-estar do Educador” e convidam para o pré-lançamento. Na ocasião acontecerá Mesa Redonda com autores e convidados, dentre os quais, a Profa. Tânia Fortuna, Coordenadora do Programa de Extensão Universitária “Quem Quer Brincar?”.

Local: Livraria Cultura – Av. Túlio de Rose, 80 – Porto Alegre, RS/BR.

Data: 14.09.2011

Fone: (51) 3028.4033

Informações: http://www.zagodonieditora.com.br



î VII Seminário sobre Linguagens, Políticas de Subjetivação e Educação “Cultura e formação: imagens e encontros”

O evento tem como objetivo socializar trabalhos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa “Linguagens Experiência e Formação” (GEPLinguagens) do Departamento de Educação do Instituto de Biociências - campus Rio Claro - da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (SP/BR)

Local: Av. 24-A, 1515 - Instituto de Biociência, Bela Vista - Rio Claro, SP/BR.

Período: 14 a 16.09.2011

Fone: (19) 3526.4279 – 3526.9627

Informações: http://www.rc.unesp.br/ib/educacao/geplinguagens – geplinguagens@gmail.com



î II Congresso Brasileiro de Ludodiagnóstico

O Congresso realizado pela Escola Paulista de Psicologia Avançada – EPPA (SP/BR) tem como tema o “Lúdico na avaliação psicológica - a violência doméstica contra crianças e adolescentes” e será realizado no campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul (SP/BR).

Local: Auditório Fernando Henrique Cardoso da Universidade Cruzeiro do Sul - Av. Regente Feijó, 1295 - São Paulo, SP/BR.

Período: 15 a 17.09.2011

Fone: (11) 9944.9770 – 9992.6827

Informações: http://www.eppa.com.br/congresso/ludodiagnostico_2011/home.htm - eppa@eppa.com.br



î Curso intensivo de Psicoterapia Corporal com Crianças e Adolescentes

A Clínica Brasilda Rocha (São José do Rio Preto, SP/BR) oferece programação dos cursos de Psicoterapia corporal com crianças e adolescente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Local: A definir – consultar site – SP e RJ/BR

Período: 16 a 18.09.2011 (SP) – 11 a 13.11.2011 (RJ)

Fone: (11) 3232.1203

Informações: http://www.brasildarocha.net - bsrocha@terra.com.br



î I Simpósio de Desenvolvimento Infantil e Adolescente

O Simpósio tem por objetivo discutir e problematizar os aspectos relacionados ao desenvolvimento infantil e adolescente sob o olhar de diversos profissionais. Com organização da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP – FUNDUNESP (SP/BR)

Local: FUNDUNESP - Av. Rio Branco, 1210, Campos Elíseos, São Paulo, SP/BR.

Período: 17 e 18.09.2011

Fone: (11) 3474.5343

Informações: http://cursos.fundunesp.unesp.br/psico_simposio_desenvolvimento_humano.php - cursos@fundunesp.unesp.br



î Encontro sobre “Currículo(s) e Infância(s) na Educação Infantil: Uma cumplicidade necessária!”

O Encontro é organizado por Colégio João XXIII (RS/BR) e CETREIN – Desenvolvimento Profissional Contínuo em Educação Infantil (RS/BR).

Local: Colégio João XXIII – Av. Sepé Tiajuru, 1.013 - Porto Alegre, RS/BR.

Período: 17.09.2011

Fone: (51) 3235.5022

Informações: http://www.joaoxxiii.com.br/images/uploads/cetrein_final.pdf - ensino@joaoxxiii.com



î Curso de Autoeducação Ambiental: “Conhecendo jardins externos e internos”

A Fundação Gaia (RS/BR) promove o curso de autoeducação ambiental “Conhecendo jardins externos e internos”, coma Educadora Ambiental Taís Fonseca. Aberto a todas as pessoas interessadas em atuar na área da educação ambiental, o curso proporciona uma vivência inspirada na Ecologia Profunda. As atividades têm por objetivo aproximar as dimensões vitais humanas às suas relações com Gaia, a Terra Mãe. A proposta será desenvolvida a partir das artes corporais como yoga, danças circulares e jogos lúdicos, das artes contemplativas e das artes plásticas. No site você encontra outros cursos da Fundação!

Local: Rincão Gaia – BR290, KM 210 - Pantano Grande, RS/BR.

Data: 17 e 18.09.2011

Fone: (51) 9725.3685

Informações: http://www.fgaia.org.br - sede@fgaia.org.br - reservas@fgaia.org.br



î IV Fórum Nacional de Pedagogia

O evento objetiva propor uma pauta de ação política para orientar debates sobre formação e atuação do pedagogo, e visa também indicações para o fortalecimento do princípio da Dimensão Epistemológica da Prática da Pesquisa no Campo da Educação e da Ação Pedagógica na Organização e Operacionalização do Trabalho Pedagógico. A promoção é da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (MG/BR).

Local: Centro de Convenções Daysell Hotel - Belo Horizonte, MG/BR.

Período: 21 a 23.09.2011

Fone: (31) 3239.5931

Informações: http://www.uemg.br/IVForum/index.php



î IX Bienal Internacional del Juego "Crece desde el pie: Foro de Subversión"

Local: Montevideo/UY

Período: 21 a 25.09.2011

Informações: www.mancha.org.uy - mancha@mancha.org.uy



î IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: Hipercomunidade, Escola e Tecnologias Digitais: entre o Não Ainda e o Já Passou

O Encontro é voltado a pesquisadores e estudantes da Educação, Linguística e Linguística Aplicada, Letras, Pedagogia, Comunicação, Semiótica e das Artes e de todos os interessados nas relações entre as tecnologias digitais e suas implicações na trama do cotidiano.

Local: Universidade de Sorocaba – campus Cidade Universitária – Rodovia Raposo Tavares, KM 92,5 – Sorocaba, SP/BR.

Data: 26 e 27.09.2011

Informações: http://hipertexto2011.com.br/inscricoes - hipertexto.uniso@gmail.com



î Curso Formação de Professores: Qual é a cor da cultual na Educação Infantil?

O Grupo de Estudos em Educação Infantil/GEIN e a Linha de Estudos sobre Infâncias do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEDU/UFRGS promovem o Curso Formação de Professores: Qual é a cor da cultura na educação infantil? O curso será realizado na sala 601 da Faculdade de Educação – FACED/UFRGS. A coordenação é das professoras Leni Vieira Dorneles e Gladis Elise Kaercher. Vagas limitadas para professores da Educação Básica.

Local: FACED/UFRGS – Av. Paulo da Gama, s/n – Prédio 12.201, Porto Alegre, RS/BR.

Data: 29.09, 27.10, 24.11.2011 e março/2012

Informações: http://www.ufrgs.br/faced - acordacultura@hotmail.com



î I Encontro Brasileiro da Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Familia: Diálogos Psicanalíticos

Local: Instituto de Psicologia da USP – A. Prof. Mello de Moraes, 1.721, Bloco G – Cidade Universitária - São Paulo, SP/BR.

Data: 30 e 01.10.2011

Fone: (11) 3091.1937

Informações: http://www.ip.usp.br/laboratorios/lapso/aipcf.html - lapso@usp.br



î IV Festival de Estadual de Contadores de Histórias

O Festival (Porto Alegre, RS/BR) tem como objetivo promover, difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de historias. Destacando e divulgando talentos, contribuindo para o intercambio entre instituições, empresas e entidades que trabalham em prol do livro e da leitura.

Local: Brinquedoteca Pé de Pilão na Biblioteca Lucília Minssen – Rua dos Andradas, 736, Centro - Porto Alegre, RS/BR.

Período: 06 a 08.10.2011

Fone: (51) 3225.7089

Informações: http://festivaldecontadoresdehistorias.blogspot.com - bibliotecaluciliaminssen@gmail.com



î XII International Toy Library Conference, XII Congresso Internacional de Brinquedotecas e XII Congresso Internacional de Ludotecas

O Congresso (São Paulo, SP/BR) tem por objetivo uma ampla reflexão sobre a trajetória das brinquedotecas, analisando os caminhos que estas vêm tomando, suas conquistas, desafios e dificuldades, a fim de preservar sua genuína contribuição à divulgação da importância do brincar.

Destacamos a Conferência Magna da Profa. Dra. Maria Borja i Solé da Universidade de Barcelona (Espanha) no dia 12/10 com o tema "Las Ludotecas En España: Entre La Permanencia Y El Cambio. Su Aportación A La Sociedad".

Confira programação completa no link .

Local: Memorial da América Latina - São Paulo, SP/BR.

Período: 11 a 15.10.2011

Informações: http://www.itlaconference2011.com.br - faleconosco@itlaconference2011.com.br



î III Congresso Iberoamericano de Psicologia Social

Com o tema “A Pedagogia Social no diálogo educação popular – educação social”, a Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social (Espanha) em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (Canoas, RS/BR) organizam o evento aberto a educadores, assistentes sociais, cientistas sociais, acadêmicos, gestores, profissionais dos setores público e privado, membros do terceiro setor e demais interessados.

Local: Universidade Luterana do Brasil – ULBRA - Av. Farroupilha, 8001 – Canoas, RS/BR.

Período: 19 a 21.10.2011

Informações: http://sips-es.blogspot.com/2011/03/dialogo-en-pedagogia-social-educacion.html - http://es.scribd.com/doc/50594945/III-Congreso-Iberoamericano-de-Pedagogia-Social-2011 - congressopedagogiasocial2011@ulbra.br



î II Congresso Internacional de Psicanálise: A criança e o adolescente no século XXI

Com organização do Espaço Moebius (BA/BR), Association Lacaniense Internationale (Paris, FR), Centro de Estudos Freudianos do Recife (PE/BR) e Escola de Estudos Psicanalíticos (BR), o congresso tem como eixo central a questão: “Quais são as condições da subjetividade hoje?”.

Local: Salvador, BA/BR.

Período: 27 a 29.10.2011

Informações: http://www.cipsicanalise2011.com.br - organização@cipsicanalise2011.com.br



î I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado

O evento tem como instituições promotoras a Universidade Federal de Alagoas (AL/BR), a Universidade do Porto (PT) e a Rede Estrado no Brasil (BR).

Local: A definir - Maceió, AL/BR.

Período: 02 a 05.11.2011

Fone: (82) 3214.1192 – 3214.1196

Informações: http://www.lusobrastd.com - contato@lusobrastd.com



î II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genética

O evento tem realização do Grupo de Estudos e Pesquisas de Epistemologia Genética e Educação – GEPECE da Universidade Estadual Paulista – UNESP (SP/BR).

Local: Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP – Av. Hygino Muzzi Filho, 737 - Marília, SP/BR.

Período: 07 a 10.11.2011

Fone: (14) 3402.1371

Informações: http://www.fundepe.com/coloquiopiaget2011/?utm_source=mailsender&utm_medium=e-mail&utm_content=Link1&utm_campaign=piaget



î X Encontro Estadual de Psicopedagogos RS e VII Mostra de Estudantes de Psicopedagogia

Local: Ritter Hotéis – Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55, Porto Alegre, RS/BR.

Data: 12 e 13.11.2011

Fone: (51) 3333.3690

Informações: http://www.abpprs.com.br



î VIII Congresso Internacional de Educação Superior

O Ministério de Educação Superior e as Universidades da Republica de Cuba (CU), tem o prazer de anunciar o 8º Congresso Internacional de Educação Superior sob o tema “A Universidade por um desenvolvimento sustentável”, reafirmando assim a responsabilidade da Educação Superior com a sociedade e seu tempo.

Local: Palácio das Convenções – Havana/CU.

Período: 13 a 17.02.2012

Informações: http://www.congresouniversidad.cu - univ2012@reduniv.edu.cu



î Notícias Cataventus

Ø Agendamento de escolas, instituições ou comunidades para rodas de histórias com contadores voluntários, todas as quartas-feiras na Usina do Gasômetro - Porto Alegre, RS/BR.

Informações: (51) 3334.5155 - 9902.1716

Informações: http://www.cataventus.org.br - cataventus@cataventus.org.br



î Notícias e Programação da Fundação Iberê Camargo:

Ø Capacitação de professores: Os encontros de capacitação de professores têm por objetivo dar recursos e informações aos educadores para que trabalhem os conceitos do campo da arte com seus alunos.

Ø Tour Virtual: Faça um passeio pela sede da Fundação Iberê Camargo:

http://www.iberecamargo.org.br/tourvirtual08/Portugues/pop.html

Local: Fundação Iberê Camargo - Av. Padre Cacique 2.000 - Porto Alegre, RS/Brasil.
Fone: (51) 3247.8000

Informações: www.iberecamargo.org.br - site@iberecamargo.org.br




î Biblioteca Lucilia Minssen e Brinquedoteca Pé de Pilão na Casa de Cultura Mario Quintana

A Biblioteca Lucilia Minssen e Brinquedoteca Pé de Pilão na Casa de Cultura Mario Quintana oferecem uma programação para todas as idades, com sarau poético, exposição, teatro, hora do conto, oficina. Confira!

Local: Casa de Cultura Mario Quintana - Rua dos Andradas, 736, Centro - Porto Alegre, RS/BR.

Fone: (51) 3225.7089

Informações: http://blmrs.blogspot.com





ACONTECEU

Espaço destinado à comunicação de eventos que já ocorreram.



A Brinquedoteca Municipal BRINCAR MAIS (Ivoti/RS) promoveu em agosto o primeiro módulo das Oficinas da Brinquedoteca/2011, com o tema “O uso dos jogos em sala de aula: jogando, criando e confeccionando jogos”.

Fone: (51) 3563. 1488 - ramal 206 com Karin

Informações: brinquedoteca@ivoti.rs.gov.br



Em 20.08 o Instituto Brasileiro de Fonoaudiologia (SP/BR) promoveu curso sobre Gagueira, ministrado pela Dra. Fga. Anelise Junqueira Bohnen.

Informações: http://www.gagueira.org.br/conteudo.asp?id_conteudo=215



O Teatro Escola Porto Alegre – TEPA (RS/BR) iniciou em 06.08 o curso livre “Expressão e Criatividade”, com Joana Isabel.

Informações: http://www.tepa.com.br/2011



Entre os dias 26 e 27.08 o Colégio Farroupilha (RS/BR) organizou o Encontro de Educação “Desdobrando olhares sobre diferentes formas de ler, escrever e resolver problemas nas diversas áreas do conhecimento”.

Informações: http://www.colegiofarroupilha.com.br



A Fundação Gaia (RS/BR) ofereceu nos dias 21 e 21.08 a oficina “Observação de Aves”, com a ornitóloga Carla Suertegaray Fontana. O evento aconteceu no Rincão Gaia, localizado junto a Pantano Grande, a 120 km de Porto Alegre.

Informações: http://www.fgaia.org.br - sede@fgaia.org.br - reservas@fgaia.org.br





î Acesse o Informativo em versão “pdf” no site do Programa “Quem Quer Brincar?” í

http://www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar







Fique ligado no próximo boletim informativo, a sair no mês de setembro de 2011.

Elaboração: Soraia Santana

Envio e cadastramento de destinatários: Soraia Santana

Supervisão: Profa. Tânia Ramos Fortuna

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Educação

Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”

Coordenação geral: Profa. Tânia Ramos Fortuna

Av. Paulo Gama, s/n. sala 102 Porto Alegre - RS – BRASIL CEP.: 90046-900

Fone: +55 51 3308-3432 Fax: + 55 51 3308-3985

Endereço eletrônico: quemquerbrincar@ufrgs.br

Site: www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar

Nenhum comentário:

Postar um comentário